Black Friday: como garantir que o site funcione corretamente?

Black Friday - como garantir que o site funcione corretamente

Faltam apenas alguns meses para a maior promoção do ano: a Black Friday. E você já sabe como garantir a disponibilidade do seu site durante o período de ofertas? Nessa data, a página precisa estar preparada para suportar inúmeros acessos simultaneamente e somente com uma infraestrutura de ponta isso é possível.

A seguir, explicamos como evitar instabilidades em seu site durante a Black Friday. Vamos conferir?

Qual é a perspectiva para o comércio eletrônico na Black Friday 2019?

Uma pesquisa do PayPal identificou que o comércio eletrônico cresceu 37,59% entre 2018 e 2019. No total, há mais de 930 mil lojas virtuais no país. Só por esses números já dá para imaginar como será a concorrência durante a Black Friday, correto?

No ano passado, as lojas virtuais conseguiram vender a soma de R$ 2,6 bilhões, um número considerado 23% maior em relação a 2017. Esse resultado, inclusive, superou a expectativa da empresa que havia realizado o estudo, a Ebit Nielsen.

A perspectiva também é de aumento nas vendas em 2019. Uma projeção da consultoria GFK identificou um potencial de crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Logo, é preciso ter uma infraestrutura de ponta para lidar com o elevado número de acessos nas páginas durante o evento.

Como garantir a disponibilidade do site durante a Black Friday?

Invista em um certificado SSL

O seu website fornece a segurança que o cliente precisa para conseguir comprar os seus produtos? Ter um certificado SSL robusto permite a criptografia de dados, o que gera uma barreira a mais para garantir o sigilo dos dados financeiros dos consumidores.

Afinal, você não quer correr o risco de ter um vazamento de dados confidenciais e ter a reputação da empresa ameaçada, certo?

Garanta uma excelente hospedagem de site

Você não pode correr o risco de ficar com o site fora do ar durante a Black Friday, certo? Portanto, verifique qual é o seu plano de hospedagem atual e, se for necessário, faça um upgrade para garantir a disponibilidade da página durante a promoção.

Valorize o suporte técnico especializado

O seu plano de hospedagem já inclui o serviço de suporte técnico? A Black Friday demanda que sua infraestrutura de TI esteja 100% e isso também inclui o monitoramento de uma equipe técnica especializada.

Muitos empresários acreditam que não vale a pena pagar por esse serviço adicional, todavia, é a qualidade do atendimento que faz a diferença, principalmente em casos de ofertas relâmpago.

Já imaginou se você tem algum problema e precisa resolver a situação com urgência? Então, avalie o seu contrato SLA e verifique qual é o nível de atendimento oferecido pelo seu suporte técnico.

Tenha um site responsivo e rápido

Qual é a velocidade de carregamento da sua página? Você deve prestar muita atenção nesse fator, pois pesquisas do Google indicam que os usuários abandonam os sites que levam mais de 3 segundos para carregar.

Outro fator importante é o layout da página em dispositivos móveis. Uma pesquisa da SPC Brasil divulgou que 74% dos brasileiros já utilizam os smartphones para realizar, pelo menos, uma etapa da compra. Logo, o website também precisa ser responsivo para se encaixar em diferentes tamanhos de tela.

Mantenha o seu domínio em dia

Verifique se o seu domínio está perto do prazo de vencimento para garantir a disponibilidade do site durante a Black Friday. Sem ele, os consumidores não encontrarão a sua página no dia da promoção.

Dica extra: verifique se o seu website está otimizado para os buscadores de pesquisa, pois isso influencia diretamente no número de usuários que chegam até a sua página.

Está ansioso para alavancar as vendas na Black Friday 2019? Siga as nossas dicas e garanta a disponibilidade do seu site durante a promoção. Que tal aprender mais um pouco? Acesse este post e saiba como incrementar os níveis de segurança no seu negócio!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top