Já imaginou tentar abrir o seu servidor e estar tudo indisponível? Sem acesso a nenhum programa ou serviço? E do nada, o seu site está fora do ar ou extremamente lento? A sua empresa pode estar sendo alvo de um ataque DDoS.
Mas como? Esse tipo de ataque tem a função de reunir diferentes máquinas para acessar um servidor ao mesmo tempo, prejudicando o seu funcionamento. Com isso, todos os recursos hospedados podem sofrer interferências e apresentar instabilidade.
Manter a segurança cibernética é uma grande preocupação das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Os ataques virtuais estão cada vez mais frequentes e já prejudicaram desde instituições financeiras até órgãos públicos.
Só em 2021, conforme relatório da Netscout Systems, mais de 9 milhões de ataques DDoS foram lançados. E este ano de 2022 não melhorou em nada: em uma pesquisa recente realizada pela Global DDoS Landscape Report, os ataques DDoS tiveram uma aumento de 205% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.
Portanto, é importante avaliar a infraestrutura utilizada pelo negócio e fazer um monitoramento frequente para evitar essas ocorrências. Quer saber como funciona o DDoS e como evitá-lo? Confira a seguir.
Entenda o que é o ataque DDoS
A sigla DDoS significa Distributed Denial of Service, conhecido também como um ataque conjunto para promover a negação do serviço. A ideia principal é utilizar um computador mestre para gerenciar outras máquinas ao redor do mundo, promovendo o acesso conjunto a um servidor. Ele fica sobrecarregado, com falhas na memória e processamento, o que promove a queda de sites e outros recursos.
Qual é a grande diferença dos demais ataques virtuais?
Nas situações mais comuns, como por exemplo o ransomware, os hackers encontram uma brecha para invadir computadores e danificar ou sequestrar os arquivos. Consequentemente, a empresa fica refém de chantagens para obter os dados novamente.
Já no ataque DDoS o principal objetivo é deixar um ou mais servidores lentos e inacessíveis, prejudicando o negócio por um determinado período.
Principais riscos para o negócio
Por que se preocupar esse tipo de ataque se é temporário? O grande problema é quando ele ocorre em um dia muito importante para a empresa. Por exemplo: um e-commerce lança uma promoção especial durante a Black Friday e no dia sofre com um ataque DDoS.
Consequentemente, o servidor ficará sobrecarregado e os clientes terão dificuldade para visualizar as ofertas do site e fechar os pedidos, prejudicando o sucesso da campanha.
Logo, o maior impacto desse método de ataque é a interrupção no funcionamento das operações hospedadas no servidor. Um negócio que opera apenas no ambiente digital, ficando com todas as informações disponíveis em um servidor online, pode ficar “fechado” por um dia.
Já se os sistemas da empresa funcionam na nuvem o ataque pode comprometer o fluxo de informações entre os profissionais, fornecedores e clientes.
Como evitar um ataque DDoS
Você pode mitigar os ataques utilizando uma infraestrutura robusta e aplicando algumas barreiras de acesso às informações. Conheça alguns exemplos:
Monitore a rede
Acompanhe o tráfego na rede para identificar se existem acessos fora do padrão e outras anomalias. Ao fazer esse monitoramento, você consegue identificar qualquer tentativa de ataque e agir rapidamente para conter o problema.
Utilize mais de um servidor
Ao contratar mais de um servidor para armazenar os dados da empresa, como serviços de e-mail, website sistemas, você consegue limitar a ação. Assim, a companhia não fica com toda a infraestrutura afetada em uma situação de ataque.
Invista na infraestrutura
Contrate serviços em cloud com empresas que forneçam proteção anti-DDoS. Este serviço faz a detecção de tentativas de acesso maliciosas utilizando algorítimos inteligentes. Após detectar o ataque são aplicadas regras que bloqueiam os casos suspeitos, eliminando o tráfego malicioso e permitindo apenas que a informação legítima chegue até os usuários e clientes.
Todas as soluções da Saphir possuem proteção Anti-DDoS. Serviço que opera em tempo real para garantir a maior disponibilidade das operações. Funciona em baixa latência, hiperconectado e utilizando multifornecedores. Além disso, possui alta qualidade na identificação e bloqueio dos ataques.
Portanto, evite que ataques DDoS comprometam o funcionamento do seu servidor, afetando o funcionamento do seu site, banco de dados e outras ferramentas alocadas no ambiente. Com a Saphir, todos os serviços atuam com proteção anti-DDoS que garantem que o seu negócio esteja sempre no ar.