Como escolher o melhor serviço de cloud computing?

Compartilhe

Tempo de leitura: 6 minutos

Tomar uma decisão que afeta o futuro da empresa não é nada fácil. Porém, ao fazer a escolha certa é possível aumentar a agilidade e a eficiência do negócio, obtendo maiores ganhos financeiros ou diminuindo os custos. Nesse cenário, poucos serviços podem trazer tantos ganhos quanto as soluções em nuvem.

A cloud é uma tecnologia que possibilita a execução de serviços de TI ou o armazenamento de dados em servidores remotos. Dessa forma, cria serviços com maior mobilidade, escalabilidade e custos baixos. Assim, a empresa consegue se manter competitiva e com alta flexibilidade.

Que tal sair na frente e começar a utilizar o serviço de cloud computing? Continue a leitura deste post e saiba como escolher a melhor opção no mercado!

CTA- INFRAESTRURA DE PONTA

Quais são as vantagens do cloud computing?

A computação em nuvem transformou a maneira como as empresas administram seus dados, aplicativos e infraestrutura. E as empresas podem obter vários benefícios significativos ao migrar para a cloud.

Afinal, a computação em nuvem ganhou popularidade por vários motivos, incluindo escalabilidade sob demanda e a flexibilidade para acessar os recursos de qualquer lugar. A seguir, falaremos sobre as principais vantagens e como ela pode aumentar o sucesso e a eficiência das organizações.

Melhora da performance da infraestrutura de TI

A computação na nuvem é uma tecnologia que elimina a necessidade de servidores físicos para o armazenamento de informações, já que esses equipamentos poderiam se tornar obsoletos com o passar do tempo.

Para a empresa, isso representa uma maior capacidade de atender a demandas do mercado: os serviços de TI sempre terão uma performance de ponta, evitando quedas de desempenho e outros problemas causados por dispositivos antigos.

O ganho de performance também é atingido com mais escalabilidade. Sempre que necessário, o gestor pode ampliar ou reduzir a quantidade de recursos contratada. Assim, a empresa eliminará gargalos e outros fatores que afetam na qualidade dos serviços prestados.

CTA- Análise gratuita Cloud

Maior economia de recursos

Outro grande benefício da nuvem e de qualquer serviço de cloud computing é a economia, visto que muitos planos oferecidos têm baixo custo e cobram apenas pelo que foi utilizado pelo cliente.

Isso é possível pois os gastos que as empresas do ramo possuem com a manutenção e a troca de equipamentos é dividido entre todos os usuários. Dessa forma, o investimento necessário para adotar a tecnologia cairá significativamente.

Maior segurança de dados

Outra grande vantagem é a segurança das informações. Os dados armazenados na nuvem recebem frequentes backups e também são criptografados. Já a possibilidade de controlar os recursos de maneira centralizada torna o serviço de cloud computing mais confiável.

Junto à possibilidade de atualizar serviços automaticamente, o negócio poderá evitar que usuários fiquem expostos a falhas e vulnerabilidades de segurança.

Ganho de mobilidade

A mobilidade operacional também é um fator que contribui para que o negócio consiga manter-se mais competitivo. Com o investimento na nuvem, rotinas com mais mobilidade podem ser criadas facilmente.

Os recursos necessários para que profissionais consigam executar as suas rotinas diárias estarão disponíveis em qualquer local com acesso à internet, eliminando a necessidade de que os colaboradores estejam no local de trabalho para executar um processo corporativo.

CTA- Hospedagem de site

Como escolher o melhor serviço de cloud computing?

Muitos fatores devem ser considerados na hora de escolher a melhor opção para a sua empresa. Saiba quais são eles e evite prejuízos ao investir em soluções cloud:

Qualidade do provedor

Um primeiro fator a ser considerado é a qualidade do provedor oferecido para o serviço de cloud. Faça pesquisas na internet, ouça as opiniões de clientes que utilizam determinado provedor e escolha um que seja referência e reconhecido no mercado. Assim, você terá mais garantia de qualidade e confiabilidade.

Suporte especializado

Ao adquirir um produto ou serviço, você sempre busca aquele que atenderá às suas necessidades e dará suporte quando necessário, certo? O mesmo acontece com a cloud.

É preciso verificar a disponibilidade de atendimento quando houver dúvidas ou urgências e a qualidade dessa assistência técnica para garantir maior segurança nas operações da empresa. Isso evitará que, em momentos críticos, o negócio tenha problemas relacionados ao uso da cloud no ambiente de trabalho.

Escolha um serviço no próprio país

Procure por serviços oferecidos no país de origem do negócio. Além de movimentar apoiar a economia do seu país, contribuindo para o crescimento do setor de tecnologia local e ajudando a promover o desenvolvimento da indústria de TI, também efetua o pagamento na moeda corrente, possibilitando maior previsibilidade financeira. Assim como, um provedor de nuvem local oferece suporte técnico e atendimento ao cliente na sua língua, o que pode facilitar a comunicação e a resolução de problemas.

Outro fator importante é que cada país tem suas próprias leis e regulamentações de proteção de dados e privacidade. Optar por um provedor de nuvem local garante que seus dados estejam sujeitos às leis e regulamentos do país em que sua empresa opera, o que pode facilitar o cumprimento de requisitos legais e evitar problemas relacionados à conformidade.

Avalie as opções de segurança

É importante identificar as opções de segurança digital existentes. Um serviço de cloud de qualidade possui funcionalidades para proteger os usuários de diferentes ataques maliciosos, por exemplo. Dessa forma, se algo ocorrer, o impacto será sempre o menor possível.

Além disso, é importante escolher uma ferramenta com mecanismos de controle centralizados. Eles dão ao gestor de TI a capacidade de diminuir os riscos com a infraestrutura e, assim, manter a solução confiável.

Políticas de replicação de serviços e backup de dados também devem ser consideradas. Essas estratégias reduzem as chances do acesso aos serviços ficar indisponível: a companhia sempre conseguirá disponibilizar os dados e serviços contratados pelo usuário a qualquer momento.

Por que escolher a Saphir?

Na hora de fazer a escolha, leve em consideração os serviços oferecidos por cada empresa. A Saphir, por exemplo, é reconhecida por seu serviço de alto desempenho na nuvem, fornecendo soluções robustas e confiáveis para empresas que estão em busca de escalabilidade e eficiência. Seu serviço é impulsionado por uma equipe especializada que oferece suporte 24×7, garantindo que os clientes recebam assistência e resolução de problemas a qualquer momento. Com sua infraestrutura de ponta, oferece uma base sólida para hospedar e executar aplicativos e cargas de trabalho exigentes.

Além disso, a Saphir valoriza a segurança dos dados de seus clientes, sendo certificada nas normas ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27701. Essas certificações atestam o compromisso da empresa com a gestão da segurança da informação, garantindo que medidas rigorosas sejam tomadas para proteger todos os dados e informações contra qualquer ameaça. Assim sendo, a Saphir é uma escolha sólida para as empresas que buscam uma solução em nuvem completa.

Quer saber mais? Entre em contato com a equipe de especialistas da Saphir Cloud.

Solicite orçamento - Cloud Saphir

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud