Cloud AWS: o que é, quais são os diferenciais da solução?

cloud aws - o que é

A Cloud AWS é uma plataforma de serviços capaz de atender às necessidades de pequenas, médias e grandes empresas. Ela foi lançada pela Amazon Web Services em 2006, e hoje já está presente em mais de 66 zonas de disponibilidades em 21 regiões geográficas. Ao analisar esses números, já deu para perceber que ela é uma potência em serviços de computação em nuvem, correto?

A infraestrutura AWS disponibiliza mais de 165 serviços em todo o mundo, por isso, consegue atender startups, pequenos negócios, órgãos do governo e multinacionais. Que tal conhecer melhor esta solução cloud?

Entenda o que é a infraestrutura Cloud AWS

Um estudo da Gartner sobre as principais soluções em nuvem apontou a Cloud AWS como um serviço indicado para todas as situações. Ela tem uma infraestrutura integrada de IaaS (Infraestructure as a Service) e PaaS (Platform as a service).

A Amazon mantém data centers espalhados em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Isso proporciona operações mais ágeis e a obtenção dos melhores resultados em computação em nuvem.

A plataforma cloud da AWS reúne diferentes ferramentas, o que dá mais oportunidade de escolha para empresários dos variados segmentos do mercado. Entre elas estão:

  • alta capacidade de armazenamento;
  • banco de dados;
  • machine learning;
  • inteligência artificial;
  • internet das coisas;
  • segurança robusta.

Os desenvolvedores da Amazon estão sempre inovando e apresentando novos recursos para os usuários. Em 2018, por exemplo, a empresa lançou mais de 1900 recursos de alta tecnologia em todo o mundo.

Diferenciais da cloud AWS

As empresas de todos os portes precisam ficar atentas ao mercado e buscar maneiras de entregar o melhor serviço aos clientes e com segurança. A Amazon entende essa ideia e oferece os seguintes diferenciais:

Alta segurança para os dados

Qual é o valor dos dados para o seu negócio? A Amazon entende a preocupação dos empresários e investe em altos níveis de segurança para proteger as informações.

Segundo a empresa, a infraestrutura foi criada para “satisfazer os requisitos de segurança militares e de bancos globais”. Só por isso você já pode imaginar que seus aplicativos utilizam muitos critérios de segurança, correto?

A cloud AWS tem um conjunto de ferramentas com mais de 203 recursos para garantir a conformidade e governança dos dados. Fator esse ainda mais importante diante da aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados. Afinal, as empresas que não se adequarem às normas de segurança poderão ser penalizadas com multas de até 2% sobre o faturamento.

Pois é, parece que a Amazon se adiantou nessa questão e investiu em uma infraestrutura robusta. Os seus requisitos são compatíveis com 85 normas de segurança e disponibiliza serviços com criptografia de dados.

Camadas de cloud computing

A Amazon Web Services oferece as camadas de computação em nuvem mais utilizadas em todo o mundo. A Infraestrutura como Serviço (IaaS), por exemplo, disponibiliza acesso virtual à rede de computadores e um ambiente próprio para armazenamento de dados, substituindo o data center físico.

A Plataforma como Serviço (PaaS) já é um serviço mais amplo e torna mais eficiente a rotina dos profissionais de TI das empresas. Além de disponibilizar servidores em nuvem e firewalls de rede, ela possibilita o gerenciamento do banco de dados e de sistemas operacionais.

A terceira camada da computação em nuvem é o Software como Serviço (SaaS). Ele consiste em um ambiente completo para o gerenciamento de aplicações, como os aplicativos de smartphones, pois engloba as camadas anteriores da nuvem e ainda facilita o gerenciamento dos apps.

Armazenamento em nuvem

O serviço funciona sob demanda e proporciona a otimização dos recursos financeiros e a escalabilidade para o armazenamento de dados. As informações são armazenadas na nuvem e podem ser visualizadas de qualquer lugar com acesso à internet.

O armazenamento em nuvem ainda utiliza protocolos robustos de segurança para proteger os dados dos clientes.

Como você pode perceber, a Cloud AWS é uma plataforma que atende empresas de todos os portes, oferecendo segurança e escalabilidade para os negócios. Quer saber mais sobre os benefícios da nuvem? Assine a nossa newsletter e receba os principais conteúdos do nosso blog em seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top