O e-mail corporativo sempre foi uma das grandes preocupações para o departamento de TI de uma empresa. Qual é a melhor solução? Como manter a segurança sem perder produtividade?
Para te ajudar a entender um pouco melhor o assunto, nós preparamos este texto mostrando as principais diferenças entre SMTP, POP3 e IMAP, além de qual desses dois últimos escolher para a sua empresa. Vamos lá?
O que é SMTP
Simple Mail Transfer Protocol é um protocolo padrão exclusivo para o envio de emails. É por meio dele que as mensagens viajam do remetente ao destinatário, como um carteiro virtual que existe desde os anos 1980, quando a tecnologia do correio eletrônico começou a ser desenvolvida. O SMTP é tão eficiente que até hoje é utilizado, sem muitas alterações nos últimos 30 anos.
O que é POP3
Enquanto o SMTP é um protocolo de envio, ambos POP3 e IMAP são usados para recebimento, armazenamento e organização das mensagens do lado do cliente. O Post Office Protocol serve para o acesso remoto ao servidor e permite que o usuário baixe todos os e-mails recebidos para um dispositivo local.
Geralmente esse protocolo é utilizado para interação offline com as mensagens, oferecendo dados sobre o envio, recebimento e alterações, além de permitir que as mensagens baixadas sejam automaticamente excluídas do servidor para liberar espaço ou por questões de segurança.
O que é IMAP
O Internet Message Access Protocol é um modelo mais moderno e com mais recursos que o POP3, apesar de apenas isso não garantir que seja sempre a escolha mais adequada.
No caso do IMAP, os e-mails no servidor são sincronizados em vários dispositivos, sem que seja preciso baixar seu conteúdo para um armazenamento local. Dessa forma, as informações estão sempre disponíveis no servidor e podem ser acessadas a qualquer momento.
Diferenças de uso no e-mail corporativo
Apesar de parecidos, os dois protocolos existem porque dão ao ambiente corporativo formas diferentes de lidar com a troca de mensagens por e-mail. Veja como cada um deles influencia sua empresa nos seguintes itens:
Produtividade
A principal diferença nesse quesito é que o POP3 limita um pouco mais a produtividade relacionada a e-mails corporativos para dentro do escritório. Enquanto isso, o IMAP possibilita sincronizar uma conta em diversos dispositivos. Isso dá mais mobilidade à operação e permite a colaboração de mais funcionários em uma mesma caixa de entrada.
Controle
Por baixar as mensagens em um HD local, o POP3 oferece mais controle para a visualização e modificação de mensagens e documentos importantes. Ao ser feito o download, é gerado um registro com datas, horários e outras especificidades que podem servir como comprovação de qualquer anomalia futura.
Já o IMAP lida com essa verificação por meio da sincronização do servidor, podendo oferecer um histórico de modificações, envios e recebimentos que ajudem o trabalho da TI.
Segurança
Outro fator a se pesar na escolha do protocolo é a segurança dos e-mails corporativos. Existem vantagens diferentes entre POP3 e IMAP: no primeiro, o funcionário visualiza e interage com as mensagens de forma restrita ao ambiente interno da empresa, o que ajuda no monitoramento de segurança. No IMAP, por outro lado, as mensagens estão sempre sincronizadas no servidor, o que ajuda a evitar conflito de informações e pode deixar o seu conteúdo mais protegido — principalmente quando sua nuvem for bem gerenciada.
Ou seja: no fim, a escolha por um protocolo de e-mail ideal depende do que você busca de controle e segurança na sua empresa, principalmente aquele que se adequa melhor ao perfil de seus trabalhadores e natureza do negócio. Seja POP3, IMAP ou os dois juntos, o importante é se preocupar com um sistema bem organizado, produtivo e seguro.
E aí, gostou do post? Que tal saber mais sobre segurança, nuvem e e-mails corporativos com artigos como esse diretamente na sua caixa de entrada? É só agora a nossa newsletter!