Tecnologias invadem o maior evento do futebol

Tecnologia em Campo

Compartilhe

Tempo de leitura: 6 minutos

O maior evento do futebol do mundo começou neste domingo, 20 de novembro de 2022, no Catar, e em cada nova edição, diferentes inovações entram em campo para mostrar como as tecnologias estão em todos lugares, prontas para mudar também o universo dos esportes. A edição de 2022 já é a mais avançada de todas, com uma grande variedade de novidades tecnológicas.

E mais do que assistir os melhores jogadores de futebol do mundo competirem, confira aqui alguns exemplos das inovações de ponta que serão utilizadas durante o torneio.

Onde a bola rola: tecnologia nos estádios

Para lidar com o calor extremo no Catar, em algumas cidades a temperatura média pode chegar a 50°C, os estádios usados durante o torneio estão equipados com sistemas de resfriamento de última geração. Isso inclui unidades de ar condicionado, sistemas de nebulização, túneis de vento e telhados projetados para abrir e fechar conforme necessário. Com isso, garantir aos jogadores e espectadores desfrutar as partidas com condições confortáveis de temperatura, apesar do intenso calor externamente.

Outra tecnologia para driblar as altas temperaturas são as nuvens artificiais. Elas foram projetadas para ajudar a resfriar estádios e algumas áreas públicas. E como elas funcionam? Um grande drone de carbono cheio de hélio flutua acima do campo de futebol bloqueando os raios solares. As nuvens artificiais certamente são uma visão impressionante e provavelmente serão lembradas como uma das características mais exclusivas desta torneio.

E para tornar tudo mais sustentável, pela primeira vez uma Copa está usando iluminação em LED em todos os seus estádios que são alimentados com energia solar, o que reduzirá o consumo da mesma em até 40% em comparação aos demais estádios do mundo. Destacando também que uma usina solar fotovoltaica foi construída especialmente para o evento – legado que fica para o país, fornecendo energia limpa e renovável durante anos. Essas medidas devem ajudar a reduzir as emissões de carbono e vão tornar a Copa muito mais ecológica.

Outro fato inédito do evento é ter um estádio desmontável. Composto por contêineres coloridos e uma estrutura de aço que pode ser montado e desmontado rapidamente, já é considerado ideal para um torneio que dura apenas um mês. O estádio desmontável tem capacidade para 40.000 torcedores e foi projetado para parecer uma tenda árabe.

Os aplicativos não poderiam ficar de fora desta grande festa do futebol! Um dos apps desenvolvidos para aparelhos móbile estão auxiliando os torcedores a se encontrar dentro dos estádios, desde localizar os seus assentos, acompanhar as partidas, verificar perfis e estatísticas dos jogadores. Para as equipes, a FIFA desenvolveu Player App que poderá ser usado pelos atletas para acessar dados em tempo real sobre suas performances em campo. E tudo isso utilizando a tecnologia de conexão 5G.


Da bola ao VAR

Sem bola não tem futebol, não é mesmo? Desde o primeiro mundial em 1930, a bola foi pensada para trazer algo inovador para a sua época. Em 2022 não seria diferente. Em um campeonato com equipes do mundo todo, a bola vai ser especial e repleta de tecnologia. Patrocinada pela Adidas, a bola que vai rolar nos gramados do Catar foi batizada de Al Rihla, “A jornada” em árabe. Ela foi projetada especificamente para o torneio, levando em consideração fatores como umidade, clima e condições de campo.

A bola tem um design gráfico exclusivo inspirado na arquitetura, cultura e na bandeira do Catar. O acabamento foi feito em colagem térmica em vez de costura para ajudá-la a manter sua forma mesmo em condições extremas e utilizou tintas e colas à base d’água para diminuir impactos da produção no meio ambiente, reforçando a preocupação ecológica da Copa. Além disso, 1% das vendas da bola Al Rihla será destinada a ONG Common Goal.

Algumas das características da bola deste ano incluem uma textura de superfície totalmente nova que visa proporcionar aos jogadores melhor aderência e controle, além de usar tecnologia para medir a força de chute, a velocidade e a altura atingida. Além de um sensor de movimento com unidade de medição inercial (IMU) de 500 Hz que consegue identificar o posicionamento da bola em campo 500 vezes por segundo. Funcionalidades que geram dados durante as partidas para auxiliar os árbitros e o Árbitro Assistente de Vídeo, o popular VAR, nas tomadas de decisão.

E a Copa utilizará o VAR Simplificado ou ROBO-TES, um software sem intervenção humana que usa somente tecnologia. A ferramenta escaneia os corpos dos jogadores, dita e comunica as informações aos árbitros em meio segundo. Isso deve ajudar a acelerar o processo de tomada de decisões durante os jogos e evitar possíveis controvérsias.

Uniforme inteligente

Outra tecnologia que esta sendo experimentada na Copa são os uniformes inteligentes. Camisetas que usam micro sensores aplicados ao tecido de potência ultrabaixa para monitorar a frequência cardíaca, a respiração e os níveis de hidratação. A ideia é que este novo uniforme possa se conectar via bluetooth a outras camisas da equipe, bem como a uma estação base.

Isso permite que os sinais vitais dos atletas sejam constantemente monitorados gerando dados e informações sobre a saúde e desempenho das equipes em campo. Estes uniformes inteligentes entraram em campo experimentalmente em alguns atletas, mas já mostram a intensidade das tecnologias esportivas que iremos ter no futuro.

Uma Copa para todos: ações inclusivas

A Copa está provando ser um evento de última geração, com tecnologia de ponta também voltada para gerar recursos de acessibilidade integrados tanto nos estádios quanto nas suas cidades sedes. Para pessoas com deficiência, isso significa que elas podem desfrutar do mesmo nível de acesso e conveniência que todas as outras pessoas.

E para garantir que os estádios e outras instalações sejam acessíveis para todos foram projetados diferentes ações. Entre elas, espaços para cadeiras de rodas com rotas de fácil acesso. Para pessoas com deficiência visual, sinalização em braile, anúncios sonoros e comentários áudio-descritivos das partidas.

Torcedores com autismo também podem desfrutar de um espaço especial. O evento disponibiliza salas sensoriais em três estádios da Copa. Com grandes janelas para o campo, tapetes coloridos, colchonetes sensoriais e projetores, estes espaços possuem capacidade para dez pessoas e proporcionam um ambiente tranquilo e adequado para estes torcedores assistirem as partidas.

Além disso, voluntários e demais trabalhadores receberam treinamento específico para garantir que todos possam aproveitar cada minuto da grande festa do futebol, respeitando suas limitações e necessidades.

Um show de bola e tecnologia

Com tantas novas tecnologias sendo empregadas pela primeira vez em um evento desta grandeza, não há dúvida de que a edição de 2022 será verdadeiramente inovadora. Cada uma destas tecnologias foi especialmente projetada para atender às necessidades dos atletas e de todas as diferentes torcidas. E assim, entramos em campo mais uma vez com a certeza que o universo tecnológico é indispensável para a criação de espetáculos emocionantes e inesquecíveis.

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud