Como escolher o melhor plano de hospedagem de site para a minha empresa?

Hospedagem de site e e-mails

Compartilhe

Tempo de leitura: 6 minutos

Não importa qual é o tamanho da empresa – pequena, média ou grande – é fundamental que ela tenha um site para divulgar os produtos ou serviços oferecidos. E também vale tanto para organizações que atuam em uma região restrita como para as multinacionais.

Com isso, é fundamental contratar um plano de hospedagem adequado para as necessidades do negócio. Uma escolha errada nesse processo pode ocasionar problemas no futuro, como a indisponibilidade por longos períodos. E não é isso que a empresa deseja, certo?

Sendo assim, o primeiro fator a ser considerado é que apenas provedores especializados podem oferecer um serviço de qualidade. Portanto, fique atento a propostas excessivamente baratas: elas podem ser armadilhas. Acompanhe o artigo e entenda mais sobre este assunto!

O que é o plano de hospedagem de site?

Antes de criar uma página online, é imprescindível escolher um plano de hospedagem de site. É por meio dele que você conseguirá guardar toda a infraestrutura em um servidor web.

Muitos fornecedores de pacotes de hospedagem também auxiliam o negócio com o gerenciamento do hardware e software do painel de controle. Assim, você tem a certeza de contar com uma estrutura de alta velocidade e consistência para armazenar as informações do site da empresa.

Geralmente, os provedores também realizam a manutenção dos servidores em cloud e monitoram a segurança da infraestrutura.

Como escolher um plano de hospedagem de site?

É muito importante conhecer algumas características técnicas antes de contratar um serviço de hospedagem. Veja:

Atualização de tecnologias

Você não precisa ser um especialista na área, mas certifique-se de que o fornecedor escolhido ofereça tecnologias avançadas e seguras no serviço hospedagem.

Uma empresa que se preocupa em atualizar as tecnologias consegue disponibilizar um serviço melhor ao cliente. A mais recente versão php 8.2+, por exemplo, tem novos recursos e funções que dão mais agilidade na hora de escrever os códigos, prática que evitam erros no site. Além disso, as atualizações constantes aprimoram a segurança da página.

Banco de dados

O banco de dados é o local onde são armazenadas todas as informações do site. Podendo ter diferentes capacidades e performances, por isso, é essencial avaliar essa questão antes de escolher um plano de hospedagem de site.

Para começar, verifique se a hospedagem que você esta escolhendo implementa limites para os bancos de dados, pois, se você desejar ter um blog, além do site, vai precisar adicionar um segundo banco dados ou ampliar a capacidade do já contratado.

Além disso, confira também se a tecnologia de banco de dados disponibilizada lhe atende. Para isso, existem diferentes softwares  e cada um tem suas particularidades, mas em geral os mais utilizados são o MySQL e MariaDB.

Sendo assim, você deve observar os limites impostos pelo seu plano de hospedagem, verificar quantos bancos de dados são permitidos criar e se existe algum limite de número de tabelas, além da capacidade de armazenamento (5GB, 10GB, 20GB).

Tráfego

Qual é a média de acessos ao seu site por dia/semana/mês? Se você não conhece essas informações, é bom procurar auxílio para identificá-las.

Essa avaliação do tráfego é importante para saber se a empresa realmente tem condições de hospedar sua página. Um site com muitos acessos, como uma loja virtual, pode consumir rapidamente os recursos disponíveis até o limite estabelecido pelo plano de hospedagem de site, o que pode deixar a página fora do ar.

Tamanho e tipo de conteúdo

O ideal, então, é verificar com o fornecedor qual é o plano mais indicado para o perfil do seu negócio para garantir a estabilidade do site.

Outro fator que precisa ser avaliado é o tipo de uso da página online. Quem pretende inserir textos curtos, por exemplo, tem uma necessidade muito diferente do empreendedor que visa publicar vídeos, áudios e fotos com frequência.

No último caso, é recomendável buscar um plano de hospedagem de site mais completo e com maior capacidade de transferência de arquivos. Você também precisa verificar a facilidade para manipulação dos documentos pelo próprio painel ou via FTP.

Contas de e-mail

Se sua empresa precisa de um número considerável de e-mails, seu plano de hospedagem de site também precisa contemplar esse serviço. Faça previamente uma lista dos endereços que estão sendo utilizados e também verifique qual é a necessidade de ampliação do uso em médio e longo prazo.

Dê preferência por hospedagens que lhe permitem aumentar um recurso específico dentro do plano contratado. Por exemplo, se na sua hospedagem tem espaço sobrando e precisa de mais contas de e-mail, é só contratar mais contas de e-mail e não necessariamente trocar de plano. No entanto, fique atento, nem todos os provedores permitem isso, mas essa estratégia geralmente consegue otimizar o valor pago pela hospedagem.

Hospedagem de site

Deploy automático

O deploy automático de uma página é o processo em que as mudanças feitas no código do site são automaticamente enviadas para o servidor de hospedagem e atualizadas sem que seja necessário realizar manualmente esse processo.

É muito útil para equipes de desenvolvimento que precisam atualizar constantemente o conteúdo do site ou fazer alterações nos códigos. Assim como, ajuda a garantir que todas as modificações sejam implantadas de forma consistente e em tempo hábil.

Alguns serviços de hospedagem têm integração com o GitHub para facilitar o deploy da página, assim o desenvolvedor atualiza o site com agilidade e segurança de que todos os arquivos foram alterados.

Suporte ao cliente

O suporte é essencial para garantir a satisfação e a fidelidade do cliente. Isso implica em fornecer um atendimento ágil, eficiente e personalizado, que atenda às necessidades dos clientes e solucione seus problemas de forma rápida e satisfatória.

Também envolve a utilização de tecnologias e processos adequados para gerenciar as diferentes interações, garantindo uma experiência consistente e de alta qualidade. Por isso, avalie como é o relacionamento da empresa com o cliente. Algumas organizações oferecem atendimento 24 horas, 7 dias por semana para esclarecer dúvidas ou resolver eventuais problemas.

Enquanto isso, outras organizações prometem um suporte 24 horas, mas nunca estão disponíveis quando o cliente precisa de ajuda. Procure avaliar o que os consumidores falam sobre a empresa e verifique se há queixas em sites como o ReclameAqui.

Dica extra: analise se o fornecedor tem um uptime (disponibilidade do servidor) de pelo menos 99,9%, pois isso define o percentual de vezes por ano que o site pode ficar indisponível.

Portanto, esses são alguns cuidados na hora de escolher um plano de hospedagem de site e-mails. Quer saber qual é o modelo mais indicado para o seu negócio? Entre em contato com nossa equipe e esclareça suas dúvidas!

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud