Como escolher o melhor plano de hospedagem de site para a minha empresa?

Como escolher o melhor plano de hospedagem de site para a minha empresa.min

Não importa qual é o tamanho da empresa, pequena, média ou grande, o ideal é que ela tenha uma página online para divulgar os produtos ou serviços oferecidos. Isso vale tanto para organizações que atuam em uma região restrita como para as multinacionais. Diante disso, o gestor também precisa se preocupar com a contratação de um plano de hospedagem de site adequado para suas necessidades.

Uma escolha errada nesse processo pode ocasionar problemas no futuro, como a indisponibilidade por longos períodos. E não é isso que você deseja, certo?

Sendo assim, o primeiro fator a ser considerado é que apenas empresas especializadas podem oferecer um serviço de qualidade. Portanto, fique atento a propostas excessivamente baratas: elas podem ser armadilhas. Acompanhe o artigo e entenda mais sobre este assunto!

O que é o plano de hospedagem de site?

Antes de criar uma página online, é imprescindível escolher um plano de hospedagem de site. É por meio dele que você conseguirá guardar toda a infraestrutura em um servidor web.

Muitos fornecedores de pacotes de hospedagem também auxiliam o negócio com o gerenciamento do hardware e software do painel de controle. Assim, você tem a certeza de contar com uma estrutura de alta velocidade e consistência para armazenar as informações do website da empresa.

Geralmente, os provedores do plano de hospedagem de site também realizam a manutenção dos servidores em cloud e monitoram a segurança da infraestrutura.

Como escolher um plano de hospedagem de site?

É muito importante conhecer algumas características técnicas antes de contratar um serviço de hospedagem. Veja:

Atualização de tecnologias

Você não precisa ser um especialista na área, mas certifique-se de que o fornecedor escolhido ofereça tecnologias avançadas e seguras no serviço hospedagem.

Uma empresa que se preocupa em atualizar as tecnologias consegue disponibilizar um serviço melhor ao cliente. A mais recente versão php 7.2+, por exemplo, tem novos recursos e funções que dão mais agilidade na hora de escrever os códigos, prática que evita erros no site. Além disso, as atualizações constantes aprimoram a segurança da página.

Banco de dados

O banco de dados é o local onde são armazenadas todas as informações do website. Ele pode ter diferentes capacidades e performances, por isso, é essencial avaliar essa questão antes de escolher um plano de hospedagem de site.

Verifique se a hospedagem que você esta escolhendo implementa limites para os bancos de dados, você pode talvez querer ter um blog além do site e assim precisar de 2 bancos de dados ao invés de 1 só. Verifique também se a tecnologia de banco de dados disponibilizada lhe atende, há diferentes softwares de banco de dados e cada um tem suas particularidades, mas em geral os mais utilizados são o MySQL e MariaDB.

Sendo assim, você deve observar os limites impostos pelo seu plano de hospedagem, verificar quantos bancos de dados são permitidos criar e se existe algum limite de número de tabelas, além da capacidade de armazenamento (5GB, 10GB, 20GB).

Tráfego

Qual é a média de acessos ao seu site por dia/semana/mês? Se você não conhece essas informações, é bom procurar auxílio para identificá-las.

Essa avaliação do tráfego é importante para saber se a empresa realmente tem condições de hospedar sua página. Um site com muitos acessos, como uma loja virtual, pode consumir rapidamente os recursos disponíveis até o limite estabelecido pelo plano de hospedagem de site, o que pode deixar a sua página fora do ar.

O ideal, então, é verificar com o fornecedor qual é o plano mais indicado para o perfil do seu negócio para garantir a estabilidade da sua página.

Tamanho e tipo de conteúdo

Outro fator que precisa ser avaliado é o tipo de uso da página online. Quem pretende inserir textos curtos, por exemplo, tem uma necessidade muito diferente do empreendedor que visa publicar vídeos, áudios e fotos com frequência.

No segundo caso, é recomendável buscar um plano de hospedagem de site mais completo e com maior capacidade de transferência de arquivos. Você também precisa verificar a facilidade para manipulação dos documentos pelo próprio painel ou via FTP.

Contas de e-mail

Se sua empresa precisa de um número considerável de e-mails, seu plano de hospedagem de site também precisa contemplar esse serviço. Faça previamente uma lista dos endereços que estão sendo utilizados e também verifique qual é a necessidade de ampliação do uso em médio e longo prazo.

Dê preferencia por hospedagens que lhe permitem aumentar um recurso específico dentro do plano contratado, por exemplo, se na sua hospedagem você tem espaço sobrando, mas precisa de mais contas de e-mail, você só precisa contratar mais contas de e-mail e não precisa necessariamente trocar de plano, nem todos os provedores permitem isso, mas essa estratégia geralmente consegue otimizar o valor pago pela hospedagem.

Deploy automático

Alguns serviços de hospedagem têm integração com o GitHub para facilitar o deploy da página, assim o desenvolvedor atualiza o site com agilidade e segurança de que todos os arquivos foram atualizados.

Suporte ao cliente

Avalie como é o relacionamento da empresa com o cliente. Algumas organizações oferecem atendimento 24 horas, 7 dias por semana para esclarecer dúvidas ou resolver eventuais problemas do consumidor.

Enquanto isso, outras organizações prometem um suporte 24 horas, mas nunca estão disponíveis quando o cliente precisa de ajuda. Procure avaliar o que os consumidores falam sobre a empresa e verifique se há queixas em sites como o ReclameAqui.

Dica extra: analise se o fornecedor tem um uptime (disponibilidade do servidor) de 99,9%, pois isso define o percentual de vezes por ano que o website pode ficar indisponível.

Portanto, esses são alguns cuidados na hora de escolher um plano de hospedagem de site. Quer saber qual é o modelo mais indicado para o seu negócio? Entre em contato com nossa equipe e esclareça suas dúvidas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top