Como ter uma empresa de sucesso? Veja as dicas!

Veja dicas para ter uma empresa de sucesso

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Tempo de leitura: 5 minutos

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) identificou que mais de 60% das empresas fecham as portas depois 5 anos de sua abertura. Organizações de diversos ramos de atividade passam por isso e aí fica a pergunta: como ter uma empresa de sucesso?

A soma de alguns fatores é essencial para o negócio prosperar: planejamento, gestão, inovação e diferenciação no mercado. Companhias modernas, como Netflix e Airbnb, conseguiram se destacar e hoje são consideradas gigantes mundiais. Que tal aprender com esses exemplos? Acompanhe!

Entenda como ter uma empresa de sucesso

O empreendedor precisa avaliar o mercado antes de abrir qualquer negócio. Assim, consegue verificar se haverá espaço para o seu produto ou serviço e quais são as necessidades dos consumidores. A partir desse conceito, cria-se o plano empresarial. Ele deve conter informações como:

  • público-alvo;
  • mercado;
  • estratégias de vendas;
  • capital de giro;
  • previsão de retorno financeiro.

Em seguida, o administrador segue para as próximas etapas.

Analise o momento

Será que esse é o período ideal de abrir a organização? Muitos empreendedores têm ideias revolucionárias, contudo, se elas estiverem muito à frente do seu tempo podem exigir um conhecimento melhor do público e análises mais aprofundadas de marketing para saber como lançar o produto ou serviço no mercado.

O Airbnb, por exemplo, não foi considerado um grande potencial por muitos investidores, pois eles acreditavam que as pessoas não teriam coragem de abrir a própria casa para receber estranhos. Todavia, os Estados Unidos passavam por uma recessão econômica e o serviço gerou uma renda extra a muitos moradores. Isso demonstra que o idealizador acertou o momento para lançar a ideia.

Cuide da gestão

O empreendedor precisa acompanhar o desenvolvimento das atividades e avaliar o desempenho da companhia. Ela está dando lucro ou prejuízo? Como está o relacionamento com o cliente?

Uma empresa de sucesso alia eficiência em diversas áreas como financeira, recursos humanos, desenvolvimento de processos e uso das habilidades dos profissionais para desenvolver produtos ou prestar serviços, captar e reter consumidores. Todos esses fatores devem ser gerenciados.

Use a tecnologia

Também é importante ficar atento às tecnologias que surgem e podem gerar mais produtividade e qualidade ao trabalho desenvolvido. Aplicativos como o Trello auxiliam na organização e gerenciamento das demandas da equipe, com inserção de prazos e comentários dos colaboradores.

O uso de um e-mail empresarial cria credibilidade para as comunicações entre a companhia e os clientes, assim como registra as informações compartilhadas entre os funcionários.

Já uma solução em cloud computing pode ser usada para compartilhar contratos com fornecedores e armazenar os principais documentos da companhia, pois utiliza estruturas robustas de segurança.

Dê atenção ao cliente e ao mercado

Se você quer saber como ter uma empresa de sucesso, precisa acompanhar o mercado e os clientes. Valorize os consumidores oferecendo um atendimento diferenciado e um produto ou serviço de qualidade. Afinal, sem eles a empresa não tem retorno financeiro. Invista em ferramentas de comunicação para atrair pessoas para a sua marca e mantenha um relacionamento ativo com os clientes.

Procure acompanhar a opinião do consumidor em relação aos seus produtos ou serviços, quais são os elogios e as reclamações. Essa é uma maneira de corrigir eventuais falhas para melhorar o atendimento.

Também é fundamental acompanhar a concorrência para identificar quais produtos são lançados no mercado, as oportunidades que existem e as necessidades dos clientes que ainda não foram atendidas. Portanto, essa é uma forma de sair na frente e obter o sucesso.

Divulgue o negócio

Como você chega até o seu cliente? Muitas organizações têm sucesso com a divulgação “boca a boca” porque as pessoas ainda valorizam a indicação de serviços de qualidade.

Contudo, isso não exime a importância de a empresa desenvolver canais de divulgação da sua marca. Criar um site é primordial para pequenas e grandes companhias, pois é por meio dele que o gestor consegue divulgar os serviços, dados de contato e construir uma credibilidade no ambiente online.

Também é necessário utilizar as redes sociais para manter um diálogo com clientes e admiradores da marca, uma vez que esses meios são utilizados por pessoas de diferentes idades.

Se o negócio atende outras empresas, o Linkedin é uma plataforma para compartilhar conhecimento técnico e estreitar relações profissionais. Já o Facebook e o Instagram são mídias com apelo visual e permitem uma comunicação mais direta com o consumidor final.

Tenha um diferencial

Se você chegou até aqui, já sabe como ter uma empresa de sucesso. Porém, você pode somar ainda mais ao negócio e oferecer um diferencial para os clientes. Essa é uma maneira de se destacar e se tornar referência no mercado.

A Netflix é um exemplo de organização que conseguiu chegar nesse estágio. A empresa iniciou em função do desejo de um consumidor de assistir a filmes sem precisar se preocupar com as datas de devolução dos vídeos. Então, o cliente só precisava entrar no site e escolher os filmes que queria assistir. Um motoboy realizava a entrega dos dvds e depois voltava para buscar o material.

Essa mídia começou a ficar obsoleta e os idealizadores criaram o serviço de streaming. Depois de algum tempo de aperfeiçoamento da tecnologia e acompanhamento das necessidades dos clientes, a empresa já consegue estar presente em quase 200 países.

Pronto! Agora você já sabe como ter uma empresa de sucesso. É fundamental identificar as oportunidades do mercado, acompanhar as demandas do consumidor e ficar atento à concorrência. A tecnologia também deve estar presente para dar mais segurança aos processos e credibilidade para a marca.

Que tal continuar a visita no blog? Saiba como criar uma vantagem competitiva para o seu negócio!

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