8 vantagens do backup em nuvem. Saiba por que investir!

Vantagens do backup em nuvem, por que investir nesta tecnologia!

Você ainda tem dúvidas sobre a melhor maneira de salvar as cópias dos dados da sua empresa? Seria em servidores, HDs externos ou no ambiente em cloud? Independentemente do tamanho da companhia, o backup em nuvem é a melhor opção quando se pensa em segurança e disponibilidade de acesso aos arquivos.

O backup online diminui os custos das organizações e evita a complexidade exigida com a realização de cópias em servidores físicos. Além disso, é menos suscetível às falhas técnicas e humanas.

Quer entender melhor como o backup na cloud pode contribuir com o seu negócio? Confira as vantagens da tecnologia!

1. Acessibilidade e Crescimento

O backup online é uma solução prática que acompanha o crescimento da organização. Afinal, não é necessário comprar equipamentos e alocar novas salas para armazenar os servidores que mantêm as cópias de segurança. A estrutura em nuvem é escalável e pode ser ampliada sempre que o empreendedor desejar, basta solicitar mais espaço ao fornecedor.

2. Disponibilidade

O backup em nuvem está sempre disponível. Essa é uma grande diferença em relação ao armazenamento em servidores ou HD’s externos que podem, por questões de manutenção, ficarem indisponíveis.

Os arquivos salvos na cloud estão sempre liberados para o acesso quando você ou um colaborador precisar das informações.

Cloud Grid GIF - Find & Share on GIPHY

3. Facilidade de recuperação de dados

Caso ocorra algum imprevisto na companhia ─ como o sequestro dos arquivos ou a falha de um equipamento ─ o backup em nuvem dá mais agilidade ao processo de restauração dos documentos.

O procedimento é desenvolvido de forma automática e o gestor ainda consegue escolher entre diferentes versões de arquivos. Isso só é possível porque o backup na cloud não mantém apenas a cópia mais recente do documento, mas as diferentes versões criadas ao longo do tempo. Logo, é só escolher a que mais deseja e realizar a restauração.

4. Flexibilidade

Se você tem uma empresa localizada em três cidades diferentes não precisa ter um servidor para cada local. Com a nuvem você pode fazer cópias dos arquivos e disponibilizá-los para todos os colaboradores. Além disso, não é necessário se preocupar com o volume de informações, pois a cloud tem uma capacidade imensamente maior de armazenamento.

O backup em cloud também permite que você, seus colaboradores e toda a sua equipe tenham acesso aos arquivos de qualquer lugar, basta ter um computador ou tablet com acesso à internet.

Dessa maneira, você consegue viajar e acessar os arquivos sempre que precisar. Ainda é possível definir o nível de acesso de cada usuário, uma maneira prática de controlar as informações que chegam aos seus colaboradores.

5. Custo reduzido

O backup corporativo também tem um custo mais acessível para uma empresa, independentemente do seu porte. Isso porque não é necessário manter uma infraestrutura interna com equipamentos de ponta, bem como uma equipe técnica para fazer a gestão das informações.

Outro fator que deve ser considerado é que as tecnologias mudam com o passar do tempo e tornam-se obsoletas muito rápido. Logo, o equipamento que pode atender a companhia hoje não será suficiente daqui 5 anos (é só comparar com o que ocorre com os smartphones).

Ao contratar um serviço de backup corporativo o gestor elimina esse problema, uma vez que a infraestrutura fica alocada na nuvem e o fornecedor é o responsável por fazer o gerenciamento de dados.

Para evitar qualquer dúvida: o prestador do serviço não consegue visualizar as informações da companhia. Ele faz o acompanhamento das rotinas de backup para verificar se elas foram executadas no horário programado. Caso seja necessário, ele inicia o processo de cópia de arquivos.

6. Rapidez na implementação

Você já avaliou quanto tempo se perde com a implementação de um sistema ou instalação de um equipamento dentro da companhia? Pois é, realizar um backup em um data center interno demanda muito tempo da equipe de TI e dos profissionais que atuam em variadas funções na organização. Muitas vezes, inclusive, é necessário parar a atividade até que tudo se resolva.

O backup de arquivos online, por sua vez, é implementado em poucos minutos. Basta escolher um fornecedor, avaliar o contrato SLA e solicitar o serviço. Tudo é resolvido em poucos cliques e a equipe interna da empresa pode continuar trabalhando normalmente.

7. Disponível para diferentes segmentos

O backup na cloud pode ser utilizado por empresas de variados segmentos do mercado e diferentes tamanhos. Ou seja, a solução atende qualquer modelo de negócio e o empreendedor só paga pelos recursos que utiliza.

Além do mais, não é necessário ter conhecimento amplo em TI para conseguir usar a ferramenta. Basta utilizar um navegador para acessar o painel de controle e inserir o login e senha.

8. Segurança com backup em nuvem

Talvez uma das principais vantagens do backup em nuvem é a segurança. Quer ver um exemplo? Uma organização que armazena dados em um servidor corre riscos de incêndio, enchente, roubo, e outras situações que podem comprometer as informações armazenadas. Já com a cloud esse tipo de situação não acontece.

Uma empresa que utiliza backup online consegue armazenar os dados com mais segurança porque as informações são criptografadas, o que dificulta o acesso de usuários mal intencionados.

Enfim, o backup na cloud pode dar mais agilidade e segurança para a sua companhia. Para tanto, também é fundamental buscar o apoio de um um parceiro de confiança que oferecerá as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio.

Gostou de conhecer essas vantagens do backup em nuvem, mas ainda tem dúvidas sobre como essa infraestrutura funciona? Faça uma demonstração gratuita e comprove esses benefícios!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top