Site fora do ar: por que isso acontece? Confira!

Site fora do ar por que isso acontece Confira

A sua organização criou uma página virtual para fortalecer a marca e utilizou todas as práticas recomendadas para evitar falhas. Contudo, certo dia surge a surpresa: site fora do ar!

Isso pode gerar um grande problema para o negócio, afinal, os potenciais clientes passam a ter dificuldade de visualizar as informações da empresa e podem optar pelo concorrente. Não é isso que você quer que aconteça, certo? Para evitar essa situação, é muito importante compreender as suas principais causas. Confira a seguir!

Principais razões para ter um site fora do ar

As principais causas desse problema podem estar ligadas à construção ou hospedagem do website. Veja:

Expiração de domínio

Um domínio precisa ser renovado anualmente, caso contrário, o site fica indisponível. Outro agravante dessa situação é a perda do direito à utilização do endereço caso outra companhia decida utilizá-lo. Por isso, é muito importante ficar atento a esse fator.

Muitas vezes, o proprietário do domínio recebe um alerta por e-mail sobre o vencimento, mas, é só você se esquecer por alguns dias e pronto! Você tem um site fora do ar!

Erros na programação do website

Quando você procura um desenvolvedor para criar uma página para a empresa, ele pode realizar alterações no código-fonte. Erros pequenos, como um número ou símbolo fora do lugar, podem gerar incompatibilidade na linguagem de programação e falhas no funcionamento do site. Se isso acontecer, converse com quem criou o site e solicite uma revisão dos códigos.

Procurar uma organização com expertise e credibilidade para desenvolver o site é a melhor maneira de evitar esse tipo de situação.

Falha no servidor

Um site que recebe um grande volume de acessos e não está preparado para isso, pode ficar sobrecarregado e deixar de funcionar. Antes de anunciar uma oferta, por exemplo, é essencial verificar se o servidor está preparado para a alta demanda.

Além disso, é muito importante analisar o uptime (tempo de atividade do servidor). Quanto mais alto for esse índice, menor será a chance de ter um site fora do ar. Sendo assim, dê preferência pela escolha de um servidor de hospedagem com um uptime de 99,9%. Se a empresa escolhida apresenta esse número, isso significa que a página poderá ficar indisponível em um total de 8 horas ao ano.

Erro na URL

O redirecionamento 301 é uma ferramenta do servidor que serve para informar que uma página teve alteração. Assim, ele indica que o endereço A agora virou B, por exemplo, e redireciona o usuário para o novo link.

Essa estratégia pode ser utilizada quando você quer fazer o redirecionamento da página por um motivo de uma ação de marketing ou troca de URL oficial. O problema ocorre se esse processo não é feito de forma adequada, deixando o site indisponível.

Limite do recurso de hospedagem

A capacidade de processamento das informações e o espaço de memória de um site são contratados junto ao plano de hospedagem escolhido. Se a sua página atinge o limite do recurso, ela pode ficar indisponível.

Como você usa todo o recurso? As páginas com muitos acessos simultâneos, plug-ins ou com uso de FTPS podem ocasionar esse problema. Procure a empresa que disponibilizou o serviço de hospedagem e solicite uma recomendação mais adequada para o seu perfil, como a ampliação do seu plano.

Estratégias para evitar um site fora do ar

O site é a principal “porta de acesso” de clientes. Se ele fica muito tempo indisponível, pode causar a perda de ranqueamento no Google e afetar a reputação da sua marca. Portanto, é fundamental evitar que isso aconteça. Basta seguir as recomendações abaixo:

Serviço de hospedagem de qualidade

Procure um prestador de serviço de confiança e que entenda as necessidades da sua empresa. Opte por um servidor dedicado e por um atendimento de especialistas que estão sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.

Segurança e eficiência

Dê prioridade para políticas robustas de segurança das informações do seu site. Essa é uma maneira de garantir o bom funcionamento da página e evitar a perda de dados de clientes.

Com algumas estratégias simples, é possível evitar os prejuízos causados por um site fora do ar. Quer entender as particularidades da criação de um website? Confira o e-book sobre o assunto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top