Como a tecnologia favorece o crescimento de uma startup?

Como a tecnologia favorece o crescimento de uma startups

Compartilhe

Tempo de leitura: 4 minutos

O Brasil já tem mais de 12 mil startups e esse número só cresce a cada ano. Os dados são da ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e demonstram um amadurecimento nesse ecossistema de inovação.

As diferentes tecnologias do mercado ajudam a escalar mais rapidamente as startups e contribuem para a criação de modelos de negócio atraentes para investidores. Em 2018, por exemplo, o Brasil registrou os primeiros “unicórnios”, ou seja, empresas inovadoras que valem mais de R$ 1 bilhão. Entre os exemplos estão o Nubank e o app 99.

Quer saber como a tecnologia pode contribuir com a escalabilidade da sua startup? Vamos lá!

O que é uma startup?

Startup é um modelo de empresa que foca na inovação e escalabilidade. O processo de desenvolvimento do negócio é mais rápido e não se baseia na criação de um plano de negócios. Em geral, ele consiste em ter uma ideia, ver se o mercado aceita, testar um produto viável e lançar o projeto. As melhorias são feitas ao longo do tempo conforme surgem outras necessidades dos clientes.

Além disso, esse modelo de negócio prioriza a redução de custos e a agilidade dos processos. E as soluções tecnológicas são imprescindíveis para quem deseja alcançar esse objetivo.

Quais são as melhores tecnologias para startups?

Se você já tem um projeto em mãos e precisa escalar o negócio, as dicas a seguir serão úteis.

ERP

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) faz a gestão integrada dos setores da empresa. Tudo bem, se você está começando o negócio talvez não tenha criado os departamentos, mas com certeza já definiu as funções de cada membro da equipe.

O sistema, nesse caso, contribui com a organização e gerenciamento das informações, o que facilita muito no momento em que mais clientes solicitarem produtos ou serviços.

Website

Para escalar o negócio você precisa criar um website. Este é um requisito mínimo para conseguir divulgar a marca, os produtos e ganhar credibilidade no mercado.

Com a página também é possível fazer anúncios pagos, acompanhar os dados de acessos e identificar qual é o comportamento do consumidor. Em conjunto, essas informações contribuem para desenvolver estratégias de marketing e vendas.

E-mail para startups

Você consegue acreditar em uma empresa que envia uma proposta com um e-mail “@gmail.com”? Fica difícil, não é mesmo? Ter um e-mail empresarial é imprescindível para qualquer modelo de negócio em busca de crescimento. Ele transmite credibilidade, reforça a marca no mercado e favorece um relacionamento mais profissional entre as partes.

Computação em nuvem

A cloud computing é a melhor aliada da startup em busca de escalabilidade. Ela tem alta disponibilidade, infraestrutura com excelente desempenho e uma segurança robusta para proteger os dados da organização.

E o melhor: ela é totalmente escalável e consegue acompanhar o crescimento do negócio, pois o cliente só paga pelos recursos que utiliza.

Backup

Uma preocupação muito comum de quem já tem ou está iniciando um negócio é a capacidade de armazenar as informações. No início, é comum uma pequena empresa fazer cópias de segurança em um HD externo ou ferramenta gratuita na web, mas ao longo do tempo essas metodologias tornam-se inviáveis.

Você passa a se preocupar mais com a segurança dos dados e o prejuízo que uma perda de informações pode causar para o negócio. É aí que entra a vantagem de utilizar o backup em nuvem (falamos mais sobre os benefícios aqui).

Esse modelo de serviço faz cópias automáticas de segurança conforme a frequência desejada pela empresa. Caso ocorra alguma falha ou problema, você pode fazer a restauração dessas informações.

Automação e CRM

Outro exemplo de tecnologia para startup é o CRM (Customer Relationship Management) e a automação de e-mails. Esta última é útil para manter um relacionamento com os leads que chegam ao website e depois repassá-los ao responsável pelas negociações.

Já o CRM faz a gestão dos contatos, acompanha as métricas de vendas e monitora o sucesso das relações comerciais.

Esses são alguns exemplos de tecnologias que podem dar escalabilidade para startups. Você não precisa utilizar todas desde o início do negócio, mas pode fazer uma avaliação sobre quais opções são mais interessantes para o momento.

Gostou das dicas e já quer se preparar para escalar a sua startup? Conheça os principais serviços da Amazon e entenda como eles são úteis para o seu negócio!

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud