O que é escalabilidade em Cloud Computing?

O que é escalabilidade em cloud computing

O termo escalabilidade é muito utilizado para traduzir a capacidade de uma empresa oferecer uma solução aos consumidores sem aumentar seus custos operacionais. A Netflix, por exemplo, é considerada uma corporação escalável. Isso porque ela é capaz de oferecer milhares de vídeos para inúmeras pessoas, com uma taxa fixa para o consumidor. Independentemente de ter 1 milhão ou 3 milhões de assinantes, o custo de assinatura será o mesmo. Você sabe o que é escalabilidade em cloud computing e como ela se aplica aos negócios?

Para empresas, a escalabilidade representa a chance de atuar com o máximo de performance possível. Nesse processo, todos os serviços de TI são adaptados continuamente de acordo com a demanda dos usuários. Como consequência, o negócio tem maior capacidade de definir metas e de planejar seu futuro com segurança.

Afinal, o que é escalabilidade em Cloud Computing? Quais são as vantagens e como ela afeta sua empresa? Acompanhe este post e descubra!

O que é escalabilidade em Cloud Computing?

A escalabilidade em Cloud Computing é a possibilidade de uma empresa poder ampliar ou reduzir os recursos utilizados de forma inteligente. Essa característica dá aos usuários a capacidade de modificar a quantidade de memória, espaço de armazenamento ou capacidade de processamento do servidor sem a necessidade de uma nova configuração.

Dessa maneira, se um site possui muitos acessos devido a uma oferta especial, por exemplo, ele não corre o risco de “ficar fora do ar” porque a companhia havia contratado um recurso limitado.

Sempre que ocorrer uma mudança na demanda de usuários, os recursos disponíveis serão ajustados automaticamente. Assim, a empresa pode manter suas operações e fornecer serviços de qualidade aos consumidores.

A escalabilidade em Cloud Computing disponibiliza plataformas inteligentes de gerenciamento de serviços de TI. Com isso, se há uma maior necessidade de recursos, eles serão disponibilizados. E se o acesso reduz, é possível diminuir os serviços automaticamente.

Como consequência, a empresa não paga por funcionalidades que não utiliza. Isso melhora a gestão de gastos, uma vez que os custos com manutenção de serviços de TI se tornam mais previsíveis e precisos.

Em resumo, se um sistema de computação em nuvem é capaz de responder rapidamente às demandas, tanto de tamanho como de volume, ele é escalável.

Quais são as vantagens da escalabilidade em Cloud Computing?

Agora que você já sabe o que é escalabilidade em Cloud Computing, é hora de entender os benefícios dessa solução. Confira-os abaixo e saiba como o investimento nessa tecnologia pode contribuir com a sua empresa:

Flexibilidade

Talvez essa seja a maior vantagem de uma solução escalável. Atualmente, mercados mudam com velocidade, e as empresas que estão preparadas para responder as variações conseguem um lugar de destaque.

Geralmente, as organizações mudam suas necessidades com muita frequência. Esse tipo de serviço possibilita alterar rapidamente os recursos para aproveitar os benefícios de determinada situação. Em contrapartida, se houver a necessidade de diminuir as funcionalidades utilizadas, isso também é possível.

Durante a execução de um projeto interno, por exemplo, pode haver a necessidade de ampliar a infraestrutura de TI temporariamente. O mesmo vale para momentos em que as vendas aumentam rapidamente.

Em ambos os casos, conseguir aumentar a quantidade de recursos disponíveis permitirá ao negócio atuar de maneira estratégica para atingir as suas metas e objetivos de mercado.

Mudanças sem aquisição de equipamentos

Antigamente, para aumentar a disponibilidade de armazenamento de informações ou fazer alterações em plataformas, era necessário adquirir novos equipamentos. Somado a isso, o profissional de TI precisava fazer os ajustes nas ferramentas. Isso demandava tempo, disponibilidade e recursos financeiros.

Qualquer mudança na infraestrutura poderia exigir longos processos de análise de mercado, bem como a necessidade de realizar testes de viabilidade, identificar o lucro em potencial e mobilizar recursos operacionais para instalar novos dispositivos. Além disso, a empresa ainda teria que enfrentar problemas de compatibilidade caso algo desse errado.

Com a solução escalável, é muito mais fácil para uma empresa crescer sua infraestrutura de TI. Afinal, o serviço já está disponível, basta existir a demanda para utilizá-lo sem problemas. Em alguns cliques, a companhia pode alterar e reconfigurar os seus serviços rapidamente.

 

Tudo o que você precisa saber sobre cloud computing

Redução de custos

Você já deve ter feito o cálculo de quanto a empresa pagou por recursos que nunca foram utilizados, certo? Esse é um cenário que todo gestor evita, afinal, manter uma infraestrutura de TI subutilizada resulta em uma grande vazão de recursos financeiros, uma vez que a companhia precisa investir na manutenção de peças e sistemas que não geram receitas.

Com o uso de plataformas escaláveis, a companhia só paga pelas funcionalidades que realmente usa. Dessa maneira, não há desperdício de dinheiro. Ao mesmo tempo, gestores conseguem ter previsibilidade e mais transparência sobre seus gastos.

A longo prazo, o negócio pode contar com mais recursos para investir na melhora da sua infraestrutura e das suas rotinas. E, em momentos de baixa nas vendas, a companhia consegue se manter lucrativa sem precisar realizar grandes cortes nos seus recursos.

Como ferramentas de Cloud Computing exigem um investimento menor, elas também são mais acessíveis. De microempresas até multinacionais, todos os perfis de negócio podem contar com a nuvem no seu dia a dia.

Lembre-se: uma plataforma escalável oferece soluções de todos os tamanhos, conforme a necessidade e disponibilidade financeira.

Possibilidade de escolha

Geralmente, as plataformas escaláveis de Cloud Computing oferecem a possibilidade de o empresário ou profissional de TI escolher as funcionalidades. Sendo assim, basta avaliar a infraestrutura necessária para o momento, verificar os custos do serviço e adquiri-lo conforme o dinheiro disponível.

Além disso, essas soluções são fáceis de serem utilizadas. Como consequência, não é necessário se programar com antecedência para promoções especiais, por exemplo. Basta fazer o deploy de aplicações de maneira prática e ágil.

Se a companhia mudar alguma estratégia ou investir em novas áreas de atuação, a sua infraestrutura de TI será adaptada facilmente. Com alguns cliques, o gestor poderá remodelar as suas ferramentas e, assim, adaptá-las ao novo ambiente de trabalho.

De forma simplificada, a ferramenta funciona de maneira parecida com a energia elétrica. Durante o verão, costuma-se usar mais o ar-condicionado. Então, você simplesmente liga o aparelho, utiliza e paga a conta. Em contrapartida, no inverno as pessoas usam menos o aparelho e pagam um valor reduzido na conta de luz.

A escalabilidade utiliza o mesmo conceito, porém, para soluções na nuvem. Você utiliza os recursos somente quando precisar deles e pode fazer upgrade sempre que desejar.

Capacidade de monitorar os recursos utilizados

Diferente de muitas soluções em TI, uma plataforma escalável de Cloud Computing possibilita que o profissional ou gestor saiba exatamente por quais serviços está pagando. Afinal, a ferramenta dá acesso a todas as informações. Ela, inclusive, permite que você visualize os custos antes mesmo de fechar uma compra.

Isso traz mais segurança para o negócio. O orçamento terá uma estrutura mais transparente e que corresponde exatamente aos gastos do negócio em determinado período.

Inexistência de contrato

Um grande benefício de muitas plataformas escaláveis é a inexistência de um contrato de fidelidade. O profissional de TI pode escolher os recursos que deseja utilizar e fazer um pré-pagamento para o mês. Depois, se quiser continuar com o serviço, é só pagar novamente. Caso contrário, pode cancelar o uso da solução sem a necessidade de arcar com multas.

Segurança

As plataformas escaláveis são seguras para as empresas, pois elas utilizam sistemas de criptografia de dados. Além disso, elas disponibilizam a opção para que o usuário realize backups frequentes com o intuito de obter a versão mais atualizada das informações.

Como a execução de serviços é feita remotamente, o usuário não é afetado por vulnerabilidades locais. Além disso, o acesso mais rápido às novidades permite que correções de vulnerabilidades sejam aplicadas rapidamente.

Portanto, essa tecnologia possibilita que sua empresa possa escalar automaticamente variados recursos, como a memória e o processamento do servidor.

Agora você já sabe o que é escalabilidade em Cloud Computing! Gostou de todas essas vantagens? Aproveite para testar uma solução escalável para sua empresa!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top