6 razões para migrar o sistema BI para cloud

razões para migrar o sistema BI para cloud

Compartilhe

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas organizações de médio e grande porte já utilizam um software de Business Intelligence (BI) para coletar e gerenciar dados a fim de otimizar o trabalho. Contudo, alguns gestores ainda desconhecem as vantagens de migrar o sistema BI para cloud.

A tecnologia torna-se uma aliada para as empresas que buscam crescer, mas não pretendem investir em infraestrutura interna de TI. Continue a leitura e conheça as principais razões para migrar o sistema BI para a nuvem!

Perspectiva de uso do BI nas companhias

A ferramenta de Business Intelligence faz a coleta e organização dos dados para transformá-los em informações valiosas para uma empresa. Isso auxilia o gestor a tomar decisões mais acertadas para o negócio.

Essa característica faz com que muitas companhias planejem investir em um sistema BI nos próximos anos. Segundo um estudo da Forbes Insights, 60% das corporações pretendem ampliar o investimento em business intelligence para elaborar estratégias de crescimento.

Nesse contexto, a computação em nuvem torna-se uma aliada para dar mais segurança à gestão e armazenamento de dados da companhia. A seguir, entenda mais sobre essa tendência da tecnologia!

Principais razões para migrar o sistema BI para cloud

Provavelmente, o software de business intelligence utilizado pela sua empresa funciona muito bem. Todavia, o registro cada vez maior de dados na ferramenta pode deixá-la comprometida, gerando morosidade e riscos para a segurança das informações.

Ao migrar o sistema BI para cloud é possível evitar esses e outros problemas. Veja:

1. Agilidade

A primeira razão para migrar a solução de BI para a nuvem é a capacidade de dar mais agilidade aos trabalhos da equipe. Com as informações centralizadas em um local, os gestores de todas as filiais conseguem acessar os documentos e tomar decisões rápidas, sem precisar consultar outras pessoas.

2. Custo reduzido

Uma empresa que investe em um data center interno para armazenar os dados tem outros custos embutidos no processo. Entre eles estão:

  • compra do equipamento;
  • gastos com energia elétrica;
  • investimento em sistemas de segurança para limitar o acesso;
  • contratação de profissionais para realizar a manutenção da infraestrutura;
  • depreciação das ferramentas com o passar dos anos.

Por isso, pode-se dizer que ao migrar o sistema BI para cloud a companhia consegue reduzir os custos de gestão e manutenção dos equipamentos. O fornecedor da solução em nuvem torna-se responsável por gerenciar a infraestrutura e realizar o suporte para a empresa.

3. Escalabilidade

A companhia pode optar por migrar apenas uma parte ou todas as informações para a nuvem. Outra vantagem da solução em cloud é a possibilidade de ampliar ou reduzir o uso da infraestrutura conforme a necessidade da empresa.

4. Segurança

Muitas pessoas ainda pensam que a nuvem não é segura. Esse é um grande equívoco, uma vez que muitas infraestruturas são certificadas para assegurar a privacidade dos dados das companhias.

Entre as principais certificações dos data centers estão:

  • Tier III pelo Uptime Institute;
  • ISO 27001;
  • ISO 20000;
  • PCI;
  • ISAE 3402;
  • SSAE 16 tipo II.

5. Suporte especializado

O suporte técnico é outra razão para migrar o sistema BI para cloud. Em vez de a empresa contratar pessoas para esclarecer dúvidas, ela passa a contar com profissionais capacitados nessa área para realizar o monitoramento e resolver qualquer problema que surgir.

Nesse caso, basta escolher um fornecedor com credibilidade e experiência no mercado que o sucesso estará garantido.

6. Flexibilidade

Os dados encaminhados para a nuvem podem ser acessados de qualquer lugar com acesso à internet. Logo, a solução proporciona mais praticidade para o dia a dia de uma organização.

O gestor ainda consegue contratar o serviço por hora ou mês, com valores calculados em moeda local. Ou seja, é possível fazer a customização da infraestrutura desejada e ter flexibilidade para gerenciar o negócio em qualquer lugar.

Enfim, há pelo menos 6 razões para migrar o sistema BI para cloud. Essa é uma solução que potencializa o crescimento do negócio e proporciona a segurança necessária para os documentos empresariais.

Quer compreender como funciona a segurança da cloud? Acesse o e-book completo de computação em nuvem!

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud