Internet das coisas e cloud computing: como se relacionam?

Internet das Coisas e Cloud Computing

Compartilhe

Tempo de leitura: 5 minutos

A Internet das Coisas (IoT) está cada vez mais presente nas empresas e desempenha um papel fundamental na transformação digital. O BNDES — Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social estima que os projetos nessa área gerarão uma movimentação de mais de USD 132 bilhões até 2025 – valor que só tende a aumentar. E como a relação da internet das coisas e cloud computing vai impactar os negócios?

E por que a IoT é tão importante? Ela é uma tecnologia que contribui para fazer a conexão entre o ambiente virtual e objetos, auxiliando na captação e gestão de dados valiosos para as empresas. Continue a leitura e entenda mais sobre este assunto!

CTA- INFRAESTRURA DE PONTA

Afinal, o que é a internet das coisas?

A IoT (Internet of things) é uma infraestrutura de rede que utiliza um padrão IP para interligar o ambiente virtual ao físico. Ela consiste em conectar objetos à internet e aos ambientes para compartilhar dados e dar mais facilidade para as pessoas.

A ideia central da IoT é permitir que dispositivos coletem e troquem dados, geralmente por meio de sensores embutidos, e usem esses dados para tomar decisões ou executar ações automatizadas. Esses dispositivos também podem ser controlados e monitorados remotamente por meio de aplicativos ou sistemas conectados à internet.

Se você observar melhor ao seu redor, vai perceber que a internet das coisas já faz parte da sua rotina. Você tem uma smart TV? Ela é um exemplo de uso da internet das coisas para promover a conexão do ambiente digital ao físico.

E as casas inteligentes, já ouviu falar? Pois é, quando as portas e janelas se abrem automaticamente com o uso de sensores e as lâmpadas se acendem com a detecção da presença de pessoas, você pode dizer que utiliza internet das coisas. Claro, tudo isso precisa estar conectado à internet.

Assim sendo, a IoT tem o potencial de transformar diversos setores, incluindo residências, saúde, transporte, manufatura, agricultura, cidades e muito mais. Ela oferece a possibilidade de automação, eficiência e tomada de decisões baseadas em dados em tempo real.

No geral, a Internet das Coisas representa uma nova era de conectividade e interação entre dispositivos físicos e o mundo digital, trazendo consigo um enorme potencial para transformar a forma como vivemos e trabalhamos.

Logo, você já deve ter percebido como a IoT está cada vez mais presente na sua vida. Mas, qual é a influência da internet das coisas e cloud computing nas empresas? É sobre isso que falaremos nos próximos tópicos!

Qual é a relação da internet das coisas e cloud computing?

Esses conceitos estão amplamente interligados. A IoT faz a comunicação entre objetos e data centers que utilizam infraestruturas em nuvem para armazenar e gerenciar informações. Assim, a empresa usufrui de uma estrutura muito mais elástica e flexível para comportar as demandas de armazenamento e processamento de dados.

Por que é necessário utilizar a IoT e a computação em nuvem? A resposta é simples: com objetos cada vez mais conectados à rede, ficará impossível conseguir suportar todos os dados em data centers físicos e com espaços limitados.

A nuvem fornece recursos de processamento de alto desempenho, permitindo que os dados coletados pelos dispositivos IoT sejam processados e analisados rapidamente. Isso é especialmente importante em cenários de IoT em tempo real, onde a tomada de decisões ágeis é necessária com base nos dados coletados.

A cloud também oferece serviços de armazenamento em grande escala e capacidade de processamento, permitindo que as empresas coletem, armazenem e analisem dados de IoT de maneira mais eficiente. Além de atuar como um intermediário entre os dispositivos IoT e os aplicativos, possibilitando a comunicação e o controle eficientes.

Assim como, a combinação de IoT e computação em nuvem permite a escalabilidade em larga escala. À medida que o número de dispositivos IoT conectados aumenta, a nuvem pode se expandir e alocar os recursos necessários para lidar com o aumento da carga de trabalho. Isso proporciona flexibilidade e capacidade de expansão para atender às demandas crescentes da IoT.

C

Como as empresas podem se preparar para essa realidade?

Uma maneira de sua companhia se adaptar para a internet das coisas e cloud computing é por meio da participação em congressos e eventos relacionados ao tema. Eles proporcionam a troca de experiências, questionamentos e conhecimento de projetos que já são realizados na área.

Também será necessário promover uma mudança no ambiente corporativo para que as equipes saibam selecionar e interpretar os dados mais importantes. Ainda é fundamental se preocupar com a utilização de estruturas robustas e confiáveis para proteger as informações da companhia.

Para complementar, é recomendável que você invista em equipamentos e soluções tecnológicas que possam responder rapidamente aos comandos. Os dados são gerados em end points e processados em estágios intermediários antes de serem enviados para o data center. Por isso, você precisa contar com uma infraestrutura de alta capacidade para administrar essas informações.

Conseguiu entender essa relação entre a internet das coisas e cloud computing? Isso mudará o seu negócio daqui para frente, então, é importante estar preparado!

Quer saber mais? Entre em contato com a equipe de especialistas da Saphir Cloud.

Solicite orçamento - Cloud Saphir

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud