Como escolher o melhor serviço de cloud computing?

Como escolher o melhor serviço de cloud computing

Tomar uma decisão que afeta o futuro da empresa não é nada fácil. Porém, ao fazer a escolha certa é possível aumentar a agilidade e a eficiência da corporação, obtendo maiores ganhos financeiros ou diminuindo os custos. Nesse cenário, poucas soluções podem trazer tantos ganhos quanto as aplicações de cloud computing.

A computação na nuvem é uma tecnologia que possibilita a execução de serviços de TI ou o armazenamento de dados em servidores remotos. Dessa forma, ela pode criar serviços com maior mobilidade, escalabilidade e custos baixos. Assim, a companhia consegue manter-se competitiva e com alta flexibilidade.

De acordo com uma pesquisa da Gartner, até 2020 será rara a existência de uma empresa que não utiliza a computação em nuvem. Ela será para as corporações como a internet é para as pessoas hoje: um item de extrema necessidade.

Quer sair na frente e começar a utilizar o serviço de cloud computing? Continue a leitura deste post e saiba como escolher a melhor opção no mercado!

Quais são as vantagens do cloud computing?

Segundo David Mitchell Smith, vice-presidente da Gartner, o serviço de computação em nuvem está crescendo por oferecer soluções ágeis, escaláveis e elásticas. Estas conseguem atender a um vasto público, tanto por serem flexíveis quanto por serem ágeis.

Confira abaixo algumas das principais vantagens da nuvem!

Melhora da performance da infraestrutura de TI

A computação na nuvem é uma tecnologia que elimina a necessidade de servidores físicos para o armazenamento de informações, já que esses equipamentos poderiam se tornar obsoletos com o passar do tempo.

Para a empresa, isso representa uma maior capacidade de atender a demandas do mercado: os serviços de TI sempre terão uma performance de ponta, evitando quedas de desempenho e outros problemas causados por dispositivos antigos.

O ganho de performance também é atingido com mais escalabilidade. Sempre que necessário, o gestor pode ampliar ou reduzir a quantidade de recursos contratada. Assim, a empresa eliminará gargalos e outros fatores que afetam na qualidade dos serviços prestados.

Maior economia de recursos

Outro grande benefício da nuvem e de qualquer serviço de cloud computing é a economia, visto que muitos planos oferecidos têm baixo custo e cobram apenas pelo que foi utilizado pelo cliente.

Isso é possível pois os gastos que as empresas do ramo possuem com a manutenção e a troca de equipamentos é dividido entre todos os usuários. Dessa forma, o investimento necessário para adotar a tecnologia cairá significativamente.

Mais segurança de dados

Outra grande vantagem é a segurança das informações, pois os dados armazenados na nuvem recebem frequentes backups e também são criptografados. Já a possibilidade de controlar os recursos de maneira centralizada torna o serviço de cloud computing mais confiável.

Junto à possibilidade de atualizar serviços automaticamente, o negócio poderá evitar que usuários fiquem expostos a falhas e vulnerabilidades de segurança.

Ganho de mobilidade

A mobilidade operacional também é um fator que contribui para que o negócio consiga manter-se mais competitivo. Com o investimento na nuvem, rotinas com mais mobilidade podem ser criadas facilmente.

Os recursos necessários para que profissionais consigam executar as suas rotinas diárias estarão disponíveis em qualquer local com acesso à web, eliminando a necessidade de que os colaboradores estejam no local de trabalho para executar um processo corporativo.

Como escolher o melhor serviço de cloud computing?

Muitos fatores devem ser considerados na hora de escolher a melhor opção para a sua empresa. Saiba quais são eles e evite prejuízos ao investir em um serviço de cloud computing:

Qualidade do provedor

Um primeiro fator a ser considerado é a qualidade do provedor oferecido para o serviço de cloud computing. Faça pesquisas na internet, ouça as opiniões de clientes que utilizam determinado provedor e escolha um que seja referência e reconhecido no mercado. Assim, você terá mais garantia de qualidade e confiabilidade.

Assistência técnica oferecida

Ao adquirir um produto ou serviço, você sempre busca aquele que atenderá às suas necessidades e dará suporte quando necessário, certo? O mesmo acontece com a cloud computing.

É preciso verificar a disponibilidade de atendimento quando houver dúvidas ou urgências e a qualidade dessa assistência técnica para garantir maior segurança nas operações da empresa. Isso evitará que, em momentos críticos, o negócio tenha problemas relacionados ao uso da cloud computing no ambiente de trabalho.

Escolha um serviço no próprio país

Procure por serviços oferecidos no país de origem do negócio. Assim, pode-se pagar na moeda local e atender a todas as exigências da legislação. É uma maneira mais prática de garantir o serviço e evitar contratempos. Além disso, provavelmente o trabalho será mais barato do que os oferecidos por corporações localizadas no exterior.

A performance de ferramentas de cloud computing nacionais também é maior. Por estarem hospedadas mais próximas dos dispositivos do usuário, a latência na troca de dados é reduzida, evitando erros no envio e no recebimento de informações.

Avalie as opções de segurança

É importante identificar as opções de segurança digital existentes. Um serviço de cloud computing de qualidade possui funcionalidades para proteger os usuários de desastres, por exemplo. Dessa forma, se algo ocorrer, o impacto será sempre o menor possível.

Além disso, é importante escolher uma ferramenta com mecanismos de controle centralizados. Eles dão ao gestor de TI a capacidade de diminuir os riscos com a infraestrutura e, assim, manter a solução confiável.

Políticas de replicação de serviços e backup de dados também devem ser consideradas. Essas estratégias reduzem as chances do acesso aos serviços ficar indisponível: a companhia sempre conseguirá disponibilizar os dados e serviços contratados pelo usuário a qualquer momento.

Por que escolher a Saphir?

Na hora de fazer a escolha, leve em consideração os serviços oferecidos por cada empresa. A Saphir, por exemplo, oferece uma infraestrutura de alto desempenho, com contratação por hora ou mensal. Assim, pode-se escolher um serviço de acordo com as necessidades e a capacidade de investimento da empresa.

Outra grande vantagem é a não exigência de um compromisso em longo prazo. Assim, é possível adquirir o serviço, usar e, se não gostar, fica mais fácil de desistir. Além disso, a Saphir cobra em reais com todos os impostos devidos inclusos respeitando a legislação vigente.

A computação em nuvem tem conquistado cada vez mais espaço e muitas companhias já estão aderindo a essa tecnologia para obter mais segurança e escalabilidade.

Gostou do nosso post e quer receber outras dicas sobre o serviço de cloud computing e tecnologias que podem ser adotadas pela sua empresa? Então siga as nossas páginas no Twitter, no Google+, no Facebook e no LinkedIn!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top