4 dicas para manter a segurança dos dados da sua empresa

4 dicas para manter a segurança dos dados da sua empresa

Toda empresa possui dados importantes e, atualmente, essas informações ficam armazenadas nos próprios computadores da empresa. Se você não usa o serviço de cloud computing, é preciso redobrar a atenção em relação à segurança dos dados da sua empresa.

Não importa se é pequena, média ou grande: as empresas precisam preocupar-se com o nível de segurança em suas máquinas e sistemas. Os colaboradores podem seguir algumas recomendações importantes. Confira!

1. Proteja a rede Wi-Fi

Não basta colocar senha: é preciso escolher uma senha forte. Além disso, configurar o(s) roteador(es), optando por criptografar sua rede também é uma medida que aumenta a proteção.

Altere frequentemente a senha de sua Wi-Fi porque visitantes podem ter acesso à rede da sua empresa. Isso também evita que ex-funcionários tenham acesso.

2. Softwares atualizados

Provavelmente sua empresa utiliza softwares de controle financeiro, de gestão ou específicos do seu ramo de atuação. É imprescindível que esses programas sejam atualizados constantemente.

Cada atualização traz vantagens e benefícios que também contribuem para a segurança dos dados que são armazenados.

3. Antivírus e backup

Na plataforma Windows, a mais utilizada por empresas, o antivírus é uma ferramenta que faz a diferença. Mas, para que ele funcione, é preciso mantê-lo atualizado e, além disso, frequentemente escanear as máquinas para remover qualquer malware ou vírus para evitar maiores problemas.

O backup também é uma segurança que se tem em casos de urgência. Esse procedimento permite que a empresa dê continuidade a suas atividades apesar do problema, por exemplo, de perda de dados.

4. Treinamento da equipe

Capacitações e treinamentos são uma ótima maneira de informar sua equipe sobre os cuidados ao utilizar os dispositivos e assegurar que todos estão cumprindo as normas de segurança da empresa.

O mais indicado, sem dúvidas, é que a empresa conte com uma equipe especializada para manter a segurança dos dados e, acima disso, possa dar um suporte qualificado em casos de vazamentos de informações.

O programa Fantástico – de domingo, 25.10 -, apresentou um golpe que tomou conta da internet: o sequestro de dados. Assim como o sequestro que já conhecemos, os crackers – responsáveis pela execução do crime – invadem computadores e somente devolvem o acesso com o pagamento de um resgate.

Você possui alguma prática para garantir a segurança das informações das sua empresa? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top