A importância do SLA em serviços de TI

SLA

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Tempo de leitura: 6 minutos

Você já contratou um serviço e depois percebeu que a empresa não cumpriu com o prometido? Essa prática acontece muito, principalmente quando os envolvidos se esquecem de estabelecer metas e prazos para os projetos.

E com a crescente adoção de serviços em nuvem por empresas de todos os tamanhos e setores, a necessidade de estabelecer acordos claros e detalhados entre os provedores e seus clientes tornou-se cada vez mais crucial. É nesse contexto que entra o contrato SLA , um documento que define as responsabilidades e requisitos de desempenho entre ambas as partes.

Antes de contratar um fornecedor, é fundamental avaliar quais são os procedimentos adotados por ele em casos de risco. Por isso, exploraremos nesta publicação a importância desse contrato, destacando os benefícios que ele oferece em termos de definição de expectativas, garantia de desempenho, suporte técnico, resolução de problemas, transparência e responsabilidade. Venha conferir.

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O que é SLA?

SLA é é uma sigla em inglês que significa Service Level Agreement ou acordo de nível de serviço. É um contrato firmado entre o prestador de serviços de tecnologia e o seu cliente. O documento estabelece os níveis do trabalho a serem executados, como a velocidade do atendimento, objetivos da atividade, infraestrutura disponibilizada, normas de segurança e métricas de resultados.

O acordo de nível de serviço protege a companhia de cobranças indevidas do contratante, assim como garante a qualidade na realização dos processos. Para tanto, as partes devem estabelecer um cronograma de ações e um prazo para a execução de cada demanda.

O contrato SLA desempenha um papel essencial na garantia de um serviço confiável, seguro e de alta qualidade, estabelecendo parâmetros e métricas que devem ser cumpridos pelo provedor.

Para os clientes, um SLA claro e abrangente oferece a tranquilidade de saber que suas necessidades serão atendidas de acordo com os padrões acordados. Ele estabelece metas mensuráveis de desempenho e define as responsabilidades do provedor, permitindo que os clientes avaliem o serviço de forma objetiva.

Por sua vez, os provedores se beneficiam ao estabelecer um SLA, pois isso lhes permite demonstrar seu compromisso com a qualidade e estabelecer uma base sólida para o relacionamento com o cliente.

Um SLA bem elaborado pode fornecer incentivos para o provedor melhorar seus processos, infraestrutura e suporte técnico, visando cumprir e até mesmo superar os níveis de serviço acordados. Ao fazê-lo, aumenta a satisfação do cliente, constrói uma reputação sólida no mercado, mostrando-se confiável e capaz de atender às necessidades empresariais de forma consistente.

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Quais são as regras estabelecidas no contrato SLA?

O documento cria uma relação produtiva e estabelece as responsabilidades de cada envolvido:

  • definição e registro dos níveis de serviços ofertados;
  • comunicação estreita entre o cliente e o fornecedor;
  • tempo de execução das demandas;
  • estabelecimento de metas para a realização das atividades;
  • atendimento das expectativas do cliente;
  • melhor relação entre a prestação do serviço e seus custos.

Por exemplo: a empresa de TI faz a definição de suas políticas de atendimento ao cliente em relação à urgência de cada demanda. Se a situação for crítica e provocar a parada no desenvolvimento de funcionalidades básicas dos sistemas, o fornecedor deve dar atenção total à situação e resolver o problema em poucas horas.

Em contrapartida, se a intenção do cliente é realizar novas implementações ou alterações na arquitetura, o trabalho precisa ser agendado com alguns dias de antecedência. O termo, então, deixa claro o procedimento praticado pela prestadora de serviço antes mesmo do acordo ser firmado.

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Quais são os benefícios dessa forma de contratação?

Um SLA desempenha um papel fundamental na relação entre provedores e clientes, especialmente em serviços críticos e estratégicos, como os serviços de nuvem, além de gerar transparência na relação entre os envolvidos e oferece muitas vantagens:

Maior segurança

Com o contrato SLA fica definido o que será entregue pelo provedor em serviço de nuvem, como tempo de atividade, disponibilidade, desempenho, suporte e outros aspectos relevantes. Isso ajuda a alinhar as expectativas entre as partes envolvidas e garante que todos estejam a par do que será entregue.

Este acordo evita desentendimentos entre a contratada e a contratante, pois as regras estabelecem com clareza quais são os prazos para a realização das tarefas. Dessa maneira, a empresa tem mais segurança de que seus sistemas funcionarão de forma contínua para dar continuidade às demandas do negócio. Se o fornecedor faltar com alguma parte do combinado, a contratante pode desfazer o acordo a qualquer momento.

Acompanhamento dos resultados e do desemprenho dos projetos

O contrato SLA estabelece métricas de desempenho específicas que o provedor de serviços em nuvem deve atender. Isso pode incluir tempo de atividade mínimo, velocidade de resposta, tempos de resolução de problemas e outros indicadores-chave. O contrato SLA define as penalidades ou compensações caso esses níveis não sejam alcançados, o que incentiva o provedor a fornecer um serviço confiável e de alta qualidade.

Com isso, o gestor da empresa consegue avaliar a eficiência dos serviços prestados, pois o acordo estabelece metas mensuráveis de acompanhamento. Assim, a empresa sabe se os recursos investidos geram os resultados esperados ou se é necessário mudar alguma estratégia no projeto.

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Suporte e assistência técnica

O contrato SLA define os níveis de suporte e assistência técnica que o provedor de serviços em nuvem deve fornecer. Isso inclui a disponibilidade de suporte, os tempos de resposta esperados, os procedimentos de escalonamento e outros detalhes relevantes para garantir que o cliente receba o suporte necessário em caso de problemas ou dúvidas.


Resolução de problemas

O contrato SLA define os procedimentos para a resolução de problemas e a comunicação entre as partes envolvidas. Isso pode incluir prazos, pontos de contato designados, protocolos de comunicação e outros aspectos que garantam uma abordagem estruturada e eficiente para a resolução de qualquer imprevisto.

Logo, o contrato transmite mais confiança ao empresário, uma vez que a prestadora de serviço tem responsabilidade em manter as plataformas funcionando continuamente. Caso ocorra algum problema, ela deverá solucioná-lo com rapidez para evitar perdas ao negócio.

Confiança e compromisso

Os serviços de tecnologia funcionam como o “esqueleto” de uma organização, pois suportam as demandas internas e levam mais agilidade ao trabalho. Por isso, não podem parar de funcionar por qualquer motivo.

Um contrato SLA estabelece claramente as responsabilidades e obrigações de ambas as partes envolvidas. Isso promove a transparência e compromisso, pois cada parte sabe quais são as suas responsabilidades e o que esperar da outra parte. Isso é especialmente importante em serviços de nuvem, onde a confiança e a segurança dos dados são essenciais.

Já garantiu o seu contrato com SLA?

Um contrato SLA para serviços de nuvem é fundamental para estabelecer expectativas claras, garantir um desempenho adequado, definir níveis de suporte e responsabilidade, além de estabelecer um processo estruturado para a resolução de problemas. Este modelo de contrato, promove um relacionamento saudável e transparente entre o provedor de serviços em nuvem e o cliente.

Portanto, fazer uma leitura minuciosa sobre o SLA é a melhor maneira de ter qualidade e garantia da entrega dos serviços prestados. Uma organização de credibilidade respeita os termos contratados, pois compreende que eles influenciam diretamente no sucesso do cliente.

Quer saber mais? Entre em contato com a equipe de especialistas da Saphir Cloud.

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