9 vantagens do backup em nuvem: saiba por que investir!

Backup nuvem

Compartilhe

Tempo de leitura: 7 minutos

Você ainda tem dúvidas sobre a melhor maneira de salvar as cópias dos dados da sua empresa? Em computadores, HDs externos ou em um ambiente cloud? Independentemente do tamanho do seu negócio, o backup em nuvem é a melhor opção quando se pensa em armazenamento com segurança e disponibilidade de acesso aos seus arquivos.

O backup em nuvem deve ser considerado como parte essencial do planejamento de uma empresa. Permite acesso rápido e fácil aos dados, diminui os custos e evita a complexidade exigida com a realização de cópias em servidores físicos. Além disso, é menos suscetível às falhas técnicas e humanas.

Quer entender melhor como o backup em cloud pode contribuir com o seu negócio? Confira as vantagens desta tecnologia!

1. Acessibilidade e Crescimento

A medida que as necessidades dos negócios mudam e expandem, o mesmo acontece com os sistemas que as suportam. O backup em nuvem é uma solução prática que acompanha o crescimento da organização.

Com esta tecnologia, não é mais necessário comprar equipamentos de alto custo e alocar novas salas para os servidores que armazenam as cópias de segurança. A nuvem é escalável, com isso não é necessário se preocupar com o volume de informações, pois a sua capacidade de armazenamento é expansível – podendo aumentar ou diminuir sempre que necessário.

Assim sendo, uma empresa pode começar com uma pequena quantidade de espaço em nuvem e aumentar seu armazenamento de backup conforme necessário. Isso significa que o gestor pode se concentrar no crescimento de seus negócios em vez de se preocupar com o gerenciamento complexo de um servidor local e ter gastos altos na aquisição desta infraestrutura.

2. Disponibilidade

O backup em nuvem está sempre disponível. Essa é uma grande diferença em relação ao armazenamento em servidores locais ou aqueles HD’s externos que podem, por questões de manutenção, ficarem indisponíveis ou mesmo obsoletos. Os arquivos salvos na cloud estão sempre liberados para o acesso quando o gestor ou um colaborador precisarem das informações.

3. Facilidade de recuperação de dados

Caso ocorra qualquer tipo de perda de dados da empresa, seja por um ataque hacker ou por uma falha de equipamento, o backup em nuvem oferece um processo de restauração dos documentos rápido e eficaz.

O procedimento é desenvolvido de forma automática e o gestor ainda consegue escolher entre diferentes versões de arquivos. Isso só é possível porque o backup em nuvem não mantém apenas a cópia mais recente do documento, mas as diferentes versões criadas ao longo do tempo. Logo, é só escolher a que mais deseja e realizar a restauração.

4. Flexibilidade

A plataforma de backup em nuvem disponibiliza um painel de administração no qual é possível fazer o gerenciamento das suas políticas para automatizar as rotinas de cópias. Nele o usuário pode ajustar o horário e o dia que devem ser realizados os backups, assim como, definir o espaço a ser utilizado na cloud. Itens que podem ser alterados conforme as demandas diárias de cada negócio.

Além disso, sempre que for necessário restaurar um arquivo perdido – o qual está em cópia na nuvem – ele poderá ser acessado de qualquer lugar, basta ter um computador ou tablet com Internet. Dessa maneira, é possível realizar viagens de trabalho, estar em home office ou mesmo ter diferentes filiais, com o backup em nuvem as cópias de arquivos ficam em segurança para serem recuperadas sempre que for necessário.

5. Custo reduzido

O backup corporativo também tem um custo mais acessível para uma empresa, independentemente do seu porte. Isso porque não é necessário manter uma infraestrutura interna com equipamentos de ponta, bem como uma equipe técnica para fazer a gestão das informações.

Outro fator que deve ser considerado é que as tecnologias mudam com o passar do tempo e tornam-se obsoletas muito rápido. Logo, o equipamento que pode atender a companhia hoje não será suficiente daqui 5 anos (é só comparar com o que ocorre com os smartphones).

Ao contratar um serviço de backup corporativo o gestor elimina esse problema, uma vez que a infraestrutura fica alocada na nuvem e o fornecedor é o responsável por fazer o gerenciamento de dados.

Para evitar qualquer dúvida: o prestador do serviço não consegue visualizar as informações da companhia. Ele faz o acompanhamento das rotinas de backup para verificar se elas foram executadas no horário programado. Caso seja necessário, ele inicia o processo de cópia de arquivos.

6. Rapidez na implementação

Você já avaliou quanto tempo se perde com a implementação de um sistema ou instalação de um equipamento dentro da empresa? Pois é, realizar um backup em um servidor interno demanda muito tempo da equipe de TI e dos profissionais que atuam em variadas funções na organização. Muitas vezes, inclusive, é necessário parar a atividade até que tudo se resolva.

O backup de em nuvem, por sua vez, é implementado em poucos minutos. Basta escolher um fornecedor, avaliar o contrato SLA e solicitar o serviço. Tudo é resolvido em poucos cliques e a equipe interna da empresa pode continuar trabalhando normalmente.

7. Disponível para todos os segmentos

O backup em nuvem pode ser utilizado por empresas de todos os segmentos do mercado e de diferentes tamanhos. Ou seja, a solução atende qualquer modelo de negócio e o empreendedor só paga pelos recursos que utiliza.

Além do mais, não é necessário ter conhecimento amplo em TI para conseguir usar a ferramenta. Basta utilizar um navegador para acessar o painel de controle inserindo login e senha.

8. Continuidade do negócio

A continuidade dos negócios é o processo de manutenção e recuperação das principais funções e dados da empresa no caso de uma interrupção das atividades após um desastre natural ou situação atípica fora do controle. Quer ver um exemplo? Uma organização que armazena dados em um servidor local corre riscos de incêndio, enchente, roubo, e outras tantas situações que podem comprometer as informações armazenadas.

O backup em nuvem fornece uma maneira conveniente e econômica de armazenar dados fora do local, tornando-os acessíveis de qualquer lugar com uma conexão à Internet. Sempre que necessário, é possível acessar a nuvem para recuperar dados rapidamente e colocar as operações em funcionamento novamente.

Há muitos provedores diferentes de backup em nuvem para escolher, por isso é importante fazer sua pesquisa para encontrar um que melhor atenda às suas necessidades. Certifique-se de considerar fatores como preço, segurança, facilidade de uso e suporte ao cliente ao escolher um provedor.

9. Segurança com backup em nuvem

Um das principais vantagens do backup em nuvem é a segurança. Além de ter cópia dos dados em caso de algum desastre, toda a informação armazenada na cloud é protegida utilizando diferentes sistemas, incluindo medidas que são implementadas para proteger contra uso não autorizado e roubo ou sequestro de dados.

Entre as aplicações de segurança estão sistemas de firewalls, proteção anti-DDoS, criptografia de dados, autenticação do usuário e monitoramento de atividades.

O backup em nuvem pode proporcionar mais agilidade e segurança para a sua companhia. Para tanto, também é fundamental buscar o apoio de um um provedor de confiança, certificado e com infraestrutura de ponta. Com isso, oferecerá as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio.

Gostou de conhecer essas vantagens do backup em nuvem, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona? Contate os especialistas da Saphir e saiba mais.

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud