Black Friday: como garantir que o site funcione corretamente?

Black Friday

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Tempo de leitura: 6 minutos

Faltam poucos dias para a maior promoção do ano: a Black Friday. Esta ação comercial foi importada dos EUA que popularmente faz uma grande promoção na sexta-feira após um feriado nacional importante, o Dia de Ação de Graças, celebrado na última quinta-feira de novembro. Sendo então, um dia diferente todos os anos. Em 2022, a Black Friday vai acontecer no dia 25 de novembro.

E você já sabe como garantir a disponibilidade do seu site e e-commerce durante o período de ofertas? Nessa data, a página precisa estar preparada para suportar inúmeros acessos simultaneamente e somente com uma infraestrutura de ponta isso é possível. Venha se preparar com a Saphir.

Qual é a perspectiva para o comércio eletrônico na Black Friday 2022?

Cada vez mais os brasileiros utilizam o mundo online para realizar compras. Segundo os dados da 45ª. edição do Webshoppers, da E-bit/Nielsen, 87,7 milhões de pessoas fizeram compras nas lojas virtuais em 2021. E para um comparativo desta busca crescente registrada no setor, em 2018 este número estava em menos de 30 milhões de pessoas. Só por esses números já dá para imaginar como será a concorrência durante a Black Friday, correto?

E quais as categorias de produtos que mais movimentam esta data? Telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde estão entre as principais. É importante também ressaltar que o Brasil fechou 2021 como a segunda maior taxa de crescimento das vendas no comércio eletrônico (26,8%), atrás apenas da Índia (27%). Na América Latina, o país representa um terço dos negócios de varejo online. Os dados são da pesquisa de mercado eMarketer e mostram como o Brasil está despontando nesse setor, gerando diferentes oportunidades de crescimento.

No entanto, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que durante a próxima Black Friday, o e-commerce brasileiro vai apresentar um crescimento pequeno em relação a edição do ano passado. A entidade espera que as vendas no ambiente online cresçam 3,5% em relação a 2021, apesar de parecer pouco, este aumento vai movimentar R$ 6,05 bilhões e o número de pedidos deve ultrapassar os 8,3 milhões.

Então, tudo pronto para dar um up no faturamento? A seguir, explicamos como evitar instabilidades em seu site durante a Black Friday. Venha conferir.

Como garantir a disponibilidade do site durante a Black Friday?

Invista em um certificado SSL

O seu site e e-commerce fornecem a segurança que o cliente precisa para conseguir comprar os seus produtos? Ter um certificado SSL robusto permite a criptografia de dados, o que gera uma barreira a mais para garantir o sigilo dos dados financeiros dos consumidores.

Afinal, você não quer correr o risco de ter um vazamento de dados confidenciais e ter a reputação da empresa ameaçada, certo?

Invista em servidores dedicados

Não há melhor momento para investir em servidores dedicados para manter sites e sistemas com qualidade do que na Black Friday. Uma data essencial para todas as empresas que queiram dar um up nas vendas.

Quando falamos sobre hospedagem, existem muitas opções disponíveis na web, mas para manter a competitividade é indicado utilizar um servidor dedicado que oferecem diferentes vantagens para empresas. Com o servidor dedicado o site tem o seu próprio servidor, oferecendo mais controle e segurança sobre o ambiente e proporcionando melhor desempenho, rapidez e confiança. Além disso, são mais escaláveis e seguros do que a hospedagem compartilhada.

Valorize o suporte técnico especializado

O seu plano de hospedagem já inclui o serviço de suporte técnico? A Black Friday demanda que sua infraestrutura de TI esteja 100% e isso também inclui o monitoramento de uma equipe técnica especializada.

Muitos empresários acreditam que não vale a pena pagar por esse serviço adicional, todavia, é a qualidade do atendimento que faz a diferença, principalmente em casos de ofertas relâmpago.

Já imaginou se você tem algum problema e precisa resolver a situação com urgência? Então, avalie o seu contrato SLA e verifique qual é o nível de atendimento oferecido pelo seu suporte técnico.

Tenha um site responsivo e rápido

Qual é a velocidade de carregamento da sua página? Você deve prestar muita atenção nesse fator, pois pesquisas do Google indicam que os usuários abandonam os sites que levam mais de 3 segundos para carregar.

Pensando nisso, o seu e-commerce já está usando uma CDN pode ajudar nesta Black Friday? Uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) se refere a um grupo de servidores distribuídos geograficamente que trabalham em conjunto para oferecer uma rápida entrega de conteúdo de internet. Ao investir nisso, você reduz o tempo de transferência de dados, ou seja, a latência, proporcionando uma entrega de informações muito mais rápida.

A CDN ajuda a garantir que seu site esteja disponível para os usuários, mesmo que seu servidor esteja sob pressão. Isso ocorre porque uma CDN armazena cópias do seu site em sua rede de servidores, que estão espalhadas em diferentes localidades. Se um servidor cair, outro ficará responsável por entregar a informação. Isso significa que mesmo que seu servidor principal esteja sobrecarregado com tráfego, seu site ainda estará acessível aos usuários.

Por isso, uma CDN é essencial para melhorar a velocidade do seu site na Black Friday. Isso ocorre porque uma CDN entrega conteúdo do local mais próximo possível do usuário. Portanto, se você tiver usuários em diferentes estados, eles receberão conteúdo do servidor mais próximo, em vez de ter que esperar que ele chegue até o servidor principal.

Além da CDN, outro fator importante é o layout da página em dispositivos móveis. A pesquisa “Consumo online no Brasil”, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgou que 87% dos brasileiros utilizam o smartphone para realizar compras pela internet. Logo, o seu e-commerce também precisa ser responsivo para se encaixar em diferentes tamanhos de tela.

Mantenha o seu domínio em dia

Verifique se o seu domínio está perto do prazo de vencimento para garantir a disponibilidade do site durante a Black Friday. Sem ele, os consumidores não encontrarão a sua página no dia da promoção.

Dica extra: verifique se o seu website está otimizado para os buscadores de pesquisa, pois isso influencia diretamente no número de usuários que chegam até a sua página.

Está ansioso para alavancar as vendas na Black Friday 2022? Siga as nossas dicas e garanta a disponibilidade do seu site durante a promoção. Que tal aprender mais um pouco? Acesse este post e saiba como incrementar os níveis de segurança no seu negócio!

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