Já imaginou perder inúmeros clientes da empresa por ter um site desprotegido? É o que pode acontecer se sua página não tiver um certificado ssl. O Google fez um anúncio informando que seu navegador alertará os usuários sobre os riscos de websites que não têm o documento. O certificado ssl garante credibilidade para o website e diminui os riscos de ataques cibernéticos.
Ou seja, quantos possíveis clientes deixarão de adquirir produtos em sua página ao serem informados que ela não é tão segura quanto parece? Pois é, só existe um jeito de evitar que isso aconteça: buscando a certificação. Quer saber mais sobre o assunto? Confira:
O que é um certificado ssl?
Em primeiro lugar, para entender melhor essa mudança, é preciso conhecer sobre o certificado digital ssl. Ele é um documento que garante a proteção de um website, pois as informações enviadas por meio dele são criptografadas.
Assim, a pessoa que acessa uma página para realizar uma compra tem a segurança de que nenhum hacker roubará os dados do seu cartão. Ou seja, essa é uma garantia para o cliente, que não correrá riscos de ser furtado. Também é um modo de preservar a imagem do negócio, mantendo sua credibilidade.
Qual é a mudança?
De acordo com o anúncio do Google, a mudança tem como objetivo deixar mais claro para o usuário que a página não é inviolável. Sendo assim, o navegador informará ao lado do endereço a opção “Seguro” ou “Não seguro”.
Antes, os sites com o “HTTP” eram vistos como conexões neutras. Porém, segundo a empresa, quando o usuário acessa esse tipo de página outro usuário também pode olhar as informações ou fazer modificações antes que o outro perceba.
Ou seja, antes dessa nova política as pessoas sem conhecimentos técnicos sobre o assunto não saberiam reconhecer essa falta de proteção. Por isso, agora o Google adotou essa medida de alertar os usuários da rede.
A empresa também informou que muitos websites já tinham feito a transição de HTTP para HTTPS, modo de acesso mais seguro para os navegadores. E a tendência é esse número crescer ainda mais. Afinal, o Google considera que o modo HTTPS é barato, fácil de ser utilizado e oferece uma melhor performance ao usuário.
Como o certificado ssl garante credibilidade e segurança ao website?
Com essa mudança no protocolo do Google, para um site ser considerado seguro precisará ter um certificado ssl. Para obter o documento, a empresa passa por uma verificação dos dados pela autoridade certificadora. Ela é a responsável por comprovar que as informações são verdadeiras.
Para isso, o proprietário deve apresentar informações como: nome da empresa, CNPJ, endereço e telefone. Ou seja, ao acessar um site certificado o usuário sabe que aquela empresa existe de fato e tem um endereço fixo. Isso evita que ela adquira produtos em uma página “pirata”.
É possível perceber que a mudança no protocolo de segurança do Google exigirá mais atenção dos empresários. E então, o que você está fazendo para proteger os seus clientes?
Lembre-se que o certificado ssl garante credibilidade para sua página. Entre em contato com nossa equipe para melhorar a segurança do seu website e proteger os seus clientes!