Suporte Técnico: Quanto custa minha empresa estar parada um dia?

Suporte Técnico: Quanto custa minha empresa estar parada um dia?

Uma empresa funcionando “a todo vapor” é sinônimo de serviço, resultados e lucratividade em se não tiver suporte técnico? Significa um chefe feliz e trabalhadores ocupados. Mas, e se ela parar por alguma falha, o que pode acontecer? É possível calcular os prejuízos?

A frase “o sistema caiu” está por trás de muitos desses problemas nas corporações e provoca os mais temidos arrepios em gerentes e administradores. Isso porque enfrentar um contratempo como esse não significa apenas paralisação das atividades, mas também queda nos resultados financeiros, perda de clientes, processos e prejuízos à imagem da empresa.

Mas, com tanto avanço da tecnologia isso é quase impossível de acontecer. Certo? Errado! Casos de falhas em sistemas de empresas que acabaram com um grande rombo nos cofres não faltam. Basta realizar uma rápida pesquisa no Google (que também já foi vítima de erros) para encontrar exemplos de deixar qualquer um de “cabelo em pé”.

Grandes empresas e grandes falhas

Em 2012, por exemplo, o Banco Real da Escócia (RBS) teve que arcar com um prejuízo de aproximadamente R$ 5,3 bilhões por uma falha no sistema de informação da corporação, que apagou milhares de transações realizadas e deixou muitos clientes sem acesso às contas.

Em 2009, acidentalmente o Google foi sinalizado como malware no mundo todo por cerca de uma hora, o que impediu ou dificultou o acesso de muitos usuários a um dos buscadores mais utilizados. Estima-se que o prejuízo na época foi de quase US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 7 milhões).

Ninguém está livre disso!

Se o Banco Real da Escócia e até o Google sofreram com falhas nos sistemas, que dirá empresas menores, muitas vezes bem mais suscetíveis a panes inesperadas, fraudes internas, ataques externos ou acidentes. Os prejuízos (e não estamos falando apenas dos financeiros) podem ser muito grandes.

A imagem, o nome e a presença no mercado também podem ser destruídos num piscar de olhos dependendo da falha no sistema. Assim, uma marca que levou anos para ser construída e fortalecida pode ser destruída em poucas horas.

Estima-se que a cada dois dias de paralisação serão necessários de três a quatro para colocar tudo em ordem novamente. Isso se o processo de backup de dados e informações for feito de maneira diária. Caso esse prazo seja maior, aí o tempo para restabelecer todas as operações também será.

A importância da nuvem em uma falha no sistema

A computação em nuvem ou cloud computing tem sido a aposta de muitas empresas que desejam fugir de problemas como perda de arquivos ou documentos. Esse tipo de hospedagem garante uma segurança muito maior às empresas e além de facilitar rotinas e otimizar a produtividade, ainda possibilita o acesso de dados de diferentes lugares, através do acesso à internet.

Dessa forma, os empresários podem até ficar mais “despreocupados” já que a solução de falhas na computação em nuvem costumam ser bem mais fácil do que resolver problemas de arquivos salvos diretamente em um computador físico, por exemplo.

A Saphir tem a solução certa para sua empresa!

Com soluções inovadoras em computação em nuvem, a Saphir oferece os melhores serviços para sua empresa estar conectada ao futuro de maneira segura como o suporte técnico.

Conta com uma equipe especializada de suporte e manutenção que trabalha diariamente para evitar falhas nos sistemas e prejuízos a você. Entre em contato e conheça mais sobre as nossas soluções!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top