CDN: Por que utilizar um Content Delivery Network em seu website?

CDN: Por que utilizar um Content Delivery Network em seu website

Como deixar o carregamento de sites e aplicativos mais rápido? O Content Delivery Network (CDN) cria uma rede de servidores para distribuir conteúdos e armazenar cópias da página ou aplicação na memória dos navegadores (cache). Assim, se um visitante entra no website a partir de uma posição geográfica próxima ao servidor o carregamento fica muito mais rápido.

Ao investir em uma solução com CDN você reduz o tempo de transferência de dados (que chamamos de latência na linguagem técnica). Portanto, a entrega de informações se torna mais rápida, o que favorece a permanência do usuário no seu website e também conta “pontos” no ranqueamento do Google.

Ficou curioso para entender mais sobre o assunto? É só ficar de olho nas explicações  abaixo!

Por que utilizar um serviço de hospedagem com Content Delivery Network?

Como explicamos anteriormente, o CDN cria uma rede de servidores para armazenar os dados do website ou aplicação (como se fosse uma teia interligando diferentes servidores). Desse modo, quando um usuário acessa a página o carregamento é mais rápido, pois a solução busca  o servidor mais próximo para entregar a informação.

Como isso ajuda a sua empresa? Sabemos que as ferramentas de busca, como o Google, valorizam diferentes aspectos em um website para fazer a classificação e posicionamento.  E entre esses critérios estão a velocidade de carregamento da página e o tempo de permanência do usuário.

Um website que demora a carregar acaba afastando as pessoas, que desistem de esperar pelas informações e procuram por outra página. Logo, isso gera uma penalização nos mecanismos de pesquisa.

Portanto, ao investir em um serviço de hospedagem com Content Delivery Network você cria caches de memória em diferentes servidores, melhora o seu posicionamento nos buscadores e ainda atrai mais visitantes para o website. Consequentemente, também aumentam as suas oportunidades de venda, correto?

Quais são os benefícios de utilizar um CDN?

Além de agilizar a entrega de conteúdo, o Content Delivery Network traz outras vantagens para as empresas. Veja!

Ganho de segurança

Muitas soluções de hospedagem com CDN já apresentam uma arquitetura mais robusta. Assim, elas incorporam serviços de backups diários e AntiSpam para proteger as informações do website ou de suas aplicações.

Diminui o risco de o site ficar fora do ar

Já imaginou se você faz uma promoção, recebe muitos acessos e o website fica fora do ar? O Content Delivery Network evita que isso aconteça, pois ele diminui a sobrecarga do servidor ao criar a rede de armazenamento das informações. Assim, a empresa pode criar ofertas, receber inúmeros acessos e a página continua à disposição do usuário para fechar uma compra.

Logo, o CDN é útil para quem tem uma loja virtual, mas também para empresas que trabalham com a venda de softwares. Isso porque um sistema que funciona na nuvem também vai receber múltiplos acessos de usuários ao mesmo tempo, e a melhor maneira de suportar tudo isso é contar com uma rede de servidores.

Já deu para perceber que o Content Delivery Network é útil para diferentes demandas de uma empresa, certo? Ele garante a disponibilidade de websites e aplicações, oferece mais segurança e contribui para obter bons posicionamentos nas buscas feitas na internet.

Quer conhecer mais sobre as tecnologias que favorecem o crescimento do seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba dicas em seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top