Gerenciamento do banco de dados: por que se preocupar com isso?

Gerenciamento do banco de dados: por que se preocupar com isso

O que você faria se perdesse todos os dados da empresa em questão de minutos? Muitos empreendedores não param para pensar nessa situação e acabam descuidando das informações do negócio. Fazer um bom gerenciamento do banco de dados é a melhor maneira de evitar esse tipo de problema.

O DBA é o profissional responsável por administrar o banco de dados, pois ele tem um conhecimento técnico específico sobre segurança e escolha do banco mais adequado para cada modelo de negócio. Neste artigo, explicamos como funciona o trabalho do DBA e por que você deveria se preocupar com isso. Vamos conferir?

O que faz um DBA (Database Administrator)?

O profissional DBA (Database Administrator) é responsável por fazer o gerenciamento do banco de dados das organizações. Ele pode ser graduado em Sistemas da Informação, Engenharia da Computação, Processamento de Dados ou outros cursos, mas a sua principal característica é a curiosidade para entender novas tecnologias e a capacidade de analisar dados.

O DBA precisa compreender as características do sistema de banco de dados que utiliza e também deve ser capaz de identificar falhas de segurança, atualizar as configurações e analisar a performance do banco de dados. Também é comum nessa área de atuação a realização de backups frequentes, uma vez que funcionam como uma garantia a mais para a organização.

Encontrar um bom profissional para o gerenciamento do banco de dados da empresa não é uma tarefa tão simples. Isso porque os cursos de graduação abordam o tema de forma geral, o que exige um interesse específico do profissional em se especializar no assunto ao longo de sua carreira.

Consequentemente, contratar um DBA qualificado demanda muita pesquisa por parte da empresa, bem como uma remuneração acima da média para a área de TI.

A aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) criou uma importância ainda maior para este profissional, o que também deve aumentar a remuneração do DBA (e os custos para as empresas). Afinal, ele é o responsável por manter a segurança dos dados coletados pela organização para evitar o vazamento de informações sigilosas.

Por que se preocupar com o gerenciamento do banco de dados?

A administração correta do banco de dados de um negócio é essencial para manter a segurança e o sigilo das informações. A rotina do DBA não se baseia apenas em escolher o melhor servidor em nuvem para hospedar os dados da empresa, mas em assegurar que todas as plataformas estejam funcionando corretamente.

Sendo assim, fazer o gerenciamento de banco de dados demanda muito tempo do profissional de TI, análise e conhecimento técnico para solucionar eventuais problemas. Ao longo do dia ele precisa avaliar diferentes questões como:

  • desempenho do banco de dados;
  • vulnerabilidades que precisam ser corrigidas;
  • ameaças de invasão;
  • funcionamento correto dos backups;
  • configurações de acesso dos usuários;
  • ajustes de parâmetros e linguagens;
  • dimensionamento de sistemas, entre outros.

Fazer o correto gerenciamento do banco de dados é a única maneira de assegurar a integridade das informações, evitar ataques cibernéticos e manter o negócio funcionando todos os dias.

Afinal, o que você faria se perdesse os dados financeiros, de clientes e fornecedores em questão de minutos? Seria possível dar continuidade às atividades ou você precisaria parar tudo?

Pois é, são poucas as empresas que fazem uma boa administração do banco de dados porque contratar um profissional específico para realizar essa tarefa pode ser muito oneroso. É por isso que a Saphir tem se destacado neste mercado.

Somos diferenciados e especialistas em gerenciamento de banco de dados

Aqui na Saphir temos uma equipe de profissionais qualificados e prontos para atender qualquer modelo de negócio que busca confidencialidade, segurança no banco de dados e agilidade para resolver dúvidas ou problemas.

É por isso que nossos clientes nos recomendam e elogiam o nosso trabalho, pois acreditam em uma parceria duradoura.

“Nosso primeiro contato com a equipe da Saphir foi motivado por um problema emergencial em uma aplicação TOMCAT/MYSQL. Ficamos muito satisfeitos com o profissionalismo e a atenção dispensados ao nosso caso. O problema foi plenamente sanado e o atendimento superou nossas expectativas. Podemos recomendar seguramente a qualquer outro possível interessado os serviços da Saphir”, afirma Carlos Wander, da EOS TELECOM (SP).

“Utilizamos o serviços de cloud da Saphir para aplicações online e serviços de integração. Desde o primeiro contato, contamos com um equipe disposta a nos atender em primeiro lugar, focando na nossa necessidade, alinhando o melhor custo x benefício. Suporte eficiente e de qualidade, nos atendendo sempre dentro das boas práticas”, comenta Oziris Junior, do Beto Carrero World.

Esses são apenas alguns depoimentos feitos por nossos clientes, que também podem ser vistos em nosso website.

Entre em contato se você também está em busca de uma equipe séria e comprometida com a segurança e o bom funcionamento do seu banco de dados. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top