Qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, precisa oferecer um trabalho de qualidade e profissional. Contudo, muitas organizações que atuam com a prestação de serviços têm dificuldade para adotar metodologias para valorizar ainda mais o negócio.
É fundamental utilizar ferramentas tecnológicas e usar estratégias eficientes de gestão de empresas para tornar o serviço cada vez melhor. Além disso, algumas práticas contribuem para aumentar a comunicação e a satisfação dos clientes. Continue a leitura e saiba como profissionalizar o seu negócio!
1. Crie uma presença na internet
Um ditado popular pode explicar bem essa questão “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, uma empresa de prestação de serviços precisa criar uma forte presença online para atrair e reter clientes.
Os consumidores utilizam cada vez mais as ferramentas de busca para realizar pesquisas a fim de identificar possíveis prestadores de serviços. Sendo assim, é necessário criar um site otimizado para os mecanismos de busca, com informações relevantes sobre o negócio e avaliações dos atuais clientes.
Essas informações contribuem para dar mais credibilidade para a empresa, aumentando as oportunidades de negócio. Vale lembrar que não basta apenas elaborar uma página online, é fundamental manter o site atualizado e funcionando adequadamente.
Por isso, o ideal é buscar uma empresa parceira para criar o website e disponibilizar uma hospedagem segura. Além disso, é necessário investir na criação de canais nas redes sociais, como Facebook, Instagram ou Linkedin. Essas plataformas possibilitam a divulgação da marca e o compartilhamento de dicas para auxiliar o potencial consumidor.
Um escritório de contabilidade, por exemplo, pode disponibilizar informações sobre os diferentes tipos de regime tributário, prazos para pagamento de impostos, mudanças recentes na legislação, entre outras questões. Essa prática auxilia a empresa a criar uma presença online e conquistar a confiança dos usuários.
2. Ofereça mais de um canal de comunicação
Enquanto alguns consumidores preferem fazer ligações para esclarecer dúvidas ou contratar um serviço, outros valorizam mais o atendimento via e-mail, chats nas redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Por esse motivo, é essencial utilizar ferramentas diferenciadas de comunicação com os atuais e futuros clientes. O WhatsApp para negócios, por exemplo, possibilita a criação de uma conta com perfil empresarial. Assim, o usuário consegue visualizar as informações da empresa como endereço de website, e-mail para contato e descrição das atividades.
A ferramenta também permite a organização dos contatos com o uso de etiquetas coloridas para identificação de novos clientes, ordem de pedidos e pagamentos pela prestação de serviços, por exemplo.
O aplicativo ainda possibilita a criação de mensagens automáticas para não deixar nenhum consumidor esperando. Se o estabelecimento está fechado, o cliente pode receber uma mensagem “no momento não estamos funcionando, mas em breve você será atendido”.
O uso de um e-mail empresarial também é uma maneira de profissionalizar a comunicação entre a companhia e os clientes. O endereço personalizado dá mais credibilidade para o negócio e oferece mais segurança para o compartilhamento de dados.
3. Invista em uma papelaria bonita
Utilizar as ferramentas online é muito importante para qualquer perfil de negócio. Contudo, os cartões de visita não perderam o seu papel no mercado empresarial. Eles podem ser usados na hora do profissional se apresentar em um evento, workshop ou palestra, por exemplo.
O cartão de visita funciona como um lembrete sobre a marca e a atividade da organização. Portanto, o ideal é investir em uma diagramação de qualidade e em uma papelaria bonita para deixá-lo bem apresentável.
4. Mantenha os dados seguros
Uma empresa profissional se preocupa com a credibilidade de sua marca. Por isso, investe em ferramentas robustas de segurança para proteger os dados dos clientes. A cloud computing é uma tecnologia que utiliza a criptografia para evitar o acesso de usuários mal intencionados às informações compartilhadas na rede.
Além disso, ela é uma solução escalável que possibilita ao gestor aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento conforme a sua necessidade. O empreendedor também não precisa contar com uma equipe de TI para realizar as manutenções e monitorar a infraestrutura, pois o serviço é desenvolvido pelo fornecedor da tecnologia.
Essa é uma maneira efetiva de proteger os dados de clientes contra os crimes virtuais, garantir a confiança na marca e o valor da empresa no mercado.
5. Profissionalize a gestão
Uma empresa de prestação de serviços também precisa se preocupar com a sua gestão. Cada colaborador deve conhecer os seus deveres e ficar atento à qualidade do atendimento oferecido.
Também é fundamental ficar atento aos prazos acertados com os clientes e ter uma equipe capaz de cumpri-los. Uma gestão profissional ainda se preocupa em seguir as boas práticas do mercado e promove a inovação sempre que necessário. Portanto, é necessário que o empreendedor fique atento às novidades tecnológicas e às boas práticas de relacionamento com os clientes.
6. Aceite diversos meios de pagamento
Utilizar mais de uma possibilidade para o pagamento dos serviços é uma maneira de conquistar clientes. O uso de boleto bancário ou sistema de paypal, por exemplo, gera maiores oportunidades de ganhos para o negócio, pois os consumidores podem optar pela forma de pagamento que melhor se encaixa no orçamento.
Essa é uma maneira de criar uma facilidade para o cliente, que pode optar pelo uso do cartão de crédito, e também para a gestão do negócio. Afinal, todas as cobranças serão registradas e o empreendedor consegue acompanhar melhor as entradas de recursos. A medida deixa a organização mais profissional, gera comodidade para todos os envolvidos e agrega um diferencial para o serviço.
7. Busque a melhoria contínua na prestação de serviços
Uma empresa que pretende profissionalizar o serviço precisa ficar atenta à organização dos processos. Utilizar uma ferramenta para planejar as atividades diárias é uma maneira de evitar esquecimentos e atender o cliente com agilidade.
O Trello, por exemplo, possibilita a criação de tarefas, identificação das pessoas responsáveis e delimitação de um prazo para executá-las. Assim, todos os envolvidos podem acompanhar em que estágio se encontra o cumprimento de uma demanda.
Também é importante avaliar quais processos não estão funcionando adequadamente. Muitas vezes, o diálogo aberto com os colaboradores ou a atenção a uma reclamação do cliente podem apresentar ideias do que precisa ser melhorado.
Ao seguir essas dicas, você conseguirá profissionalizar a prestação de serviços e aumentar as oportunidades de ganho financeiro. Acompanhe o desenvolvimento de tecnologias e invista naquelas que podem contribuir com o crescimento do seu negócio.
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