SMTP, POP3 e IMAP: entenda suas diferenças

SMTP POP3 e IMAP entenda suas diferenças

O e-mail corporativo sempre foi uma das grandes preocupações para o departamento de TI de uma empresa. Qual é a melhor solução? Como manter a segurança sem perder produtividade?

Para te ajudar a entender um pouco melhor o assunto, nós preparamos este texto mostrando as principais diferenças entre SMTP, POP3 e IMAP, além de qual desses dois últimos escolher para a sua empresa. Vamos lá?

O que é SMTP

Simple Mail Transfer Protocol é um protocolo padrão exclusivo para o envio de emails. É por meio dele que as mensagens viajam do remetente ao destinatário, como um carteiro virtual que existe desde os anos 1980, quando a tecnologia do correio eletrônico começou a ser desenvolvida. O SMTP é tão eficiente que até hoje é utilizado, sem muitas alterações nos últimos 30 anos.

O que é POP3

Enquanto o SMTP é um protocolo de envio, ambos POP3 e IMAP são usados para recebimento, armazenamento e organização das mensagens do lado do cliente. O Post Office Protocol serve para o acesso remoto ao servidor e permite que o usuário baixe todos os e-mails recebidos para um dispositivo local.

Geralmente esse protocolo é utilizado para interação offline com as mensagens, oferecendo dados sobre o envio, recebimento e alterações, além de permitir que as mensagens baixadas sejam automaticamente excluídas do servidor para liberar espaço ou por questões de segurança.

O que é IMAP

O Internet Message Access Protocol é um modelo mais moderno e com mais recursos que o POP3, apesar de apenas isso não garantir que seja sempre a escolha mais adequada.

No caso do IMAP, os e-mails no servidor são sincronizados em vários dispositivos, sem que seja preciso baixar seu conteúdo para um armazenamento local. Dessa forma, as informações estão sempre disponíveis no servidor e podem ser acessadas a qualquer momento.

Diferenças de uso no e-mail corporativo

Apesar de parecidos, os dois protocolos existem porque dão ao ambiente corporativo formas diferentes de lidar com a troca de mensagens por e-mail. Veja como cada um deles influencia sua empresa nos seguintes itens:

Produtividade

A principal diferença nesse quesito é que o POP3 limita um pouco mais a produtividade relacionada a e-mails corporativos para dentro do escritório. Enquanto isso, o IMAP possibilita sincronizar uma conta em diversos dispositivos. Isso dá mais mobilidade à operação e permite a colaboração de mais funcionários em uma mesma caixa de entrada.

Controle

Por baixar as mensagens em um HD local, o POP3 oferece mais controle para a visualização e modificação de mensagens e documentos importantes. Ao ser feito o download, é gerado um registro com datas, horários e outras especificidades que podem servir como comprovação de qualquer anomalia futura.

Já o IMAP lida com essa verificação por meio da sincronização do servidor, podendo oferecer um histórico de modificações, envios e recebimentos que ajudem o trabalho da TI.

Segurança

Outro fator a se pesar na escolha do protocolo é a segurança dos e-mails corporativos. Existem vantagens diferentes entre POP3 e IMAP: no primeiro, o funcionário visualiza e interage com as mensagens de forma restrita ao ambiente interno da empresa, o que ajuda no monitoramento de segurança. No IMAP, por outro lado, as mensagens estão sempre sincronizadas no servidor, o que ajuda a evitar conflito de informações e pode deixar o seu conteúdo mais protegido — principalmente quando sua nuvem for bem gerenciada.

Ou seja: no fim, a escolha por um protocolo de e-mail ideal depende do que você busca de controle e segurança na sua empresa, principalmente aquele que se adequa melhor ao perfil de seus trabalhadores e natureza do negócio. Seja POP3, IMAP ou os dois juntos, o importante é se preocupar com um sistema bem organizado, produtivo e seguro.

E aí, gostou do post? Que tal saber mais sobre segurança, nuvem e e-mails corporativos com artigos como esse diretamente na sua caixa de entrada? É só agora a nossa newsletter!

Um comentário

  • Crisanto Galvão /

    Gostei da explicação. Estou precisando conhecer mais sobre armazenamento, segurança, envio, recebimento de mensagens por email. Sobretudo email corporativo. Obrigado, esclareceu muitas dúvidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top