Por que o e-mail não é entregue ao cliente?

Por que o e-mail não é entregue ao cliente

O correio eletrônico é uma importante ferramenta de contato com o cliente, o fornecedor e os funcionários de uma empresa. Quando o e-mail não chega ao destinatário isso pode gerar problemas para a companhia, como falhas de comunicação, desentendimentos e perdas de contratos.

Mas, quais são as causas desse problema? Conheça as principais a seguir!

Por que o e-mail não chega ao cliente

Há muitos fatores que podem prejudicar a entrega do e-mail ao destinatário, mas os principais são esses:

Endereço inexistente

Um erro muito comum que impede o recebimento de um e-mail é a troca das letras na hora de digitar o endereço eletrônico. É importante se lembrar de não utilizar acentos ou cedilhas na hora de escrever o contato do destinatário.

Esses detalhes são grandes responsáveis por um e-mail que não chega ao cliente, pois quando o endereço é digitado incorretamente o servidor tenta fazer o envio, mas não consegue entregar. Geralmente, o remetente recebe um e-mail automático com a indicação da falha.

Caixa lotada

Muitos destinatários utilizam e-mails de servidores privados que não disponibilizam um grande espaço de armazenamento. Assim, quando o e-mail chega, o servidor acusa que a caixa está lotada e devolve uma mensagem para o remetente informando o problema. Essa situação só pode ser resolvida pelo proprietário do endereço eletrônico.

Problema com o servidor

Normalmente, os servidores de e-mail enviam avisos em inglês aos usuários e com alguns códigos que as pessoas não entendem. Em outras situações, a mensagem automática chega ao remetente como um SPAM.

Por isso o cliente pode alegar que o e-mail não chegou, explicando a razão por não responder uma mensagem.

O e-mail cai como SPAM

O SPAM é uma mensagem enviada para diversos destinatários que não solicitaram aquela informação. Ele costuma ser usado para encaminhar propagandas sobre um produto ou serviço. Em outros casos, a mensagem contém conteúdos ofensivos e links maliciosos com vírus.

Alguns provedores de e-mail têm filtros para evitar que o usuário abra uma mensagem com SPAM, evitando que ela apareça na caixa de entrada. O protocolo SMTP faz uma conexão entre o usuário e o servidor de destino e quando ele não consegue autenticar o destinatário, o e-mail é reconhecido como SPAM.

Para evitar que esse problema ocorra, é necessário ter atenção ao formato da mensagem do e-mail. Um conteúdo que utiliza apenas imagem em JPG corre o risco de não chegar ao destinatário. Por isso, o ideal é utilizar até 50% de imagem e 50% de texto.

É mais recomendável usar um editor para HTML para separar os conteúdos das imagens. Essa é uma forma de evitar que o e-mail não chegue ao cliente. Também é fundamental evitar termos que são caracterizados automaticamente como spam como “desconto”, “promoção”, “grátis”.

Enfim, agora você já sabe por que o e-mail não chega ao cliente. Cuide com a forma de envio das mensagens, a escolha do assunto e acompanhe os recados encaminhados pelo servidor.

Gostou deste artigo? Aproveite também para entender como aumentar a segurança do e-mail corporativo!

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