SEO: o que é, qual a importância para a empresa?

SEO - o que é, qual a importância para a empresa?

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do website para os mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo). Ele corresponde ao conjunto de técnicas utilizadas para obter uma boa colocação da página nas buscas online como forma de gerar credibilidade para a marca.

Por que se preocupar com isso? O uso dessas estratégias permite que você conquiste lugar de destaque na web para os seus conteúdos e consequentemente, atraia mais tráfego orgânico para a página. Em médio e longo prazo a prática contribui para a geração de leads e conversão em vendas.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

Qual é o conceito de SEO?

SEO é a otimização do website para os mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo). Essa é uma técnica utilizada pelo marketing digital para atrair potenciais clientes para a marca e estimular a geração de leads e conversão em vendas.

É muito importante compreender que o conceito não se baseia apenas no uso correto da palavra-chave ao longo do conteúdo de um blog post. Ele envolve um conjunto de fatores relacionados como:

  • indexação do site;
  • criação de um conteúdo diferenciado e relevante para a persona (potencial consumidor);
  • experiência do usuário no website;
  • velocidade de carregamento da página;
  • uso de link building, entre outros.

Por que aplicar a estratégia de SEO no website?

A principal resposta para a pergunta é: atrair tráfego orgânico (gratuito) para a sua página. Por que isso é importante? Imagine que você atua em um setor de tecnologia e criar links patrocinados no Google Ads é muito caro. Você não faz parte de uma organização multinacional e precisa avaliar todos os custos de um projeto. Veja o exemplo de valor que pode ser cobrado na ferramenta:

SEO evita custo de um anúncio
Custo de um anúncio no Google Ads

O valor cobrado para o anúncio na parte superior da página é de R$30,87 para o uso do termo “sistema CRM“. O que isso significa? Ao fazer a divulgação no Google Ads a empresa pagará esse valor por clique.

Logo, se 200 pessoas acessarem o website em um dia por meio dessa propaganda, a empresa terá um custo de R$6.174,00. Isso sem considerar o restante do período que o anúncio ficará no ar.

O uso das estratégias de SEO permite que você obtenha bons posicionamentos nos buscadores de pesquisa em função da qualidade do conteúdo publicado na página. Portanto, aumenta as possibilidades de receber cliques sem pagar nada por isso.

Quer saber mais um motivo para se preocupar com a otimização da página? As pessoas dão mais atenção aos resultados de pesquisas orgânicas, representando 90% dos cliques. Ou seja, só sobram 10% para os anúncios patrocinados. Vale lembrar que para obter vários acessos o conteúdo deve aparecer na primeira página dos resultados de busca.

Como aplicar SEO no site ou blog da empresa?

Para quem não é da área de TI e marketing pode ser mais difícil aplicar as técnicas sozinho. Por esse motivo, o ideal é buscar o auxílio de empresas especializadas para organizar toda a parte técnica e de conteúdo do website. A seguir, listamos alguns cuidados na hora de aplicar as estratégias de otimização:

Website

A página precisa apresentar uma boa velocidade de carregamento, inclusive para quem acessa por dispositivos móveis. Falando nisso, ela também deve ter um design responsivo para ajustar automaticamente o tamanho da tela em smartphones, tablets e notebooks.

Calma, não se assuste com tanta informação! Se você não tem muitos recursos para investir no desenvolvimento de um website, pode utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Ele se baseia em uma estrutura pré-formatada para a criação de websites, o que não exige um conhecimento prévio em programação. A plataforma mais fácil de utilizar é o WordPress.

Produção de conteúdo

Os textos precisam ser produzidos valorizando o uso de uma palavra-chave adequada para o tema. Contudo, os termos não devem ser aplicados em excesso e também precisam fazer sentido dentro do contexto. Caso contrário, você pode ser penalizado pelo buscador.

E como escolher a palavra-chave? Você pode fazer uma pesquisa no Google para identificar os termos procurados pelos usuários, verificar o número de pesquisas feitas no Google Ads e utilizar o bom senso. Veja os exemplos:

Logo, é possível perceber que existe uma busca razoável pelo termo e você pode utilizar isso como estratégia para iniciar a construção da visibilidade da marca.

Atenção: evite “forçar a barra” para aplicar determinada expressão no conteúdo, pois as ferramentas já têm meios de perceber isso. Seja o mais natural possível e busque referências externas para corroborar os dados apresentados.

Aplicação das URLs

Se você prestar atenção ao link que aparece neste conteúdo, perceberá que ele não tem nenhum número, traço ou caractere que prejudique a leitura. Isso não foi feito por acaso, pois também faz parte da estratégia de SEO.

Para complementar, dê atenção especial ao uso do título e subtítulos do conteúdo. Eles também contribuem para um posicionamento de destaque nos buscadores.

Link Building

Será que os seus conteúdos têm uma relação uns com os outros? Você saberá disso quando tentar inserir links ao longo do texto. Essa prática chama-se link building e funciona como uma indicação de outros assuntos relevantes para o leitor. É claro, o direcionamento precisa fazer sentido no contexto do material.

Portanto, o uso de boas práticas de SEO é fundamental para a sua empresa ter sucesso no mundo online. Quer saber como criar um site de forma rápida e com baixo custo para o negócio? Entenda como funciona uma plataforma CMS!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top