Mudanças no Google: como o certificado ssl garante credibilidade ao site?

certificado ssl garante credibilidade

Já imaginou perder inúmeros clientes da empresa por ter um site desprotegido? É o que pode acontecer se sua página não tiver um certificado ssl. O Google fez um anúncio informando que seu navegador alertará os usuários sobre os riscos de websites que não têm o documento. O certificado ssl garante credibilidade para o website e diminui os riscos de ataques cibernéticos.

Ou seja, quantos possíveis clientes deixarão de adquirir produtos em sua página ao serem informados que ela não é tão segura quanto parece? Pois é, só existe um jeito de evitar que isso aconteça: buscando a certificação. Quer saber mais sobre o assunto? Confira:

O que é um certificado ssl?

Em primeiro lugar, para entender melhor essa mudança, é preciso conhecer sobre o certificado digital ssl. Ele é um documento que garante a proteção de um website, pois as informações enviadas por meio dele são criptografadas.

Assim, a pessoa que acessa uma página para realizar uma compra tem a segurança de que nenhum hacker roubará os dados do seu cartão. Ou seja, essa é uma garantia para o cliente, que não correrá riscos de ser furtado. Também é um modo de preservar a imagem do negócio, mantendo sua credibilidade.

Qual é a mudança?

De acordo com o anúncio do Google, a mudança tem como objetivo deixar mais claro para o usuário que a página não é inviolável. Sendo assim, o navegador informará ao lado do endereço a opção “Seguro” ou “Não seguro”.

Antes, os sites com o “HTTP” eram vistos como conexões neutras. Porém, segundo a empresa, quando o usuário acessa esse tipo de página outro usuário também pode olhar as informações ou fazer modificações antes que o outro perceba.

Ou seja, antes dessa nova política as pessoas sem conhecimentos técnicos sobre o assunto não saberiam reconhecer essa falta de proteção. Por isso, agora o Google adotou essa medida de alertar os usuários da rede.

A empresa também informou que muitos websites já tinham feito a transição de HTTP para HTTPS, modo de acesso mais seguro para os navegadores. E a tendência é esse número crescer ainda mais. Afinal, o Google considera que o modo HTTPS é barato, fácil de ser utilizado e oferece uma melhor performance ao usuário.

Como o certificado ssl garante credibilidade e segurança ao website?

Com essa mudança no protocolo do Google, para um site ser considerado seguro precisará ter um certificado ssl. Para obter o documento, a empresa passa por uma verificação dos dados pela autoridade certificadora. Ela é a responsável por comprovar que as informações são verdadeiras.

Para isso, o proprietário deve apresentar informações como: nome da empresa, CNPJ, endereço e telefone. Ou seja, ao acessar um site certificado o usuário sabe que aquela empresa existe de fato e tem um endereço fixo. Isso evita que ela adquira produtos em uma página “pirata”.

É possível perceber que a mudança no protocolo de segurança do Google exigirá mais atenção dos empresários. E então, o que você está fazendo para proteger os seus clientes?

Lembre-se que o certificado ssl garante credibilidade para sua página. Entre em contato com nossa equipe para melhorar a segurança do seu website e proteger os seus clientes!

2 comentários

  • Bom dia.

    A King Host oferece o certificado SSL gratuitamente, porém ele só garante que o site existe e criptografa as informações, ele não relaciona com o CNPJ da empresa.

    Para essa mudança do Google, é necessário o certificado pago ou o gratuito já é suficiente?

    Fico no aguardo. Obrigada.

    • Jeferson Tiepo /

      Bom dia Paulina,

      Para essa mudança somente é necessário que exista um certificado para comunicação em https. No caso quando você necessita apresentar informações empresariais, é necessário a aquisição de um certificado com validação de organização, assim será possível exibir as informações de sua empresa no certificado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top