Migração de Cloud Server (VM) para Container: como garantir a segurança dos dados?

Migração de Cloud Server (VM) para Container

Você sabe como se preparar para efetuar a migração de Cloud Server (VM) para Container? Por apresentar grandes vantagens, essa solução já faz parte do dia a dia de muitas empresas. Os containers trazem mais segurança, melhoram a alocação de recursos e conseguem lidar melhor com modificações de demanda.

Porém, para efetuar a migração de Cloud Server (VM) para Container, uma série de cuidados devem ser tomados. Confira os principais deles abaixo!

Migração de Cloud Server (VM) para Container: as vantagens de fazê-la

A possibilidade de executar softwares em ambientes virtualizados trouxe grandes vantagens para as empresas. Ao contrário das soluções Bare Metal, essa opção permite às organizações isolar vários aplicativos em diferentes ambientes e ter um melhor uso do hardware disponível.

Porém, diante da maneira como esse tipo de ferramenta é estruturada, a empresa pode ter grandes dificuldades para escalar recursos e melhorar a performance geral do ambiente de trabalho.

Com os containers, por outro lado, isso não acontece. Com o compartilhamento de recursos do kernel do sistema operacional, do sistema de arquivos, da pilha TCP e dos demais recursos da máquina, os containers conseguem garantir um desempenho de ponta para todas as aplicações sem que ocorra a sobrecarga da CPU ou da memória. Em outras palavras, o que não for utilizado por um usuário é direcionado automaticamente para outros containers, gerando uma experiência de uso de qualidade.

Outra vantagem do container é a possibilidade de modificar os recursos para cada instância sem a necessidade de reiniciá-la. Isso dá mais agilidade para que o gestor possa atender a aumentos de demanda.

Os containers são soluções ideais para empresas de desenvolvimento de software. Por meio deles, é possível empacotar, testar e criar novas ferramentas com agilidade e alta escalabilidade. Como consequência, projetos passam a ter menos atrasos e mais competitividade.

Principais fatores a considerar quando fizer a migração de Cloud Server (VM) para Container

Ao migrar de uma estrutura baseada no cloud Server para containers, a empresa deve tomar uma série de cuidados para evitar vazamento de dados, erros de compatibilidade e demais fatores que interferem no sucesso da iniciativa. Com um planejamento abrangente, o negócio consegue maximizar os seus resultados e, assim, trazer um lucro maior ao investimento.

A segurança de dados é um fator que não deve ser deixada de lado. É importante criar backups, regras de controle e de monitoramento. Dessa forma, possíveis erros e vulnerabilidades não afetarão a rotina dos usuários.

Todas as etapas devem ser agendadas e planejadas. Dessa forma, os setores que forem afetados pelo processo conseguirão preparar-se com antecedência.

Também é importante efetuar testes e monitorar os resultados continuamente. Isso permitirá ao negócio evitar erros de compatibilidade e performance capazes de atrapalhar a experiência do usuário. Além disso, as configurações devem ser otimizadas conforme o perfil da infraestrutura para garantir um desempenho de ponta.

Como uma empresa especializada pode auxiliar no processo

No momento em que o negócio decide efetuar a migração de Cloud Server (VM) para Container, o apoio de uma empresa especializada pode ser fundamental para garantir o sucesso da iniciativa. Com o auxílio de uma consultoria, o negócio conseguirá identificar as melhores estratégias para efetuar uma integração de soluções mais precisa, confiável e robusta. Assim, os resultados atingidos tornam-se muito mais lucrativos para o negócio.

Por meio de um processo de análise, a consultoria identificará os principais riscos, gargalos e pontos de atenção para o processo de migração. Dessa forma, medidas preventivas podem ser tomadas para evitar falhas e atrasos. Além disso, a rotina de migração será feita conforme o funcionamento do empreendimento, evitando prejuízos e dando mais agilidade para as rotinas.

Gostou do post e quer ter acesso a mais dicas de TI? Siga nossas páginas no Twitter, Google+, Facebook e LinkedIn!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top