Confira 10 Tendências tecnológicas para 2019

Tendências tecnológicas para 2019

Você sabe quais serão as principais tendências tecnológicas mundiais para 2019? O analista do vice-presidente da Gartner, David Cearley, falou sobre o assunto no Simpósio ITxpo em Orlando, na Flórida.

Durante o evento, ele salientou que o futuro será caracterizado por dispositivos inteligentes que são capazes de entregar serviços digitais em qualquer lugar. Quer saber mais sobre essas mudanças? É só continuar a leitura!

1. Equipamentos e objetos autônomos

Não importa qual será o ambiente ou o uso para os objetos, pois a automação estará presente em diferentes tarefas do cotidiano. A inteligência artificial permitirá que os equipamentos desenvolvam atividades antes executadas pelos homens, sendo essa uma das principais tendências tecnológicas para 2019.

Haverá uma sofisticação e variedade no uso da inteligência, mas todos os objetos autônomos serão capazes de interagir com naturalidade nos ambientes. Entre os modelos já existentes estão:

  • robôs;
  • veículos;
  • drones;
  • maquinário para agricultura;
  • eletrodomésticos.

Essas tecnologias são capazes de atuar de diferentes maneiras em áreas distintas: mar, terra, ar e no meio digital. Por exemplo: um drone pode sobrevoar uma determinada região com a assistência de uma pessoa, enquanto um robô agrícola atua completamente sozinho no campo.

Portanto, diferentes modelos de negócio poderão utilizar dispositivos inteligentes e autônomos para aperfeiçoar o desenvolvimento de suas demandas. Isso contribuirá com o trabalho das pessoas, que terão dados corretos para tomar decisões mais acertadas para as empresas.

2. Análise aumentada

Atualmente, as organizações recebem inúmeros dados de diferentes lugares para realizar verificações e agrupamento de informações a fim de efetuar análises críticas. Desse modo, fica difícil para o gestor explorar todas as possibilidades existentes para obter insights para o negócio.

A análise aumentada representa uma mudança nesse parâmetro a partir do momento que os analistas de dados utilizam algoritmos automatizados para criar diferentes hipóteses. Por esse motivo, eles farão uso de plataformas inteligentes para coleta e gestão das informações.

3. Uso da inteligência artificial (IA) para desenvolvimento de soluções

O mercado está mudando e os desenvolvedores de sistemas e demais dispositivos utilizarão a inteligência artificial para ampliar a eficiência das ferramentas.

Assim, eles terão acesso a testes automatizados e geração automática de códigos, facilitando a criação de uma ampla gama de aplicativos para os usuários.

4. Gêmeo Digital

Essa é a representação digital de um objeto, processo ou ambiente. O gêmeo digital poderá ser utilizado para criar representações de sistemas maiores, como uma usina elétrica.

Desse modo, ele permitirá o acompanhamento e controle em tempo real do que acontece no ambiente físico. Também será possível avaliar diferentes cenários e obter insights para aperfeiçoar produtos, melhorar a eficiência dos processos e criar oportunidades de negócios.

5. Edge Computing

A edge computing é uma das fortes tendências tecnológicas para 2019. Ela consiste no processamento e análise de dados em um local próximo de onde estão as fontes de informação, ou seja, no perímetro ou bordas da rede. Isso permite que as organizações obtenham resultados mais rápidos.

A perspectiva é que os dispositivos móveis e industriais passem a utilizar mais a borda da rede para o processamento de dados, enquanto a nuvem se encarregará de armazenar as informações.

6. Tecnologias de imersão

As plataformas de conversação modificam a maneira como os usuários interagem, e as tecnologias de realidade aumentada e virtual alteram o modo que as pessoas percebem o mundo. Até 2028, a Gartner acredita que essas soluções criarão uma nova experiência de imersão.

Essas tecnologias têm um grande potencial de ampliar a produtividade, identificar a posição de determinados objetos e levar mais realidade para a comunicação virtual. Isso já começa a ser observado em algumas organizações que utilizam o chatbots, por exemplo.

A tecnologia ainda permitirá a incorporação de sensores para identificar as emoções das pessoas com base nas expressões faciais. Dessa maneira, os usuários passarão a ter uma experiência única e personalizada no atendimento.

7. Blockchain

O blockchain é uma maneira de realizar transações online com segurança, por meio do uso da criptografia. Os participantes da rede conseguem efetuar negociações e rastrear o envio do dinheiro sem a necessidade do envolvimento de uma instituição financeira.

Essa tecnologia pode se expandir para diferentes áreas, como saúde, manufatura e organizações governamentais.

8. Ambientes inteligentes integram as tendências tecnológicas

Os espaços inteligentes são aqueles em que pessoas e tecnologias estão conectadas e integradas para o bem comum. As soluções passam a fazer parte do dia a dia das pessoas para melhorar a vida em sociedade, aliando negócios, residências e indústrias.

As cidades inteligentes se encaixam nessa situação. Elas coletam informações sobre a intensidade do tráfego para promover a abertura ou fechamento dos semáforos, por exemplo. As companhias de transporte coletivo conseguem distribuir os ônibus com mais eficiência ao identificar os locais em que há mais pessoas esperando pelo transporte.

9. Ética e privacidade no mundo digital

Os consumidores têm consciência sobre o valor de suas informações pessoais e estão preocupados em como as organizações públicas e privadas utilizam seus dados. Por isso, estão avaliando melhor o que compartilhar no ambiente digital.

As organizações, então, devem se preocupar com essa situação e criar políticas de privacidade dos dados para seus clientes. Será necessário valorizar a ética nas empresas para estabelecer uma relação de confiança com os consumidores.

10. Computação Quântica

Esse é um modelo de computação que se baseia no estado quântico das partículas subatômicas. Essas máquinas são escaláveis e têm um funcionamento diferenciado. Os equipamentos são capazes de realizar diferentes cálculos de uma só vez, por exemplo.

Essa tecnologia ainda é emergente, pois está em fase de estudo por grandes corporações, como a IBM.

Enfim, essas tendências tecnológicas mostram que haverá muitas mudanças em 2019 e nos próximos anos. Sendo assim, é importante ficar atento a esse cenário para sua empresa conseguir acompanhar o mercado.

Você não tem tempo de pesquisar essas mudanças no mundo tecnológico, mas quer acompanhar o que está por vir? Assine a nossa newsletter para receber as novidades do mundo digital!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top