5 tendências para armazenar arquivos nas nuvens

5 tendencias para armazenar arquivos nas nuvens

A prática de armazenar arquivos nas nuvens, em servidores remotos privados ou públicos, não é mais uma novidade dentro das empresas. A diferença, no entanto, é que esse modelo está deixando de ser um luxo para se tornar necessidade em qualquer setor de negócios.

Essa priorização da cloud computing vem dos grandes benefícios que esse tipo de armazenamento traz em produtividade e economia. Se você está planejando migrar e ainda não começou a se programar, nós te mostramos 5 tendências que você pode implementar para potencializar a tecnologia.

1. Serviços de co-locação para armazenar arquivos nas nuvens

É comum que os gestores de TI que estão no processo de migrar para uma solução em nuvem tenham dúvidas sobre as opções disponíveis no mercado. Geralmente eles buscam uma  solução que proporcione bons resultados e otimização do investimento. Então como escolher o melhor serviço?

O problema é que essa pergunta dificilmente tem uma única resposta. Um provedor pode te dar mais armazenamento, outro mais estabilidade, enquanto outro tem mais ferramentas para a gestão de dados.

É pensando nisso que surge, cada vez mais, serviços de co-locação. Nesse modelo, o gestor de TI pode mover seu sistema para data centers gerenciados, onde se beneficiam das vantagens de recursos de IaaS e PaaS diferentes em um só lugar.

2. Hiperconvergência da nuvem

A preocupação com a segurança faz muitos profissionais manterem um pé atrás na hora de apostar em nuvens públicas, mantendo seus arquivos dentro de uma estrutura on premises. A hiperconvergência é uma forma de integrar a cloud computing com seus servidores, disponibilizando o melhor que uma nuvem pode oferecer.

A infraestrutura HCI oferece computação, armazenamento e recursos pré-integrados para que a implementação dentro da empresa seja feita da forma mais ágil e otimizada possível. A ideia desse modelo é criar nuvens privadas que funcionam com as mesmas vantagens das públicas.

3. Containers

Dependendo dos arquivos que você precisa armazenar, principalmente se a entrega na sua empresa envolve desenvolvimento e operação tecnológica, os containers estão se tornando a forma mais popular de organizar essas informações na nuvem.

A ideia por trás dessa solução é guardar dados em caixas virtualizadas independentes do sistema em que estão hospedadas. Dessa forma, é possível migrar, testar e gerenciar código e informações de forma muito mais prática e instantânea.

4. Aplicações na nuvem

Até pouco tempo atrás, existia uma assincronia na forma como dados empresariais eram manuseados em cloud computing. O armazenamento era feito na nuvem, mas a visualização e edição dessas informações precisavam ser sincronizadas com o servidor local para serem abertas em ferramentas offline.

A tendência para o futuro é que as aplicações e sistemas inteiros sejam migrados para a nuvem, eliminando essa distância entre processos e integrando finalmente gestão e produtividade. Esse é, inclusive, o tipo de planejamento que você deveria estar fazendo desde já.

5. Outsourcing de gerenciamento

Todas essas tendências vão levar a um cenário sem volta no mercado. Empresas transformadas digitalmente que precisam colocar na Tecnologia da Informação toda a demanda por gestão administrativa, redução de custos e capacidade produtiva.

Nesse futuro, será impossível lidar com o gerenciamento do armazenamento na nuvem ao mesmo tempo que se toma decisões estratégicas e se busca inovações no mercado.

É por isso que o outsourcing da gestão de cloud computing se torna tão importante a partir de agora. Empresas especializadas em nuvem terão a função de garantir segurança, disponibilidade e performance do sistema, enquanto o gestor de TI poderá focar em explorar novas formas de impulsionar o negócio.

Armazenar arquivos nas nuvens já é uma realidade. Transformar a prática em uma vantagem de mercado é uma necessidade e essas tendências se tornaram o caminho para alcançar o sucesso.

Se você gostou do artigo e quer ficar ainda mais informado sobre tecnologia e cloud computing, assine a nossa newsletter! Nossas dicas serão enviadas diretamente para o seu e-mail.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top