Como uma boa infraestrutura de TI impacta o sucesso do meu negócio?

como uma boa infraestrutura de ti impacta o sucesso do meu negocio

Devido à crescente competitividade do mundo dos negócios, uma boa infraestrutura de TI pode fazer uma grande diferença na hora de ganhar vantagem diante dos concorrentes.

Independentemente de qual seja o ramo de atuação de sua empresa, uma TI bem implantada é uma das grandes aliadas do sucesso. As vantagens trazidas pela tecnologia facilitam a gestão, organização e planejamento para analistas e gestores.

Saiba quais os pontos fundamentais para ter uma boa infraestrutura de TI na sua empresa e garantir impacto positivo em seus resultados. Acompanhe!

Em que consiste a infraestrutura de TI?

Mais do que apenas um parque físico, a infraestrutura é o conjunto de recursos tecnológicos que fazem com que o negócio possa prosperar, ao manter uma dedicação  às suas atividades. Uma estrutura que não atende às necessidades diárias da empresa atrapalha e pode resultar na perda de faturamento e lucratividade.

A infraestrutura, portanto, envolve equipamentos, softwares, pessoal capacitado e tudo que for necessário para que a empresa alcance o máximo de seu potencial.

Que pontos são importantes para o sucesso da empresa?

Os aspectos abaixo precisam de atenção especial de sua equipe de TI. Veja:

Segurança da informação

A base de qualquer negócio é a informação, e ela deve ser cuidadosamente protegida. Esse é o bem mais precioso no mundo corporativo.

Acesso privilegiado a informação estratégica pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial. Para isso, pense em implantar políticas de acesso, senhas seguras e políticas de auditoria.

Infraestrutura do Data Center

Uma outra preocupação é ter um Data Center que atenda a todos os requisitos de segurança, qualidade e que tenha um contrato de suporte com o fornecedor. São itens imprescindíveis para garantir a continuidade do negócio:

  • certificação do data center;
  • sistemas contra incêndio;
  • redundância de energia;
  • nobreaks e geradores.

Softwares legalizados

Ter um catálogo de softwares licenciados é um requisito obrigatório para uma empresa que deseja crescer e se projetar no mercado. Isso evita os problemas típicos de se utilizar produtos piratas — o que também está ligado à segurança do ambiente de TI.

Um software licenciado ainda permite a aplicação de patches de segurança, atualizações e liberações de novas versões dos aplicativos usados no ambiente.

Boas políticas de backup

Ninguém está livre de um desastre, por diversos motivos, tais como:

  • de ordem natural (enchentes, por exemplo);
  • por falha de hardware;
  • pela má utilização dos recursos.

Portanto, ter uma política eficaz de backup é ponto inquestionável para a garantia da continuidade e viabilidade do negócio.

Cloud Computing

Você deve imaginar que providenciar tudo isso para sua empresa tem um custo considerável e exige atenção do negócio, certo? A escolha de hospedar sua infraestrutura de TI na nuvem é uma saída eficiente para todos os pontos anteriores.

Há bastante economia com gastos de energia e equipamentos caros, como:

  • geradores;
  • nobreaks;
  • racks;
  • servidores;
  • storage.

Quais as vantagens da infraestrutura de TI na nuvem?

O fornecedor da solução garante a segurança do ambiente de Data Center, incluindo a proteção contra desastres. Isso é feito por meio da garantia de backup e restore em tempo mínimo. Você também economiza com licenças de software e fica tranquilo quanto à aplicação de patches de correção de segurança e atualização de sistemas.

Partir para a hospedagem na nuvem poupa um tempo precioso que seria gasto na administração da infraestrutura de TI. Ela também dispensa a contratação de especialistas administradores de sistemas. Os benefícios são mais do que compensadores.

É bem mais fácil administrar os recursos disponíveis e garantir escalabilidade ao negócio investindo em infraestrutura na nuvem, e focar no core business da empresa.

Já um Data Center local exige uma longa jornada sempre que é preciso aumentar o uso de recursos como banda de internet, memória para o servidor ou processadores. Com a nuvem, você poupa tempo e dinheiro que seria gasto com pesquisa de preço, fornecedores e marcas.

Para saber mais sobre os recursos e benefícios de adotar a Cloud Computing na infraestrutura de TI, confira 5 tendências para armazenar arquivos nas nuvens!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top