Ter um site e um serviço de e-mails de qualidade é a maneira mais eficiente de manter um relacionamento com os clientes e divulgar os trabalhos de uma empresa. Portanto, é fundamental ter um cuidado na hora de escolher uma hospedagem.
É por meio da hospedagem que você obtém um espaço em um servidor para armazenar arquivos e dados, e assim, deixá-los visíveis para os usuários. Por isso, é necessário analisar com cuidado a empresa a ser contratada a fim de evitar problemas no futuro.
Muitas organizações oferecem pacotes extremamente baratos, mas não têm capacidade de suportar toda a demanda. O resultado? Um site que fica fora do ar inúmeras vezes durante o ano e e-mails não entregues. Para evitar que esse tipo de situação aconteça, é importante ter atenção às condições de contratação, verificar a credibilidade da fornecedora do serviço e a disponibilidade dela para solucionar falhas. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O que avaliar na hora de escolher uma hospedagem de site?
A seguir, separamos alguns critérios que devem ser considerados na hora de escolher um serviço. Veja:
Suporte técnico
Já pensou se o seu site fica fora do ar ou se outra situação surgir durante o dia? Nessa hora, é que se dá a verdadeira importância ao suporte especializado. Por isso, é importante averiguar a estrutura disponibilizada pela empresa, agilidade de atendimento, capacidade técnica dos profissionais e se é ofertado SLA em contrato.
SLA (Service Level Agreement) é um acordo formal entre um provedor de serviço e um cliente que define os níveis de serviço esperados e estabelece as responsabilidades de cada parte. Quando um SLA é garantido em contrato, significa que o provedor de serviço se compromete a cumprir os níveis de serviço acordados e oferece garantias de que isso será feito.
Além disso, opte por fornecedores nacionais, com isso, fica garantido de que a língua oficial do país será utilizada durante o atendimento, o que pode facilitar a comunicação e evitar problemas de compreensão. E também, evita-se possíveis problemas legais, pois é possível ter melhor compreensão da legislação local, como a LGPD, e dos demais regulamentos aplicáveis.

Analise o custo-benefício
A frase pode até ser bastante comum, mas o barato pode sair caro. Então, antes de contratar o serviço da empresa que oferece o menor preço ou inúmeras vantagens gratuitas, procure conhecer melhor os benefícios da contratação.
Um plano de hospedagem seguro e bem estruturado deve oferecer a garantia de funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal, ninguém sabe em qual horário o seu cliente vai pesquisar fornecedores ou serviços ou mesmo enviar um e-mail, certo?
Sendo assim, a página precisa funcionar todos os dias, pois duas horas com o site “fora do ar” pode representar prejuízos financeiros e muita dor de cabeça.
Preste atenção aos limites impostos
Muitas pessoas não dão a devida atenção ao contrato de serviço apresentado pela fornecedora de hospedagem. É aí que está o grande erro. É nesse documento que constam todas as informações sobre as condições oferecidas pela empresa e as limitações que ficam descritas em linhas pequenas.
É possível encontrar na internet diferentes fornecedores que disponibilizam opções mais econômicas de hospedagem, pois o serviço funciona de forma compartilhada. Esse modelo impõe uma série de restrições de acessos, com isso, se o site ou as contas de e-mail atingirem os limites de tráfego de dados contratado, o site pode acabar saindo do ar e as contas de e-mail podem ficar fora de funcionamento.
Por essa razão é importante prestar muita atenção ao contrato, como na quantidade de inodes, banco de dados e poder de processamento e memória. Entre as restrições mais comuns de uma hospedagem compartilhada estão:
- Incapacidade para utilizar conteúdo multimídia de grande porte (vídeos);
- Proibição de uso do serviço para armazenar backups de arquivos que não estão relacionados ao website;
- Uso do plano para hospedar sites de clientes;
- Limitação no uso de e-mail, imagens e arquivos;
- Restrição para uso de e-mail marketing e baixa capacidade para cadastro de contatos;
- Ausência de backups ou tempo reduzido de armazenamento.
No entanto, ressaltamos que a hospedagem compartilhada pode ser uma boa opção para sites e e-mails com pouco volume de acesso ou dados. Para atividades online que demandam mais recursos, como uma e-commerce – é interessante contratar um cloud server dedicado.

Veja se existe uma garantia uptime
Outro aspecto que deve ser observado é a existência de garantia uptime no contrato SLA. Esse termo é utilizado para definir o tempo de disponibilidade do servidor e interfere diretamente no período em que o website corre o risco de ficar fora do ar.
O ideal é o fornecedor oferecer uma garantia uptime mais próxima a 100%. Na maioria dos casos, o índice chega a 99,9%. Isso significa que a página poderá ficar indisponível por no máximo 8 horas durante o período de um ano.
Normalmente, empresas que fazem a hospedagem em cloud conseguem oferecer um serviço mais confiável e com uma elevada garantia uptime.
Verifique a política de privacidade
A política de privacidade tem como objetivo informar o usuário sobre a maneira como seus dados são coletados e utilizados pelo fornecedor. Essa prática serve para melhorar a experiência da pessoa que acessa a página, bem como coletar informações sobre os links mais visitados.
Neste momento, é importante ressaltar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esta estabelece regras sobre a coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento de dados pessoais por empresas e entidades públicas. A LGPD tem como objetivo proteger a privacidade e os dados pessoais dos indivíduos, garantindo que eles sejam tratados de forma adequada e segura.
Por isso, fique atento, é fundamental verificar se a sua empresa utiliza informações pessoais dos clientes de forma correta e respeitando as regulamentações. Por exemplo, para envio de newsletter é preciso autorização. Uma organização que respeita o cliente dá a ele a liberdade de escolher se deseja receber e-mails com promoções ou dicas de uso das ferramentas.

Verifique a credibilidade da empresa
Pesquise em sites como Reclame Aqui para saber a reputação da empresa antes de contratar o serviço. Os consumidores estão cada vez mais atentos, e costumam compartilhar as insatisfações.
Você ainda pode conversar com atuais clientes para ouvir as opiniões, dificuldades no relacionamento com a companhia ou elogios sobre a empresa. O importante é reunir informações que possam ajudar na hora de tomar uma decisão.
Escolha um plano de hospedagem
Depois de conhecer a qualidade técnica da prestadora de serviço, é hora de definir o plano de hospedagem que melhor se encaixa no perfil da empresa.
Para isso, deve-se avaliar os serviços incluídos no pacote como: número de contas de e-mail, quantidade de contas de FTP, capacidade de transferência mensal e o espaço de armazenamento no site e nos e-mails.
Ou seja, é fundamental compreender qual uso será feito da página para escolher o plano ideal. Por exemplo: se a empresa publicará vídeos, fotos ou outros arquivos grandes com frequência, o melhor é optar por um plano com maior capacidade de armazenamento. Dessa forma, você evita que a página fique fora do ar ou demore para carregar os documentos.
Além disso, é necessário avaliar a quantidade de dados transferidos diariamente, pois isso pode mudar muito a escolha do plano de hospedagem do site. Também deve-se levar em conta a linguagem utilizada nas páginas web, visto que o servidor deve ser compatível com ela.
Algumas empresas oferecem outros benefícios junto com os planos, entre eles estão: segurança — com serviços de gerenciamento de cloud, e-mails protegidos por antivírus e antispam e backups diários do site e do banco de dados. É importante ressaltar que quando o backup é realizado frequentemente, é muito mais rápido solucionar os problemas e restabelecer as operações. Assim, a companhia não corre o risco de sofrer invasões de hackers e perder dados importantes.
Portanto, antes de definir a sua hospedagem de sites e e-mails, pesquise bem as opções disponíveis no mercado, verifique a reputação da empresa e os recursos oferecidos. Assim, você poderá tomar uma decisão informada e escolher uma hospedagem que atenda às suas necessidades e ofereça um excelente custo-benefício.

Por que escolher a Saphir?
A Saphir oferece um serviço de hospedagem de sites e e-mails que garante o sucesso de sua presença online. Ao optar pela nossa hospedagem, seu serviços e produtos estarão sempre disponíveis para os seus clientes, proporcionando uma experiência de navegação confiável.
Além disso, o nosso serviço de hospedagem disponibiliza recursos de segurança, backup diários e anti-spam, para a sua empresa operar com tranquilidade de que seus dados estarão sempre protegidos contra eventuais problemas.
Quer escolher um serviço confiável? Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça os planos de hospedagem disponíveis! Temos pacotes especiais para pequenos, médios e grandes negócios!
