Principais cuidados para avaliar o desempenho do banco de dados

Principais cuidados para avaliar o desempenho do banco de dados

O banco de dados é um ponto crítico na arquitetura de uma aplicação, por isso é necessário ter uma atenção maior para este componente. Afinal, se ele está mal configurado ou com um gargalo em algum componente toda a aplicação ficará lenta.

Por esse motivo, é imprescindível monitorar o desempenho do banco de dados regularmente para poder fazer ajustes em configurações ou promover melhorias em determinados parâmetros.

Geralmente, o responsável por desempenhar este trabalho é o DBA (database administrator), que pode ser um profissional contratado pela empresa ou um prestador de serviço. O seu principal objetivo é assegurar o bom funcionamento do banco de dados para que você tenha eficiência em todas as aplicações.

A prática do tuning para avaliar o desempenho do banco de dados

Se você é da área de TI talvez já tenha ouvido falar neste termo, mas não custa explicar um pouco sobre ele, correto? O tuning é uma prática utilizada pelo DBA para propor mudanças que visam o melhor desempenho do banco de dados.

Por que se preocupar com isso? A cada dia temos mais usuários de banco de dados e sistemas conectados à cloud. Sendo assim, o desempenho do banco de dados de uma empresa pode mudar de uma hora para a outra e trazer problemas para o uso de determinadas aplicações.

A prática de tuning visa avaliar o cenário e identificar os principais causadores dessa situação. Para tanto, o profissional segue uma sequência:

  • análise do problema;
  • identificação das principais causas;
  • aplicação de técnicas para otimizar o banco de dados.

Cuidados na análise do banco de dados

A preocupação com o desempenho do banco de dados é um dos motivos pelos quais geralmente não existem pacotes fechados de ofertas para os clientes nesse tipo de serviço. Afinal, cada empresa precisa de uma infraestrutura diferente para rodar suas aplicações.

Portanto, o trabalho do DBA é avaliar esse cenário para oferecer uma infraestrutura que atenda as expectativas e necessidades de cada organização. Sendo assim, a atividade passa pelas etapas.

Planejamento da infraestrutura e performance

Quais são as aplicações e sistemas utilizados nas atividades da empresa? A primeira etapa para obter um bom desempenho do banco de dados é a avaliação de todos os requisitos, como hardware, software e sistema operacional.

Ajuste de parâmetros

Nesta etapa é necessário ajustar os parâmetros de configuração do seu banco de dados à infraestrutura utilizada, para otimizar a utilização dos recursos disponíveis.

Otimização

O terceiro estágio é fazer as otimizações SQL. Não existe uma “receita pronta” para corrigir um problema ou criar uma infraestrutura do zero. Por isso, para obter um bom desempenho no banco de dados é necessário conhecer todos os recursos, fazer um diagnóstico e ter experiência no assunto.

Muitas vezes, o banco de dados estava funcionando perfeitamente e de repente começa a apresentar um problema. Isso não significa que foi uma falha na definição do ambiente ou da estrutura do banco de dados, mas que algum fator pode ter mudado ao longo do tempo.

Em alguns casos, o problema no banco de dados pode se originar da quantidade de usuários concorrentes. Em outros, pode ser a falta de compatibilidade entre a aplicação e o banco escolhido. Por isso, o mais adequado é sempre fazer um acompanhamento do banco de dados a fim de avaliar todos os requisitos e realizar os devidos ajustes.

Portanto, antes de escolher uma infraestrutura para o negócio é fundamental listar todos os sistemas e aplicações utilizados pela empresa. A partir dessas informações é possível fazer uma análise e selecionar os melhores requisitos a fim de obter um bom desempenho do banco de dados.

Se você se preocupa com a qualidade do seu banco de dados para conseguir ter continuidade nas operações da empresa, talvez possa se interessar também pela segurança desses dados. Este é o seu caso? Então, aproveite para ver outro artigo aqui do nosso blog: “sequestro de dados -como evitar“.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top