A aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de número 13.709, levantou uma preocupação a mais com as formas utilizadas para proteger os dados dos clientes e das organizações.
Como evitar o vazamento de dados pessoais e dar mais segurança para as informações corporativas? É sobre isso que falamos neste artigo!
Por que se preocupar com a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados entrará em vigor em agosto de 2020. Logo, empresas de todos os portes têm o prazo de um ano para implementar políticas de segurança e compliance como forma de evitar o vazamento de informações.
Também é necessário fazer adequações nos procedimentos internos para estabelecer políticas de coleta, tratamento e armazenamento de dados pessoais, uma vez que haverá punições severas para quem não atender às exigências.
Diante disso, o que sua empresa está fazendo para se adequar à nova legislação e ampliar a segurança? A seguir, listamos algumas maneiras de criar barreiras a mais de proteção!
Como proteger os dados dos clientes?
Já existem muitas tecnologias que contribuem para a segurança dos dados no ambiente digital. A Saphir disponibiliza diferentes soluções para ajudá-lo nesse processo. Veja:
Cloud Computing
A Saphir é parceira dos principais fornecedores de soluções em nuvem –IBM, AWS – para proporcionar a melhor infraestrutura em cloud computing para sua empresa fazer a migração.
O serviço é customizado para as necessidades do cliente e oferece flexibilidade para a empresa ampliar ou reduzir os recursos sempre que precisar. Com uma solução em nuvem você tem mais segurança e confiabilidade para os dados do negócio.
Cloud Backup
O serviço de cloud backup é a melhor maneira de proteger os dados do negócio de situações como falhas no hardware, desastres naturais e, principalmente, ataques de ransomware.
Outra vantagem deste serviço é a possibilidade de agendar os backups diários e conferir se eles foram executados corretamente. Ficou interessado em aumentar a segurança dos seus dados? A Saphir disponibiliza uma demonstração gratuita para você testar se essa solução é a ideal para o seu negócio.
Certificado SSL
Não importa mais se você tem uma pequena ou grande empresa. Qualquer website precisa ter um certificado SSL para proteger os dados dos clientes. Por quê? Ele faz a criptografia de dados e dificulta muito o trabalho dos hackers que desejam roubar informações.
Além disso, o Google penaliza os sites que não utilizam o certificado ssl e denomina as páginas como “inseguras”. Será que o cliente terá segurança para compartilhar seu nome, e-mail ou telefone com um website que não se preocupa com a proteção de dados? Provavelmente, a resposta é não.
Então, a melhor maneira de dar mais confiabilidade para o seu negócio é utilizar um certificado ssl. Há diferentes tipos disponíveis no mercado e você pode consultar a nossa equipe para saber qual é o mais indicado para a sua empresa.
Gerenciamento em Cloud
Este serviço é ideal para as organizações que utilizam a nuvem para armazenar os dados, mas não conseguem disponibilizar um profissional de TI para fazer um monitoramento da infraestrutura. O acompanhamento é imprescindível para identificar possíveis vulnerabilidades no sistema e agir preventivamente em casos de tentativas de ataque cibernético.
E claro, não adianta contratar a melhor infraestrutura para proteger os dados dos clientes se você der pouca atenção aos detalhes do dia a dia. Conheça mais algumas dicas para ter segurança na sua empresa:
- utilize senhas seguras e troque-as com frequência;
- mantenha o antivírus atualizado em todos os computadores;
- oriente a equipe para que todos cuidem na hora de clicar em algum link de e-mail.
Enfim, apenas com a união de práticas internas e externas é que você terá mais segurança para os dados do negócio. E lembre-se: a lei entrará em vigor no próximo ano e as multas podem chegar até 2% do faturamento do negócio.
Não quer correr esse risco? Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!