Saiba como funciona um projeto cloud

Saiba como funciona um projeto cloud

A interferência da tecnologia nos processos mudou completamente a forma de elaborar e executar determinadas tarefas. E o projeto cloud é só mais uma das provas que ratifica essa ruptura com os modelos tradicionais de serviços.

Embora a proposta de computação na nuvem seja recente no Brasil, podemos dizer que ela já é disseminada há tempos fora daqui. Alguns especialistas defendem que o conceito surgiu por volta dos anos 2000, outros ressaltam que os idealizadores deram os primeiros passos, nesse sentido, na década de 60.

Já os formatos comerciais só começaram a ser difundidos em 2006, sobretudo, quando Eric Schmidt tratou de explicar sobre os gerenciadores de datacenters. Na época, o ex-CEO da Google dizia que o computador era o futuro da internet. E hoje vemos que ele tinha razão.

Neste artigo, citaremos alguns tópicos importantes sobre o assunto e você também vai ficar por dentro dos benefícios desse recurso para as empresas. Continue lendo!

O que é o projeto cloud?

Trata-se de um modelo computacional que reduz o esforço de gerenciamento na hora de incluir arquivos ou interagir com o provedor. Nesse formato, vários computadores conectados realizam compartilhamento de memória, entre outras atividades.

As plataformas de e-mails e internet banking, por exemplo, utilizam esse tipo de recurso. Dessa forma é possível realizar acessos, independentemente do dispositivo utilizado.

Como isso funciona?

Antes de adentramos nos benefícios que podem ser obtidos por meio do projeto cloud, é necessário que você compreenda como tudo é organizado, porque isso varia de uma plataforma para outra.

Pública

A infraestrutura e as aplicações essenciais são projetadas com foco no uso pessoal ou corporativo. Nesse caso, é possível compartilhar os recursos computacionais, sem ter acesso às informações de outrem.

Privada

Esse já é um mecanismo personalizado, pois visa entregar a um usuário específico o armazenamento, recursos compuacionais e a segurança que ele precisa. Ou seja, é uma rede fechada. Portanto, a manutenção da estrutura é feita por pessoas designadas e a empresa define as suas regras.

Híbrida

Isso quer dizer que a organização utiliza mais de um tipo de serviço, porque essa rede engloba ofertas das modalidades pública e privada. O objetivo consiste em proporcionar um melhor aproveitamento da tecnologia.

Dessa maneira, a empresa tem a disposição os benefícios da cloud publica e ainda pode direcionar os dados crtíticos para área exclusiva.

Afinal, esse sistema misto é capaz de trazer flexibilidade, rapidez, segurança, além de redução dos custos.

Quais são as etapas necessárias?

O planejamento precisa atender alguns requisitos importantes, porque, quando se trata de estruturação cloud, é importante que ela atenda as necessidades da empresa. Por isso, o checklist deve contemplar algumas fases:

  • Levantamento das condições reais;
  • Avaliação das possibilidades da arquitetura do projeto;
  • Definição das cláusulas acordadas;
  • Realização de teste piloto;
  • Execução do projeto.

Quais são as vantagens?

O projeto cloud traz inúmeros benefícios para as empresas, sobre isso não há dúvidas. Veja:

  • colaboração: gestores e colaboradores têm a oportunidade de trabalhar em conjunto, por meio do compartilhamento de arquivos;
  • performance: a infraestrutura traz para a equipe mais agilidade e isso contribui no ganho de produtividade;
  • segurança: as informações ficam guardadas, por isso podem ser acessadas sempre que houver necessidade, independentemente do que aconteça com o computador convencional;
  • flexibilidade: o fato de acessar os dados de qualquer lugar facilita o trabalho dos envolvidos;
  • redução de custos: o serviço na nuvem elimina os gastos relacionados à manutenção de um servidor físico e depreciação.

Se a tecnologia alterou os processos corporativos, então, cabe a nós nos adequarmos a esse novo sistema, porque dirigir um negócio com eficiência, sem incluir o projeto cloud, é praticamente inviável.

Agora que você já sabe da importância do projeto cloud para as empresas, compartilhe este artigo com outras pessoas nas redes sociais. Pois só assim conseguiremos transformar a forma de como elas interagem com as informações corporativas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top