Automação de serviços: por que é necessário para pequeno negócio?

automação de serviços

O que uma empresa precisa ter para começar a automatizar seus processos? Se você já pensou em alguma limitação para responder, é hora de deixar todas as ideias preconcebidas de lado! Neste artigo, mostramos que a automação de serviços é uma necessidade até para as menores empresas — em vez de algo para se pensar quando cresce, uma solução para crescer.

Ficou interessado? Então, vamos começar!

Automação de serviços independentemente do tamanho

Ainda existe na cabeça de alguns profissionais, inclusive na área de TI, a ideia de que a preocupação com processos e atividades automatizadas deve ficar apenas para as empresas grandes. Afinal, eles imaginam nelas a complexidade de produção, muitos funcionários e uma grande base de clientes.

Tal tipo de pensamento é um dos que mais contribui para a estagnação tecnológica e despreparo para aproveitar oportunidades de crescimento que surgem em um mercado competitivo.

A realidade dentro das companhias vem demonstrando exatamente o contrário. Quanto mais as pequenas e médias empresas investem em automação, mais fôlego têm de se consolidar e aumentar sua gama de produtos ou serviços. Consequentemente, elas conseguem transformar inteligência de negócio em soluções práticas por meio da tecnologia.

Portanto, se esse é o caso da empresa em que você trabalha, a sua posição como gestor deve ser estratégica. É preciso pensar na automação de serviços como um meio para crescer, não uma necessidade quando vocês já estiverem maiores. É essa mudança de mindset que pode transformar o negócio e apontar o caminho para o futuro.

Entenda como a automação vem revolucionando diversas áreas

Para exemplificar o que a automação vem fazendo para empresas de diversas áreas e tamanhos, listamos alguns benefícios que ela traz divididos por setores:

Automação industrial

A indústria foi o primeiro setor produtivo a abraçar a automação, principalmente no chão de fábrica e na logística. O investimento de uma empresa pequena em etapas automatizadas pode agilizar a produção e baratear os custos de toda a cadeia.

É uma forma de otimizar o que você tem de estrutura e fazer mais com menos. Quem mais pode se beneficiar disso do que uma pequena indústria que busca mais ofertas e demandas? A automação cria esse cenário positivo sem a necessidade de grandes investimentos estruturais.

Automação comercial

A gestão do comércio também pode ser otimizada em pequenas empresas. Nesses casos, a automação se faz presente nas transações financeiras e no gerenciamento de bancos de dados.

É possível utilizar a tecnologia para controlar estoque e fornecedores, ter um controle financeiro mais preciso e coletar dados importantes para a utilização de big data no crescimento da empresa.

Automação de atendimento

Seja qual for a área de atuação, mas principalmente no setor de comércio e serviços, o atendimento ao cliente é sempre um ponto de preocupação para todos os departamentos envolvidos.

Ainda mais quando uma empresa é pequena, é difícil dar conta de tantos chamados e ainda nutrir um relacionamento próximo com uma base de clientes crescente.

A automação entra aqui na forma de chatbots, ERPs e outros canais tecnológicos que a TI pode implementar desde o início do negócio. Esse tipo de intervenção agiliza o atendimento, faz uma triagem prévia de chamados e diminui a carga sobre outros profissionais que precisam fazer esse contato.

Automação de serviços e processos

Independente do setor ou tamanho da empresa, existem diversos processos ao longo de uma cadeia produtiva que podem ser automatizados para trazer mais eficiência e economia.

É por isso que não dá para esperar crescer e só então implementar soluções tecnológicas em serviços e tarefas — é a sua atuação na gestão da TI que vai tornar esse crescimento viável.

Saiba como buscar a melhor estrutura para automação

Portanto, se sua empresa quer sobreviver no futuro, é hora de investir em automação independentemente do seu tamanho ou natureza do serviço.

Mas, não dá para começar esse planejamento de qualquer jeito. O mais importante para uma automação de serviços bem sucedida é a estrutura que suporta esses processos.

Se você ainda tem dúvidas de como começar a automatizar sua empresa e o que fazer para atingir os melhores resultados, por que não entra em contato conosco? A Saphir oferece a expertise e a tecnologia necessárias para qualquer tipo e tamanho de projeto de automação baseado em Cloud Computing!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top