Cloud services: entenda as vantagens da união de PaaS e CaaS

Cloud services - PaaS e CaaS

Você provavelmente já ouviu falar em cloud services, correto? Contudo, muitos profissionais de TI e gestores de empresas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento da PaaS e do CaaS. Eles fazem parte dos serviços de cloud computing e contribuem para um desenvolvimento mais rápido, econômico e flexível. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe!

Entenda o que é PaaS

A Platform as a Service é (PaaS) é uma arquitetura desenvolvida para unir os ganhos em estrutura e produtividade dentro da cloud computing. É um serviço que oferece a virtualização do sistema (armazenamento, computação, gerenciamento) aliado a uma camada intermediária de ferramentas e componentes prontos para servirem de plataforma produtiva.

Ela permite a integração de linguagens, IDEs, ferramentas de validação e monitoramento. Esse tipo de solução oferece um impacto imediato para a empresa, visto que não exige previsão de demandas ou alocação de investimentos.

Saiba o que é CaaS

O Container as a Service (CaaS) se popularizou nos últimos anos pela chegada da Docker no mercado, que ofereceu esse tipo de serviço de forma inovadora e revolucionária para o desenvolvimento dentro  de empresas.

Plataforma como serviço e container como serviço

A tecnologia de containers é mais uma forma de organizar, particionar e gerenciar o seu código, dessa vez sem amarrar o projeto ao sistema em que ele está sendo construído. A virtualização, nesse caso, é feita em uma camada independente e totalmente portátil, que pode ser replicada e executada em diversos ambientes diferentes, sem a necessidade de adaptar ou readequar o código fonte.

Entenda as vantagens de usar Cloud Services no seu negócio

Seja como uma camada abaixo ou acima do PaaS, o fato é que a plataforma está sendo transformada com a tecnologia CaaS. Ela consegue tornar o desenvolvimento flexível entre ambientes on-premise e off-premise para a criação de um gerenciamento produtivo único em uma cloud aberta e ampla.

As duas soluções andam lado a lado na cloud services para oferecer benefícios a uma empresa. Elas auxiliam na operação, no desenvolvimento e não união da gestão tecnológica a uma estratégia de DevOps.

A PaaS oferece os recursos necessários para focar a atenção no negócio. Já o container dá a liberdade de flexibilizar sua operação e garantir a qualidade do código em ambientes variados. Quando unidos, formam um serviço imbatível para impulsionar a empresa no mercado!

Compreenda como funciona a automação com cloud services

Essas soluções ajudam você a tirar proveito da flexibilidade com agilidade e automação. A cloud computing tem a capacidade de tornar processos mais inteligentes e fazer com que o próprio sistema se preocupe com as rotinas menos estratégicas. Tudo é feito para que o desenvolvedor foque sua atenção na qualidade do código e como ele se traduz em um produto que conquiste o mercado.

A PaaS não oferece apenas a estrutura de nuvem, mas as ferramentas necessárias para lidar com ela sem ter que se preocupar com as etapas de implementação e monitoramento. Sendo assim, você encontra mais tempo para se dedicar ao seu produto ou serviço, pois não precisa se preocupar com o próprio sistema.

Já o CaaS adiciona profundidade à automação e no desenvolvimento, principalmente na forma como a TI lida com a execução de códigos. A imagem padronizada do Docker é um exemplo perfeito desse poder de automatização: a própria tecnologia lida com conteúdo, seja uma plataforma, um código ou um sistema, de forma que ele rode em qualquer ambiente.

Enfim, a estrutura de cloud services permite que você possa impulsionar o seu negócio com foco no desenvolvimento e produtividade. O que acha de se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira o nosso Guia Completo de PaaS e CaaS!

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top