Conheça os principais bancos de dados NoSQL (não-relacionais)

Banco de Dados NoSQL

Compartilhe

Tempo de leitura: 6 minutos

À medida que empresas e organizações lidam com volumes massivos de dados e enfrentam demandas de escalabilidade e desempenho cada vez maiores, surge a necessidade de soluções alternativas aos tradicionais banco de dados. Por isso, conhecer as diferentes opções de armazenamento é importante para entender qual infraestrutura é a mais indicada para determinado negócio.

Os bancos de dados NoSQL surgiram para atender a essas demandas, oferecendo modelos de dados flexíveis, escalabilidade, tolerância a falhas, ou mesmo reduzir a infraestrutura conforme as empresas crescem.

Você está envolvido no desenvolvimento de aplicações web, trabalha com big data ou está explorando a computação em nuvem? Que tal saber mais sobre os bancos de dados não-relacionais?

CTA- INFRAESTRURA DE PONTA

Como surgiram os bancos de dados NoSQL

Os bancos de dados não relacionais, também conhecidos como bancos de dados NoSQL (Not Only SQL), surgiram como uma resposta às limitações dos bancos de dados relacionais tradicionais. A ascensão dos bancos de dados NoSQL foi impulsionada pelas demandas de escalabilidade, desempenho e flexibilidade enfrentadas por aplicativos e sistemas modernos.

Os bancos de dados NoSQL (ou não-relacionais) utilizam um padrão diferente de armazenamento em relação ao SQL. O grande diferencial dessa tecnologia é a capacidade de escalabilidade para as operações das empresas de uma forma mais simples e econômica do que no banco relacional.

O NoSQL também proporciona uma performance melhor para o gerenciamento de dados das organizações, pois não há necessidade de agrupar os dados em um esquema de tabelas para usar as informações.

C

História do NoSQL

Os bancos de dados relacionais, baseados no modelo relacional proposto por Edgar Codd na década de 1970, foram projetados para atender a requisitos de consistência e integridade de dados. Eles utilizam um esquema fixo, com tabelas, colunas e relacionamentos definidos, o que os torna adequados para aplicações com estruturas de dados estáveis e previsíveis.

No entanto, com o surgimento de novos desafios tecnológicos, como o crescimento explosivo de dados, a necessidade de processar dados em tempo real e a distribuição em larga escala em ambientes de nuvem, os bancos de dados relacionais mostraram algumas limitações.

Com isso, o termo NoSQL foi utilizado pela primeira vez em 1998 por Carlo Strozzi, ao falar sobre um banco de dados não relacionais de código aberto. Com o crescimento do uso da internet e das soluções digitais, tornou-se cada vez mais necessário encontrar maneiras inteligentes de gerenciar os bancos de dados das empresas.

O termo foi novamente utilizado em 2006, quando a empresa Google publicou um artigo sobre o armazenamento de dados. Já em 2009, um colaborador do Rackspace organizou um evento para tratar de bancos de dados open source distribuídos e novamente citou o termo NoSQL. Naquela época, começaram a surgir mais tecnologias com bancos de dados não relacionais e o tema foi se popularizando.

A facilidade para processar informações, escalar a infraestrutura com menor custo foi tornando este banco de dados popular entre as empresas. Desde então, o seu uso tem crescido rapidamente, com uma variedade de sistemas surgindo para atender a diferentes necessidades de cada negócio.

CTA- Hospedagem de site

Principais bancos de dados não relacionais utilizados no mercado

A adoção dos bancos de dados NoSQL não apenas oferece vantagens técnicas, mas também impulsiona a inovação e a capacidade de enfrentar os desafios em constante evolução no campo do gerenciamento de dados. A seguir, apresentamos os principais bancos de dados NoSQL utilizados em todo o mundo.

Redis

O Redis é o banco de dados NoSQL de chave-valor mais utilizado em todo o mundo. Ele vincula um valor a uma chave na sua estrutura, o que facilita o armazenamento e a busca desses dados. Por isso, é muito utilizado pelos desenvolvedores.

Memcached

Este banco de dados não relacional também faz o armazenamento com chave-valor e usa um cache de memória distribuída. Geralmente, é utilizado para criar sites dinâmicos, pois acelera a abertura das páginas e diminui as buscas de dados de fontes externas.

Cassandra

Este banco de dados NoSQL foi desenvolvido no Facebook. Ele usa um banco de dados descentralizado, em que os dados são armazenados em vários datacenters. Ele é otimizado para cluster e fornece baixa latência em suas atualizações.

Hbase

O Hbase é um banco de dados que utiliza conjunto de linhas e colunas para armazenar as informações. Ele é utilizado em diferentes plataformas como o LinkedIn, Facebook e Spotify 

Amazon DynamoDB

Este é um banco de dados NoSQL em nuvem, disponibilizado pela Amazon Web Service. Ele tem baixa latência, é rápido e flexível, sendo o modelo ideal para aplicações móveis, jogos na web e soluções com internet das coisas.

Ele ainda apresenta alto desempenho e escalabilidade automática, características imprescindíveis para negócios que precisam crescer com eficiência.

Neo4j

O Neo4j é um banco de dados não-relacional que se baseia em grafos (arestas que se relacionam aos nodes). Ele é uma implementação de código aberto e pode ser útil para casos de mineração de dados e reconhecimento de padrões.

MongoDB

Este também é um banco de dados de código aberto com alta performance. Ele é aceito em diferentes sistemas operacionais e tem como característica ser orientado a documentos.

Sendo assim, ele armazena todas as informações relevantes em um documento e utiliza sistemas avançados de agrupamento e filtragem. Diferentes plataformas e linguagens possuem suporte ao MongoDB, entre elas estão o Java, JavaScript, PHP, Python e Ruby.

Os principais exemplos de empresas que usam o MongoDB são: o site Globo.com, MailBox, MTV e Pearson Education.

Você já usa os bancos de dados NoSQL?

Ao longo deste artigo, exploramos diferentes tipos de bancos de dados NoSQL. Como observado, cada um desses modelos oferece recursos únicos e é projetado para atender a diferentes necessidades de aplicação.

Ressaltamos que os bancos de dados NoSQL se estabeleceram como uma abordagem poderosa e versátil para o armazenamento e gerenciamento de dados em um mundo cada vez mais orientado por gerar informações.

Além disso, possuem a capacidade de escalar horizontalmente, flexibilidade de modelagem de dados e desempenho aprimorado, tornando-se a escolha preferida para uma ampla gama de negócios.

Ficou com alguma dúvida sobre como escolher o melhor bancos de dados NoSQL para a sua empresa? Quer saber mais? Entre em contato com a equipe de especialistas da Saphir Cloud.

Solicite orçamento - Cloud Saphir

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud