Você conhece a importância do backup de dados para sua empresa?

Você conhece a importância do backup de dados para sua empresa

Além do capital humano, o que há de mais importante e valioso na sua empresa? As informações! É isso mesmo. Dados de clientes, processos, projetos e de resultados alcançados são fundamentais para auxiliar em tomadas de decisões e contribuir com uma gestão eficiente. Por isso, ter uma rotina de backup de dados é essencial para o seu negócio.

Cada vez mais, as organizações têm atribuído um valor ainda maior a sua base de dados.

Dados. Medidas de armazenamento seguro e prevenção contra possíveis danos e ataques hackers são tomadas constantemente a fim de evitar imprevistos e prejuízos. Inclusive, essa preocupação se torna ainda maior com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020.

A legislação exige um cuidado extra por parte das empresas em relação à coleta, tratamento e armazenamento de dados dos cidadãos. Haverá um órgão para fiscalizar a aplicação da lei e exigir mudanças nos processos das companhias.

Quer entender a real importância do backup de dados para sua empresa e como ele contribui para a segurança das suas atividades? Explicamos tudo sobre o assunto a seguir!

Os riscos de não fazer backup de dados

Vários fatores precisam ser considerados quando o assunto é o armazenamento de dados. O principal deles é justamente o local onde são arquivados. Hardwares, por exemplo, podem parecer uma boa opção, no entanto, são suscetíveis a diversos problemas.

Incidentes como problemas no servidor, quedas de energias, roubo e incêndio podem comprometer facilmente as informações da sua empresa. Nesses casos, até mesmo os backups ficam ameaçados, caso estejam armazenados no mesmo local dos arquivos originais.

Cloud Backup para empresas

Outro problema comum com os equipamentos são as contaminações de vírus e acesso de hackers. Qualquer falha na segurança torna-se uma porta de entrada para o sequestro de informações e chantagem para obtenção de dinheiro em troca da devolução dos dados. Já imaginou o tamanho do prejuízo que isso pode causar?

Geralmente, esse tipo de sequestro de dados é feito por um ataque de ransomware – código malicioso em que o invasor criptografa as informações. Neste link explicamos mais sobre ele e ensinamos algumas boas práticas para você se proteger.

Por esses motivos, é recomendável contar com um sistema de backup em local diferente de onde estão armazenadas as demais informações. Assim, os dados ficam protegidos e você consegue recuperá-los sempre que precisar.

Principais motivos para optar pelo backup de dados em nuvem

A Cloud Computing ou Computação é Nuvem é a melhor opção para fugir dos problemas citados no tópico acima. Nesse tipo de serviço, os dados e arquivos da sua empresa são armazenados por meio da internet, podendo ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo, basta ter sua senha e um acesso à internet.

Sistemas como esses oferecem muito mais garantia do que servidores físicos.

As dúvidas em torno dessa solução ainda são muitas, sendo a principal delas a vulnerabilidade a ataques e invasões hackers. No entanto, tudo não passa de um mito.

Isso acontece em função dos princípios de segurança criados e atualizados constantemente para as redes de armazenamento em nuvem. Além disso, itens como criptografia e Certificação Digital ajudam a aumentar ainda mais a proteção dos dados.

Outra característica importante do backup de dados na nuvem é a redundância desse tipo de serviço. Por exemplo: o data center tem mais de um sistema de fornecimento de energia para garantir que tudo funcione corretamente. E essa prática é replicada nas demais situações, pois o principal objetivo do backup em nuvem é garantir a alta disponibilidade.

Resumindo, ao fazer o backup das informações da empresa na nuvem você garante:

  • a proteção de dados e arquivos contra interrupções ou ações climáticas;
  • ação rápida para a recuperação de dados;
  • capacidade de armazenamento flexível, com facilidade para ampliar os recursos sempre que sua empresa precisar.

Como fazer backup dos meus dados em nuvem

Criar cópias de segurança na nuvem é muito mais simples do que você imagina. O processo é automatizado e a empresa pode escolher quais são os melhores horários e dias para realizar a operação.

Logo, a frequência de backups depende das rotinas de processos e operações realizadas no seu negócio. Para algumas companhias, procedimentos realizados semanalmente são o suficiente. No entanto, para outras são necessárias cópias diárias ou até em períodos menores porque tais informações são cruciais para o negócio e precisam estar protegidas.

Sendo assim, para fazer backup de dados em nuvem você só precisa:

  • entrar em contato com um cloud broker;
  • avaliar a proposta e os recursos apresentados pela empresa, verificando se eles estão adequados às suas necessidades;
  • buscar avaliações dos clientes sobre a qualidade do serviço prestado, bem como verificar a política de SLA;
  • contratar o serviço de backup de dados com o cloud broker escolhido e acompanhar o processo de implementação da solução;
  • manter a periodicidade das cópias de segurança e solicitar o auxílio da empresa sempre que precisar.

Além disso, é importante ter certeza de que o cloud broker realizar testes frequentes com os backups para garantir que, em caso de necessidade, todos os dados estejam disponíveis. Assim, se acontecer algum problema com os dados do seu negócio você só precisa solicitar a recuperação dessas informações.

Viu como é importante ter uma política de backup de dados na sua empresa? Sem essa prática você fica vulnerável às ameaças do mundo digital e também às falhas dos equipamentos.

Quer saber como dar o próximo passo para garantir a segurança dos seus dados? Veja as diferentes tecnologias disponíveis para proteger as informações dos clientes e do seu negócio!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top