Por que 2017 é o ano da Cloud Computing?

Por que 2017 é o ano da cloud computing

Compartilhe

A computação em nuvem, ou cloud computing, já está em evidência e é usada por praticamente 100% das empresas. Ainda assim, essa tecnologia continua evoluindo e de forma muito rápida, fazendo com que os responsáveis pela TI das empresas precisem aprender sempre sobre o assunto.

Em 2017 esse mercado está mais aquecido do que nunca, trazendo novas tendências que seguramente entrarão no cotidiano de empresas de qualquer porte e abrirão ainda mais portas para que outras ideias apareçam com força e grande impacto.

Quais tendências 2017 traz para a nuvem?

Analisando de forma detalhada o que está acontecendo nesse ano, podemos destacar alguns aspectos que estão se consolidando rapidamente e outros que se tornarão mais perceptíveis nos próximos meses. Vejamos alguns deles.

Novas tecnologias de acesso móvel

Com a ascensão do mercado mobile e a tomada da liderança global como meio de acesso à rede, o avanço no hardware desses dispositivos é cada vez mais notável. Com tanto poder de processamento em mãos, nesse ano se tornará ainda mais comum o uso deles com a nuvem.

Não são apenas smartphones que entram nessa conta, leitores digitais, equipamentos de segurança, gadgets que se conectam a aparelhos de TV e dispositivos que funcionam com a Internet das Coisas (IoT), estão trazendo grandes possibilidades tecnológicas para o mercado com suas interfaces mais voltadas para o usuário.

Otimização do funcionamento da nuvem

A otimização que ocorre na nuvem é visível a todo instante, fazendo com que os serviços que existem se agreguem mais e aumentem a produtividade das empresas que os utilizam.

Estão sempre sendo criadas novas integrações entre aplicações, inclusive com as oferecidas pelas grandes empresas, aliando as novas soluções com formas de trabalho já conhecidas por uma grande escala de usuários.

Escala maior de uso da nuvem

Os gráficos que mostram o uso da nuvem estão em grande ascensão, pois ninguém quer deixar de usufruir dos benefícios do ambiente. Um sintoma positivo disso é a evolução que a nuvem recebe nos quesitos de desempenho e segurança, sendo esses fatores os mais atraentes quando há interesse nesse conceito de trabalho.

Aperfeiçoamento do conhecimento dos especialistas

Os profissionais da TI, percebendo que o futuro está na nuvem, há anos vêm se aperfeiçoando no conhecimento sobre o assunto. Hoje em dia, faculdades e cursos especializados são focados em mostrar as oportunidades que esse sistema pode trazer, e onde eles devem atuar. Aqueles que apostaram na nuvem como a nova realidade da tecnologia e se especializaram, se destacaram com sua escolha.

Por que seu ambiente de Cloud Computing deve ser administrado por uma equipe de especialistas?

O que está surgindo nesse ano para o mercado geral já foi criado e testado antes. Ou seja, já existem pessoas que tiveram acesso e possuem conhecimento sobre os tópicos citados.

Colocar pessoas que não estão atualizadas para cuidar da nuvem, faz com que a instituição comece atrás da concorrência nessa corrida, pois claramente se destacam no mercado as empresas que têm um equipe com um senso de inovação apurado.

Por esse motivo, você não deve deixar seu ambiente de cloud computing sendo cuidado por quem não conhece a fundo sobre o assunto. É de grande importância se certificar de possuir uma equipe que, além de especializada, tenha a mentalidade de aperfeiçoamento profissional constante, comprovando que investir na nuvem em 2017 é sinônimo de destaque.

Se você gostou de saber o que esse ano traz de novidades para a nuvem, não deixe de ler nosso artigo que mostra que mesmo em tempos de crise a nuvem ainda é uma das chaves para o sucesso.

Junte-se a nossa lista

Veja mais