Como ter uma vantagem competitiva no negócio? Confira as dicas!

Como ter uma vantagem competitiva no negócio Confira as dicas

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Tempo de leitura: 5 minutos

O sonho de qualquer empreendedor é se destacar diante da concorrência. Mas, como conquistar uma vantagem competitiva em um mercado que muda o tempo todo? É fundamental identificar os potenciais da companhia, promover a marca e estruturar o negócio.

Neste post, vamos esclarecer melhor o conceito e apresentar algumas dicas para a sua companhia ter um diferencial. Acompanhe!

O que é vantagem competitiva?

É uma característica que faz a sua empresa se diferenciar diante dos concorrentes. Isso pode estar relacionado ao preço do produto ou serviço oferecido, à qualidade do atendimento ou valores da companhia.

A abordagem desse conceito iniciou com Michael Porter, professor da Universidade de Harvard. Segundo ele, para conquistar uma vantagem competitiva as empresas precisam conhecer os concorrentes para saberem se posicionar melhor no mercado. Seguindo esse raciocínio, ele criou as forças que devem ser observadas:

Rivalidade diante dos concorrentes

O espírito de competição em uma empresa é a força que leva o gestor a fazer o seu melhor. Para isso, é necessário identificar os seus principais concorrentes e os diferenciais. Só assim é possível desenvolver uma ação diferenciada.

Negociação com fornecedores e clientes

O empreendedor precisa entender que o fornecedor é um grande parceiro de negócios e precisa receber a devida atenção do empreendedor. Caso contrário, ele poderá “mudar de time” e atender a sua concorrência.

Portanto, é fundamental conhecer bem os fornecedores e desenvolver uma boa comunicação com eles. Esse poder de negociação também precisa fazer parte da relação com os clientes. O gestor precisa avaliar qual é a probabilidade do consumidor trocar de empresa.

Sendo assim, você deve avaliar os preços e produtos oferecidos pelos concorrentes e tratar o cliente com excelência.

Principais ameaças

O mercado muda muito rápido e o empresário precisa ficar atento ao contexto em que está inserido. É essencial acompanhar as tecnologias emergentes, as tendências de mercado e os concorrentes que começam a surgir.

Novos produtos ou serviços

Muitas vezes, os empreendedores estão focados no próprio negócio e se esquecem de acompanhar os novos produtos ou serviços do mercado. Ao ficar atento a esse aspecto, o gestor conseguirá moldar suas estratégias e permanecer em destaque no mercado.

Como conquistar vantagem competitiva no negócio?

Algumas práticas simples podem ajudar a sua empresa a se destacar diante dos concorrentes. Veja!

Crie uma estratégia diferenciada

Identifique as ações dos concorrentes e as opiniões dos clientes. Essas informações podem contribuir para você buscar a inovação e adquirir uma característica singular no mercado.

Algumas empresas conquistam o público pela marca, design e poder que elas representam. Enquanto isso, outras atraem os consumidores pelo preço ou qualidade do serviço/produto. Portanto, ao conhecer os concorrentes é possível identificar em qual nicho de atuação a companhia pode focar.

Diminua os custos

O gestor precisa analisar todos os custos da empresa para identificar onde é possível economizar, sem prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. A tecnologia pode ser uma grande aliada nesses casos.

A cloud computing, por exemplo, permite que as informações da companhia fiquem disponíveis em qualquer lugar com acesso à internet. Isso pode se transformar em uma vantagem competitiva, já que os profissionais podem trabalhar no modelo home office, durante viagens corporativas e reuniões de negócios.

A computação em nuvem ajuda a empresa a reduzir custos e possibilita a contratação de serviços de telefonia e sistemas que operam online. Por isso, ela pode ser uma excelente estratégia para organizações de todos os portes.

Identifique os principais recursos da companhia

Analise quais são os recursos da empresa e identifique quais deles podem se transformar em uma vantagem competitiva:

  • finanças;
  • produtos/serviços;
  • infraestrutura tecnológica;
  • atendimento de qualidade;
  • equipe técnica.

A partir disso, você pode avaliar qual potencial competitivo pode ser explorado. Veja alguns exemplos:

  • A empresa desenvolve estratégias de marketing?
  • Quantos concorrentes você tem?
  • Os dados são armazenados com segurança?
  • A companhia tem processos organizados?

Reconheça as capacidades dinâmicas

Uma capacidade dinâmica é a característica de adaptação às mudanças do ambiente empresarial. Sendo assim, essa é a habilidade da companhia se adaptar e utilizar os recursos para prever as ações da concorrência e ter agilidade nas mudanças. A tecnologia, mais uma vez, entre como um aspecto diferencial do negócio, assim como a sua base de clientes e fornecedores.

Quais são os principais diferenciais competitivos?

Agilidade e inovação

A vontade de inovar deve estar presente em todos os colaboradores da empresa. Essa cultura favorece a criação de um ambiente criativo e próprio para o desenvolvimento de ideias para novos produtos ou serviços. A tecnologia pode contribuir para levar mais agilidade aos processos e disponibilizar mais tempo para a equipe.

Credibilidade perante os clientes

É necessário construir uma marca forte e de confiança para os consumidores. Para iniciar esse processo, a organização pode criar um site e disponibilizar informações sobre suas atividades, seus diferenciais e as opiniões de clientes.

Essa é uma maneira de iniciar um processo de construção de uma marca forte. O trabalho continua com a prestação de um atendimento de qualidade. Chamar o cliente pelo nome, identificar o seu perfil de compra e criar estratégias de fidelização são maneiras de conquistar uma vantagem competitiva.

Qualidade e preço do produto ou serviço

Muitos clientes buscam aliar qualidade e preço acessível na hora de procurar um produto ou serviço. Ao unir essas características você terá maiores chances de conquistar um diferencial no mercado.

Enfim, encontrar uma vantagem competitiva é uma excelente oportunidade para fazer sua empresa crescer. Procure identificar quais são os seus principais recursos e oportunidades e trace estratégias de desenvolvimento. Aproveite também para compreender como a cloud gerenciada pode beneficiar o seu negócio!

 

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