Conheça 11 principais serviços da AWS – Amazon Web Services

Conheça os principais serviços da AWS - Amazon Web Services

Os serviços da AWS são diferenciados e com excelente qualidade. A nuvem da Amazon abrange 66 zonas de disponibilidade em 21 regiões geográficas ao redor do mundo.

A Amazon Web Services oferece serviços diversificados que favorecem a redução de custos das organizações com ganho de escalabilidade em TI. Entre eles estão a computação em nuvem, a análise de dados, internet das coisas, blockchain e serviços de mídia. A seguir, explicamos um pouco mais sobre alguns deles.

11 serviços da AWS para empresas de todos os portes

Se você busca um serviço de cloud computing, talvez ainda esteja tentando indentificar qual é o melhor tipo de solução para o negócio. A seguir, apresentamos os principais serviços da AWS que podem ser úteis para a sua empresa:

1. Amazon Elastic Compute Cloud (EC2)

A ferramenta possibilita a criação de máquinas virtuais dentro da nuvem, o que facilita a instalação de qualquer tipo de software. O usuário consegue ligar e desligar suas instâncias e paga somente pelo recurso que utilizou. Logo, é uma solução escalável, permitindo ampliar ou reduzir a infraestrutura a qualquer momento.

2. Elastic Beanstalk

O serviço da Amazon possibilita a implantação de aplicações em ambientes .NET, Java, PHP, Python, Node.js, entre outros. Ele também é escalável e dá muita agilidade para o trabalho de desenvolvedores. Quando alguém faz o upload do código, por exemplo, a AWS já faz todo o restante do trabalho: implementação, balanceamento de carga e monitoramento de desempenho.

3. Cloud Front

O Cloud Front é um serviço rápido para entrega de conteúdos em diferentes formatos, como dados, vídeos, aplicativos e APIs. Ele faz isso com toda a segurança da infraestrutura da Amazon, incluindo ainda baixa latência e alta velocidade para as transferências.

O ambiente é simples e fácil de utilizar e ainda pode ser integrado a outros serviços da AWS. Entre eles estão: a Amazon S3, Lambda e Amazon EC2. Veja os principais benefícios da solução:

  • alta escalabilidade;
  • rapidez na entrega;
  • personalização de requisitos;
  • integração com diferentes tipos de proteção.

4. Amazon Lambda

Este serviço da AWS permite a execução de códigos sem que seja necessário gerenciar servidores. Assim, a empresa só paga pelo tempo de computação utilizado.

O Lambda possibilita a execução de códigos em diferentes aplicativos ou serviços de backend de uma forma bem simples: é só carregá-los que o serviço já faz a organização dos itens essenciais para executar os dados. Além disso, ele permite que você configure o código para ser acionado por outros aplicativos ou serviços da AWS.

5. Amazon RDS

Com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados as empresas deverão se preocupar ainda mais com a coleta, tratamento, uso e armazenamento dessas informações.

A Amazon RDS consiste em um serviço de gerenciamento de banco de dados muito prático para a empresa utilizar. Nele, é possível definir as instâncias e criar as configurações necessárias, pois a instalação é feita pela própria AWS.

Você também pode definir uma rotina de backup automatizado para ter uma garantia a mais sobre os seus dados, diminuindo, assim, a vulnerabilidade do negócio. Esse serviço da AWS dá suporte para diferentes bancos de dados como:

  • MYSQL;
  • PostgreeSQL;
  • SQL Server;
  • Oracle.

6. Amazon Dynamo DB

Ele consiste em um banco de dados durável e com alto desempenho. Sua infraestrutura é gerenciada com segurança e ainda conta com serviços de backup e restauração.

O Dynamo é capaz de processar mais de 10 trilhões de pedidos em um dia. Grandes corporações do mundo já utilizam este serviço da Amazon, entre elas estão a Aibnb, a Samsung, a Toyota e a Capital One. Elas optam por essa infraestrutura em função da capacidade de escalar os serviços e por causa do desempenho, capaz de comportar altas cargas de trabalho. Conheça as principais vantagens da Dynamo:

  • performance com alta escalabilidade;
  • tempo de resposta abaixo de 10 milissegundos;
  • inexistência de servidor para gerenciamento;
  • criptografia de dados e controle refinado de acesso.

7. Amazon Redshift

Mais de 15 mil empresas ao redor do mundo utilizam o Amazon Redshift, considerado o data warehouse na nuvem mais popular. Organizações como Fortune 500, Philips, Equinox e startups já utilizam essa infraestrutura para executar trabalhos de missão crítica.

Segundo informações da própria Amazon, este é o data warehouse em nuvem mais rápido do mundo. O serviço está em constante aperfeiçoamento para ficar cada vez melhor.

As operações no Redshift também são mais econômicas do que em outros ambientes em nuvem. O usuário paga somente pelo que utiliza e ainda pode ampliar sua infraestrutura sempre que precisar escalar o negócio.

De acordo com o depoimento no site da Amazon do vice-presidente de análise de dados da Equinox Fitness, Elliot Cordo, a companhia conseguiu integrar novas fontes de dados em poucas horas com o uso do Redshift e ainda obteve diferentes insights para o negócio.

Portanto, o Redshift proporciona diferentes benefícios para os usuários. Entre os principais estão: a consulta de dados nos data lakes, obtenção de insights valiosos para o negócio, análises preditivas e previsão de demandas em tempo real.

8. Amazon S3

Este serviço da AWS funciona para diferentes situações como backup de dados, repositório para arquivos estáticos do website ou aplicações. Ele é muito útil para quem deseja coletar, armazenar e realizar análises de seus dados, pois tem a capacidade de guardar uma quantidade infinita de informações. Isso sem falar na segurança do ambiente que é robusta.

9. Amazon VPC

O Amazon Virtual Private Cloud permite a execução dos recursos em uma rede isolada pelo próprio usuário. Assim, a empresa tem controle total sobre o seu ambiente, mediante a configuração dos gateways de rede e seleção dos intervalos de IP. Tudo isso com a aplicação de diferentes camadas de segurança para proteger os dados.

10. Amazon Kinesis

Essa é uma ferramenta da Amazon utilizada para coletar, processar e analisar dados em tempo real. Ela é muito útil para empresas que visam obter insights para traçar estratégias de sucesso.

O serviço também é flexível e possibilita a escolha e adaptação das ferramentas de acordo com a necessidade da organização. Além disso, ele permite o consumo de dados de forma contínua, como o uso de logs de aplicativos, áudio, vídeo, entre outros.

11. Amazon Lex

Este é um dos serviços da AWS mais diferenciados. Ele é direcionado para o desenvolvimento de interfaces conversacionais, utilizando diferentes níveis de aplicações com uso de texto ou voz. Essa tecnologia é utilizada na Alexa, assistente virtual da Amazon.

Qual é a vantagem dessa solução? Ela tem múltiplas funcionalidades que favorecem o aprendizado (machine learning), seja por reconhecimento da escrita ou fala do interlocutor. Ela é capaz, inclusive, de identificar a intenção da pessoa pela forma como se comunica. Sendo assim, é um serviço que pode ser utilizado por empresas que desejam proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes.

Portanto, há diferentes tipos de serviços da AWS disponíveis para as organizações. Eles atendem variados níveis de infraestrutura e formas de uso. Você se interessou por algum deles? Entre em contato e saiba como nossa equipe pode ajudá-lo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top