Certificado ssl: o que é, qual sua finalidade?

certificado ssl o que é

Um certificado ssl é imprescindível para garantir a segurança de um site. O Google, por exemplo, adotou medidas para informar os usuários sobre as práticas de proteção das páginas. A companhia que não tem um documento digital, aparece como “insegura” para as pessoas.

O que isso significa? Ter um certificado ssl é uma maneira de proteger os dados dos usuários e garantir um maior número de acessos ao site. Você ainda não utiliza essa ferramenta em seu negócio? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é certificado SSL?

O certificado SSL é uma tecnologia usada para proteger as informações das pessoas que acessam um website. A sigla SSL significa Secure Socket Layer, um padrão de segurança global que utiliza a criptografia entre o servidor web e o navegador.

Assim, o sistema de criptografia impede o acesso aos dados por pessoas mal intencionadas. Muitas pessoas reconhecem o certificado como um cadeado que aparece antes ou depois do endereço do website. Repare que esse símbolo pode aparecer em diferentes locais, dependendo do navegador que você utiliza para pesquisa.

Exemplo no Google

Exemplo no Internet Explorer

Para que serve o protocolo ssl?

Como já foi citado anteriormente, o SSL significa Secure Socket Layer. Esse sistema assegura a troca de informações entre computadores de maneira segura. A sigla, então, disponibiliza três critérios ao usuário:

  • privacidade contra hackers que possam tentar espionar os dados;
  • integridade para evitar a falsificação de informações;
  • autenticação que assegura a integridade da companhia detentora do certificado ssl.

Por que uma empresa deve ter um certificado ssl para o seu site?

A tecnologia dá mais segurança para o detentor da página, assim como os usuários que a acessam. Além disso, o buscador Google mudou o seu sistema de identificação dos websites para mostrar ao usuário de forma clara e precisa que ele não é inviolável.

Dessa forma, os websites que têm a sigla “HTTP” não são mais consideradas neutras, mas inseguras. Isso porque elas permitem que qualquer pessoa faça alterações na página antes que o usuário perceba.

Essa nova política do Google, então, garante que as pessoas que não têm conhecimentos técnicos sobre o assunto possam se proteger. Logo, a empresa que não utiliza um certificado vai aparecer como insegura para os usuários (conforme o exemplo abaixo). E não é isso que você deseja, certo?

site inseguro

O padrão “HTTP” foi útil para os usuários durante muitos anos, contudo, o aumento de crimes virtuais gerou a necessidade de evitar qualquer vulnerabilidade. Portanto, quem pretende garantir a credibilidade de seu negócio precisa adotar os modelos “HTTPS”. Eles são seguros e mostram que existe um sistema de criptografia para autenticar o servidor. Outra vantagem desse recurso é a possibilidade de aumentar a visibilidade da página em até 5% nos mecanismos de pesquisa.

Resumindo, o certificado ssl assegura muitos benefícios para a companhia:

  • vantagem competitiva ao proteger os dados dos clientes;
  • garantia aos usuários de que as informações não serão adulteradas;
  • segurança com um sistema robusto de criptografia.

Quais são os principais tipos de certificado ssl?

Antes de escolher um certificado para a sua empresa, é importante conhecer as principais diferentes entre os modelos. Além disso, você precisa contar com o auxílio de uma autoridade certificadora para obter essa validação. Entenda mais a seguir:

1. Validação de domínio

Esse é o modelo mais básico e barato de SSL. Ele utiliza um sistema de criptografia mais simples, sendo emitido de forma rápida pela autoridade certificadora. Como isso acontece? Ela apenas valida se o domínio existe ao comparar as informações com a base de dados cadastrados no órgão responsável.

Esse processo é realizado de forma automática. O modelo é indicado para blogs pessoais e sites simples que não realizam negociações online.

2. Validação de organização

Para obter esse tipo de certificado, a empresa passa por mais alguns processos de validação. O domínio é autenticado, mas também a organização que está por trás. Assim, a autoridade certificado verifica se a companhia é realmente a proprietária legal do domínio e se ela tem a competência para receber o certificado.

Esse é o modelo de certificado indicado para quem realiza operações de comércio eletrônico, pois utiliza critérios mais completos de validação.

3. Validação estendida

Esse é o modelo mais robusto de certificado ssl. A autoridade faz um exame mais minucioso sobre a empresa, como o nome da instituição, endereço, telefone e registro de CNPJ na Receita Federal.

Esse certificado tem o mais alto nível de segurança para o negócio e seus clientes. Ele ativa uma barra verde no navegador e identifica o nome da companhia. Esse é um modelo que contribui muito para criar uma reputação e confiabilidade da empresa e pode auxiliar a aumentar as vendas.

O certificado de validação estendida é recomendado para instituições financeiras, órgãos governamentais e grandes lojas de e-commerce, uma vez que eles lidam diariamente com dados sigilosos de seus clientes.

Qual é a diferença entre o certificado e o Sitelock?

O Sitelock também é uma tecnologia que dá mais segurança para as companhias. Ele tem como função fazer a varredura do website para identificar possíveis ameaças existentes. Em uma visão simplificada da ferramenta, é como se ela fosse um antivírus para a página.

Diante disso, você pode perceber que ele não substitui a necessidade de um certificado ssl. Afinal, é essa tecnologia que protege o compartilhamento de dados entre sua empresa e os visitantes.

Como escolher o modelo ideal de certificado ssl para o negócio?

Em primeiro lugar, é muito importante compreender qual é o tipo de certificado mais recomendado para a sua empresa. Se você tem interesse de contar com um nível mínimo de segurança, a validação de domínio já é suficiente. Caso a empresa realize a venda de produtos online, é melhor optar por um certificado de validação estendida.

Analise a credibilidade do fornecedor

Antes de contratar qualquer serviço, é fundamental verificar a credibilidade da companhia que presta o serviço. Analise as opiniões dos atuais clientes da empresa e pesquise se há reclamações em sites e órgãos públicos. Também identifique a qualificação da emissora, como o número de CNPJ e a qualidade dos seus profissionais.

Esclareça as dúvidas

Em caso de dúvida, converse com os colaboradores da empresa escolhida para verificar a opção mais indicada de certificado para o perfil do seu negócio. Esclareça todas as informações referentes à contratação, assim como o prazo de validade e a necessidade de ajustes durante a vigência.  Consulte também a sua equipe de TI, pois ela tem o conhecimento necessário para ajudá-lo na negociação.

Analise as informações do certificado

Assim que você receber o certificado, faça uma análise de todas as informações. Caso haja alguma divergência, solicite que a autoridade certificadora realize a correção.

Como obter um certificado ssl?

É necessário realizar algumas etapas para conseguir o certificado. Confira:

Solicite à autoridade certificadora

Não é qualquer organização que consegue emitir um certificado. Portanto, você precisa buscar uma autoridade certificado (AC) de confiança. Ela funciona como se fosse um cartório digital.

A AC realizará todo o processo de avaliação da companhia para verificar sua autenticidade.

Envie a documentação

A autoridade solicita a documentação necessária da companhia para fazer a validação e emitir o certificado ssl conforme o modelo escolhido.

Encaminhe o certificado CSR

A empresa também precisa encaminhar o pedido de emissão da CSR (Certificate Signing Request). Ele é um documento em texto criado pelo servidor web que tem todas as informações necessárias para o negócio fazer o pedido à autoridade certificadora.

Os valores do certificado ssl podem variar conforme a autoridade certificadora. O prazo de validade também se diferencia de acordo com o modelo. O mais indicado é esclarecer essas dúvidas com o parceiro da AC que fornece esse serviço para a empresa.

A instalação do certificado ssl oferece muitas vantagens para o seu negócio. Ela dá mais credibilidade para a sua empresa e confiança para os clientes realizarem efetivarem as negociações. Por isso, lembre-se de mantê-lo sempre dentro do prazo de validade, fazendo a renovação sempre que for necessário.

Você ainda não utiliza essa tecnologia para criptografar os dados? Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top