O que é cloud computing? Qual a contribuição para a empresa?

O que é cloud computing Qual a contribuição para a empresa

Compartilhe

Você está começando um negócio ou pretende aperfeiçoar as estratégias da empresa, mas não sabe o que fazer? Primeiro, é importante compreender o que é cloud computing e os benefícios que ela pode oferecer para a companhia.

Essa solução em nuvem tem a capacidade de ampliar a segurança dos dados da empresa e diminuir os investimentos em infraestrutura e equipe de TI. Que tal entender qual é a contribuição da cloud para o seu negócio? Continue a leitura do artigo!

O que é cloud computing?

A cloud computing significa, em português, computação em nuvem. A solução permite o compartilhamento de recursos e dados por meio da internet. Os serviços são hospedados em servidores remotos, que proporcionam o uso de aplicativos e funcionalidades conectados à rede.

Essa tecnologia permite que as informações da empresa sejam acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que o usuário tenha uma conexão com a internet. Ao utilizar um software que roda na nuvem, por exemplo, você não precisa fazer a instalação dele na máquina e ocupar um espaço de memória do computador.

A cloud computing usada como um sistema operacional, então, permite que você rode as informações, programas e funcionalidades dentro dessa plataforma. Esse modelo se contrapõe à computação tradicional, quando as empresas eram obrigadas a investir em hardwares, sistemas e data centers para gerenciar as informações.

Quais são os principais modelos de implantação da computação em nuvem?

Depois de compreender o que é cloud computing, é importante avaliar os três tipos de aplicações disponíveis. Cada uma pode atender a empresa de uma maneira diferente. Veja:

Pública

Esse é o modelo mais comum utilizado pelas empresas. Geralmente, ela envolve o uso de um software como serviço (SaaS) que possibilita a ampliação da capacidade de armazenamento sempre que o gestor precisar.

Os serviços ficam disponibilizados em um ambiente público e compartilhado com outras companhias que também o utilizam. A segurança dos dados é garantida por meio do uso de login e senha para o acesso.

Esses recursos são operados pelo provedor de serviço na nuvem, ou seja, não há necessidade do empresário se preocupar com o hardware, software ou demais infraestruturas de TI.

Vantagens:

  • diminuição dos custos — você não precisa investir em infraestrutura e paga apenas pelos serviços que usar;
  • manutenção e gerenciamento pelo fornecedor;
  • confiabilidade;
  • capacidade de ampliar os recursos sempre que precisar.

Privada

Esse é o modelo em que a organização opta por utilizar os recursos de forma exclusiva. É como se você tivesse um data center em nuvem. A grande diferença é que você conta com hardwares e softwares dedicados para o negócio, o que permite a personalização dos recursos conforme a sua necessidade.

Geralmente, a nuvem privada é utilizada por organizações que têm operações críticas e de grande porte como bancos e órgãos governamentais.

Vantagens:

  • flexibilidade para personalizar o ambiente em nuvem;
  • segurança robusta;
  • escalabilidade.

Híbrida

Esse é o modelo em que a companhia mescla serviços da nuvem pública e privada. Ela pode optar por disponibilizar informações diferenciadas nas duas infraestruturas, conforme a necessidade de personalização ou direcionamento de dados críticos para um ambiente mais robusto. Ou seja, é possível aproveitar os benefícios de ambas estruturas.

Por exemplo: a nuvem pública pode ser usada para o uso de serviço de e-mail e a privada para os relatórios financeiros da empresa.

Vantagens:

  • controle dos recursos;
  • flexibilidade para dispor de recursos adicionais quando precisar;
  • melhor custo-benefício ao aliar duas soluções;
  • facilidade para migrar dados da nuvem pública para a privada conforme a necessidade da companhia;
  • segurança para os dados mais críticos.

Qual é a contribuição da cloud computing para o negócio?

Agora que entendeu o que é cloud computing, é hora de compreender como ela pode ser aplicada na empresa. Você provavelmente já utiliza um recurso semelhante para informações pessoais. O Google Drive é um modelo de serviço na nuvem gratuito com recursos limitados. Nele, você pode compartilhar documentos, fotos, áudios e outras informações pelo celular ou computador.

Contudo, no ambiente organizacional é mais indicado buscar uma solução voltada para negócios. Isso porque o Google Drive tem os seus termos de serviço específicos e conta com muitos usuários gratuitos, o que pode gerar problemas de acesso em alguns momentos.

Ao optar por uma solução específica para o ambiente corporativo, você garante a integridade das informações e o apoio de um suporte técnico especializado. Mas, então, como utilizar essa solução no seu negócio?

Backup de informações

A computação em nuvem é uma excelente solução para armazenar cópias dos documentos mais importantes da empresa. Dessa maneira, se você perder algum documento físico, poderá encontrá-lo na versão virtual disponibilizada na cloud.

Redução da infraestrutura física

A cloud tem uma infraestrutura robusta e segura para as informações da companhia. Isso evita que você precise gastar com a aquisição de novos servidores com frequência para suprir a demanda, a climatização do ambiente e a contratação de uma grande equipe de TI para gerenciar todos esses equipamentos e dados.

Softwares

Essa solução também pode ser usada como um ambiente de testes de muitos sistemas. Assim, você economiza espaço nos servidores internos da empresa.

Gerenciamento de contratos

A computação em nuvem também pode ser utilizada para compartilhar contratos com fornecedores e clientes. Ao unir essa solução com uma assinatura digital, você evita a impressão de documentos e dá muito mais agilidade às negociações da empresa.

Edição de imagens

Algumas ferramentas de edição de imagem também funcionam na nuvem. Dessa maneira, o usuário consegue acessar, editar e compartilhar os arquivos em qualquer lugar e de qualquer equipamento eletrônico.

Transmissões de eventos

Empresas especializadas na realização de eventos online já usam a cloud computing para garantir a estabilidade das transmissões. Ao utilizar a estrutura na nuvem é possível evitar a queda nos sistemas em momentos de pico.

Agora você já sabe o que é cloud computing e como aplicá-la na sua empresa. Essa solução pode ajudá-lo a fazer o negócio prosperar e alcançar um novo patamar no mercado.

Você ainda tem dúvidas se precisa investir em tecnologia? Saiba como ela pode ser uma grande aliada!

Junte-se a nossa lista

Veja mais