Hospedagem de site: quais os cuidados na hora de escolher?

Hospedagem de site: quais os cuidados na hora de escolher

Ter uma página virtual é a maneira mais eficiente de manter um relacionamento com os clientes e divulgar os trabalhos de uma empresa. Portanto, é fundamental ter um cuidado na hora de escolher uma hospedagem de site.

É por meio da hospedagem que você obtém um espaço em um servidor na nuvem para armazenar os arquivos do website, e assim, deixá-los visíveis para os usuários. Por isso, é necessário analisar com cuidado a empresa a ser contratada a fim de evitar problemas no futuro.

Muitas organizações oferecem pacotes extremamente baratos, mas não têm capacidade de suportar toda a demanda. O resultado? Um site que fica fora do ar inúmeras vezes durante o ano. Para evitar que esse tipo de situação aconteça, é importante ter atenção às condições de contratação, verificar a credibilidade da fornecedora do serviço e a disponibilidade dela para solucionar falhas.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O que avaliar na hora de escolher uma hospedagem de site?

A seguir, separamos alguns critérios que devem ser considerados na hora de escolher um serviço. Veja:

Verifique a qualidade do suporte técnico

Já pensou se o seu site fica fora do ar ou se outra situação surgir durante o dia? Nessa hora, é que se dá a verdadeira importância ao suporte técnico. Por isso, é importante averiguar a estrutura disponibilizada pela empresa, agilidade de atendimento, capacidade técnica dos profissionais e vontade de resolver problemas.

Essa é a melhor maneira de evitar que o site fique fora do ar por longos períodos, o que pode representar um prejuízo financeiro para a empresa.

Analise o custo-benefício

A frase pode até ser bastante comum, mas o barato pode sair caro. Então, antes de contratar o serviço da empresa que oferece o menor preço ou inúmeras vantagens gratuitas, procure conhecer melhor os benefícios da contratação.

Um plano de hospedagem seguro e bem estruturado deve oferecer a garantia de funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal, ninguém sabe em qual horário o seu cliente vai pesquisar fornecedores ou serviços, certo?

­­Sendo assim, a página precisa funcionar todos os dias, pois duas horas com o site “fora do ar” pode representar prejuízos financeiros e muita dor de cabeça.

The Office Internet GIF - Find & Share on GIPHY

Preste atenção aos limites impostos

Muitas pessoas não dão a devida atenção ao contrato de serviço apresentado pela fornecedora de hospedagem. É aí que está o grande erro. É nesse documento que constam todas as informações sobre as condições oferecidas pela empresa e as limitações que ficam descritas em linhas pequenas.

Muitos fornecedores disponibilizam opções mais econômicas de hospedagem de site, pois o serviço funciona de forma compartilhada. Esse modelo impõe uma série de restrições que o usuário desconhece e com isso, acaba infringindo muitas regras sem saber. O resultado disso é a suspensão temporária da conta.

Para não cair nessa armadilha, você deve prestar muita atenção ao contrato. Entre as restrições mais comuns de uma hospedagem compartilhada estão:

  • incapacidade para utilizar conteúdo multimídia de grande porte (vídeos);
  • proibição de uso do serviço para armazenar backups de arquivos que não estão relacionados ao website;
  • uso do plano para hospedar sites de clientes;
  • limitação no uso de e-mail, imagens e arquivos, geralmente denominados por “inodes” nos termos do contrato.
  • restrição para uso de e-mail marketing e baixa capacidade para cadastro de contatos;
  • ausência de backups ou tempo reduzido de armazenamento.

Muitas dessas características prejudicam o funcionamento do website no dia a dia, bem como a segurança das informações armazenadas ao longo do tempo.

Veja se existe uma garantia uptime

Outro aspecto que deve ser observado é a existência de garantia uptime no contrato SLA. Esse termo é utilizado para definir o tempo de disponibilidade do servidor e interfere diretamente no período em que o website corre o risco de ficar fora do ar.

O ideal é o fornecedor oferecer uma garantia uptime mais próxima a 100%. Na maioria dos casos, o índice chega a 99,9%. Isso significa que a página poderá ficar indisponível por no máximo 8 horas durante o período de um ano.

Normalmente, empresas que fazem a hospedagem em cloud conseguem oferecer um serviço mais confiável e com uma elevada garantia uptime.

Verifique a política de privacidade

Ela tem como objetivo informar o usuário sobre a maneira como seus dados são coletados e utilizados pelo fornecedor. Essa prática serve para melhorar a experiência  da pessoa que acessa a página, bem como coletar informações sobre os links mais visitados.

Contudo, é fundamental ficar atento se a empresa utiliza suas informações pessoais para envio de newsletter sem a sua autorização. Uma organização que respeita o cliente dá a ele a liberdade de escolher se deseja receber e-mails com promoções ou dicas de uso das ferramentas.

Averigue a credibilidade da empresa

Pesquise em sites como Reclame Aqui para saber a reputação da empresa antes de contratar o serviço. Os consumidores estão cada vez mais atentos, e costumam compartilhar as insatisfações.

Você ainda pode conversar com atuais clientes para ouvir as opiniões, dificuldades no relacionamento com a companhia ou elogios sobre a empresa. O importante é reunir informações que possam ajudar na hora de tomar uma decisão.

Escolha um plano de hospedagem de site

Depois de conhecer a qualidade técnica da prestadora de serviço, é hora de definir o plano de hospedagem que melhor se encaixa no perfil da empresa.

Para isso, deve-se avaliar os serviços incluídos no pacote como: número de contas de e-mail, quantidade de contas de FTP, capacidade de transferência mensal e o espaço de armazenamento no site e nos e-mails.

Ou seja, é fundamental compreender qual uso será feito da página para escolher o plano ideal. Por exemplo: se a empresa publicará vídeos, fotos ou outros arquivos grandes com frequência, o melhor é optar por um plano com maior capacidade de armazenamento. Dessa forma, você evita que a página fique fora do ar ou demore para carregar os documentos.

Além disso, é necessário avaliar a quantidade de dados transferidos diariamente, pois isso pode mudar muito a escolha do plano de hospedagem do site. Também deve-se levar em conta a linguagem utilizada nas páginas web, visto que o servidor deve ser compatível com ela.

Algumas empresas oferecem outros benefícios junto com os planos, entre eles estão: segurança — com serviços de gerenciamento de cloud, e-mails protegidos por antivírus e antispam e backups diários do site e do banco de dados.

Quando o backup é realizado frequentemente, é muito mais rápido solucionar os problemas e restabelecer as operações. Assim, a companhia não corre o risco de sofrer invasões de hackers e perder dados importantes.

Por que escolher a Saphir?

 A nossa empresa conta com um time de especialistas prontos para atendê-lo sempre que precisar. Nossa maior preocupação é oferecer um serviço de qualidade e suporte 24 horas.

Muitos de nossos clientes já experimentaram outros serviços e depois escolheram permanecer conosco, pois perceberam que nossos profissionais têm conhecimento técnico e cumprem o que prometem na hora da contratação.

A Saphir também se preocupa com a segurança das informações da companhia e de seus clientes, por isso, disponibiliza serviços de anti-spam para evitar a contaminação dos servidores com vírus.

Além disso, os sites hospedados com a Saphir contam com uma política de backups diários. Dessa maneira, você sempre terá uma versão atualizada dos arquivos sempre que precisar.

Ao fazer a escolha certa do serviço de hospedagem de site você garante mais segurança para as informações, disponibilidade da página e credibilidade para sua empresa.

Quer escolher um serviço confiável? Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça os planos de hospedagem disponíveis! Temos pacotes especiais para pequenos, médios e grandes negócios!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top