Vazamento de dados: entenda o que ocorreu com a HBO e como evitar

Vazamento de dados entenda o que ocorreu com a HBO e como evitar

Você ficou sabendo do vazamento de dados da HBO? O caso que chamou a atenção do mundo inteiro é mais uma demonstração de como o crime cibernético pode ser prejudicial para a sua empresa.

Mas como se preparar? Neste artigo, explicamos melhor o que aconteceu e como você pode se preparar para não se tornar a próxima vítima:

O caso HBO e os prejuízos causados pelo vazamento de dados

Em julho, a internet parou para acompanhar o maior vazamento de dados da história. Como prova de seu feito, os responsáveis disponibilizaram na internet o roteiro de um dos episódios de Game of Thrones — uma das séries mais caras e populares da televisão mundial.

Mas os spoilers aqui são o menor dos problemas para a empresa. Segundo informações da época, 1.5 terabytes de informações foram copiados dos servidores da HBO, incluindo episódios inéditos de suas produções, dados de empregados, informações financeiras e possivelmente trocas de conversas por email.

Algo semelhante aconteceu com a Sony Pictures anos atrás. Na época, ficaram provados os dados que esse tipo de falha de segurança pode causar. Entre eles estão: a quebra de credibilidade, exposição de assuntos confidenciais e os segredos corporativos.

Ainda é cedo para dizer se a HBO enfrentará problemas semelhantes. Contudo, esse é mais um sinal de alerta para empresas que se preocupam pouco com a proteção de seus dados.

Como evitar esse tipo de vazamento

Alguns cuidados dentro da corporação e do seu sistema evitam que  a empresa seja vítima de ataques cibernéticos. Assim, você não coloca em risco a viabilidade e visibilidade da companhia. Veja:

Controle o acesso

Para o responsável pela TI de uma empresa, o controle do uso de seu sistema deve ser prioridade tanto na implementação de ferramentas quanto no monitoramento constante de acesso.

Cloud Backup para empresas

O que dificulta o trabalho dos criminosos? A autenticação de dois fatores e o gerenciamento de credenciais. Há também o histórico de alterações e até o controle de acesso físico à infraestrutura.

Mantenha sua estrutura atualizada

Empresas que desenvolvem e distribuem programas corporativos trabalham diariamente na identificação de novas ameaças. Elas também fazem a correção de brechas em seus produtos. Mas, para que essa proteção extra faça efeito, é preciso criar rotinas de atualização tanto de software quanto hardware.

Use criptografia

A criptografia de dados é oferecida em vários serviços para sistemas de TI, sendo uma solução para proteger os seus dados. Sem a chave exclusiva do seu sistema, pessoas más intencionadas podem até roubar informações, mas serão incapazes de acessar seu conteúdo.

Busque ajuda

É muito difícil lidar com os riscos de ataques sem ajuda especializada. Empresas de consultoria e gerenciamento de cloud possuem equipes exclusivas para lidar com segurança, com mais capacitação e ferramentas que podem te dar uma proteção extra no dia a dia.

Informe-se

Por fim, esteja sempre de olho nas novas ameaças. Estude como funcionam os processos de invasão e roubo de dados e busque informações sobre como se proteger.

O caso da HBO é uma prova de que não importa o tamanho da sua estrutura, não existe sistema 100% invulnerável. O que um bom gestor de TI pode fazer é estar atento e preparado para prevenir e responder com eficiência, objetividade e segurança.

E se o vazamento de dados já é uma preocupação na sua rotina, é hora de estudar ainda mais sobre o assunto e se armar contra criminosos. Você pode começar lendo este artigo sobre os principais tipos de ataques cibernéticos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top