Como escolher o melhor serviço de gestão em nuvem?

Como escolher o melhor serviço de gestão em nuvem

Depois de tanto avaliar a infraestrutura de TI da sua empresa, você decidiu que é hora de migrar para a cloud. E aí surge uma dúvida: qual é o melhor serviço de gestão em nuvem?

Nesse momento, é essencial fazer uma pesquisa para conhecer os principais fornecedores do mercado e os serviços disponibilizados por eles. Nós preparamos algumas dicas para ajudá-lo nesse processo. Acompanhe!

Avalie as questões técnicas do serviço em cloud

Se você já fez a pesquisa inicial, deve ter criado uma lista com alguns fornecedores do serviço de gestão em nuvem. Então, é hora de avaliar os aspectos técnicos de cada infraestrutura. Veja alguns itens que devem ser considerados:

  • o fornecedor faz a migração dos ambientes para a cloud?
  • existe um monitoramento ativo do ambiente, da rede e do servidor?
  • quais são os provedores disponibilizados pela empresa? Eles são de confiança?
  • existe escalabilidade e flexibilidade para contratar serviços adicionais?

Feito isso, é hora de seguir para os próximos passos.

Analise as opiniões dos clientes

Não são raros os casos em que fornecedores de serviços prometem “mil benefícios” para o empreendedor na hora da negociação. O problema é que muitos não cumprem o que foi dito e depois os clientes reclamam nas redes sociais, no site da própria empresa ou em outros canais.

Por isso, antes de fechar um contrato você precisa verificar o que os clientes falam sobre a empresa. Ela cumpre o que promete? A plataforma fica indisponível com frequência?

Isso pode parecer simples agora, mas fará muita diferença no momento em que a infraestrutura apresentar algum problema.

Identifique como funciona o suporte técnico

O contrato SLA determina como a equipe direciona a prioridade do atendimento ao cliente em casos de urgência e emergência. Portanto, faça uma análise sobre esse documento para compreender como funcionará o serviço.

Também é importante conhecer o histórico da empresa na área de atendimento ao cliente. Alguns fornecedores têm um conhecimento técnico maior e conseguem ajudar o empreendedor em diferentes situações.

Verifique o nível de segurança do serviço de gestão em nuvem

Se você vai contratar uma equipe para gerenciar a sua infraestrutura em cloud é porque não tem tempo de verificar os detalhes diariamente. Além disso, você está buscando segurança para os dados confidenciais do seu negócio.

Então, precisa avaliar qual é a política de segurança utilizada pelo fornecedor. Algumas empresas se preocupam muito com a tranquilidade do cliente, e por isso, mantêm uma infraestrutura certificada para assegurar a privacidade dos dados. Entre os itens que são incluídos no pacote de contratação estão:

  • políticas de segurança do ambiente e do sistema operacional;
  • atualização de pacotes e patchs de segurança;
  • configuração de certificado ssl;
  • gerenciamento de antivírus;
  • implantação de políticas de backup;
  • tempo de resposta reduzido em casos de recuperação de dados.

Somente depois de analisar as questões técnicas do serviço de gestão em nuvem é que você deverá falar sobre preço. Por quê? Essa é uma área crítica, pois um vazamento de dados pode prejudicar a credibilidade do negócio.

Sendo assim, você primeiro deve dar atenção aos aspectos técnicos para só depois comparar valores entre serviços do mesmo nível. Caso contrário, poderá “comprar gato por lebre”.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre este assunto? Baixe o nosso e-book sobre cloud gerenciada e entenda como funciona esse serviço!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top