Cloud Computing: 5 fatos que todo empresário precisa saber

Compartilhe

O ambiente empresarial caracteriza-se por muitas mudanças passageiras. Porém, quando se fala em Cloud Computing esse é um caminho sem volta. Os documentos em papel ainda fazem parte da rotina de muitos negócios, todavia, a computação em nuvem traz mais segurança e praticidade para o dia a dia.

Os processos cada vez mais automatizados são verdadeiros exemplos de como a computação na nuvem foi conquistando mais espaço ao longo dos anos. Muitos sistemas funcionam 100% online, permitem a execução de atividades em qualquer local com acesso à internet e ainda oportunizam a redução no número de profissionais para tarefas básicas do dia a dia. 

A presença desse mecanismo em corporações, no entanto, ainda gera muitas dúvidas e buscas por respostas. Por isso, selecionamos 5 fatos que todo empresário precisa saber sobre cloud computing para implantar na empresa.

1. Entenda o que é cloud computing

O cloud computing nada mais é do que a prática de salvar informações, acessar arquivos e realizar operações por meio da conexão com a internet. Ele se baseia na virtualização de recursos e equipamentos para oferecer os serviços aos usuários.

Dessa maneira, em vez de armazenar dados em um data center físico dentro da empresa, o gestor opta pela contratação de um ambiente na nuvem. Assim, os colaboradores podem acessar as informações de qualquer local com acesso à internet utilizando um login e senha

Em tempos em que o home office se tornou cada vez mais comum, a computação em nuvem passou a ser ainda mais imprescindível para as organizações. As soluções asseguram a manutenção (ou até ganho) de produtividade dos colaboradores, facilitam a troca de informações entre pessoas que estão em diferentes espaços e ainda garantem a segurança para os dados da empresa.

2. Saiba por que investir na computação em nuvem

Um dos principais benefícios da computação em nuvem é a economia. Ao contratar um sistema de cloud computing você poderá reduzir custos com contratação de pessoal para cuidar da infraestrutura, bem como com ferramentas que criam barreiras de proteção para as informações.

Outra vantagem de optar por uma tecnologia de computação em nuvem é prevenir o negócio contra falhas no hardware, pois é normal a tecnologia se tornar obsoleta e apresentar problemas com o passar do tempo.

E qual a diferença disso na nuvem? A solução utiliza tecnologias para dar redundância nos processos e evitar falhas. Logo, se algum servidor apresenta um problema, já existe outro disponível para dar continuidade às atividades no mesmo momento. Por isso, é possível afirmar que a cloud computing fornece alta disponibilidade para os usuários.

Além disso, você vai evoluir de processos estáticos para serviços automáticos. Muitas vezes, ainda é possível ganhar um importante parceiro de TI ao contratar soluções com gerenciamento.

Outro ponto importante é que empresas especializadas em cloud computing estão sempre em constante atualização. Isso assegura o acesso às últimas novidades, sem precisar investir muito dinheiro.

3. Identifique o melhor modelo de computação em nuvem

O serviço de cloud computing deve se adaptar às necessidades do seu empreendimento e ser adequado à demanda de trabalho a fim de oferecer a solução certa para toda equipe. Para saber qual o modelo ideal, a dica é procurar por uma empresa especializada.

Leve em consideração os equipamentos disponibilizados pela companhia para contratação do serviço e também a atuação de uma equipe técnica especializada para atendimento.

Outro motivo para você ficar tranquilo, é a escalabilidade permitida pela computação em nuvem. Sendo assim, você pode contratar um serviço com uma infraestrutura menor e, se com o passar do tempo perceber que a demanda aumentou, você adquire mais espaço de armazenamento de dados.

Portanto, ao contratar o serviço com o parceiro certo a cloud computing torna-se uma excelente solução para empresas que estão começando e também para grandes companhias.

4. Saiba como é a segurança da cloud computing

Pode parecer contraditório, mas seus dados estarão mais protegidos do que em uma estrutura tradicional como a de um computador, hd externo ou pendrives. Isso porque a atualização constante e o uso de criptografia garantem um sistema mais seguro e confiável.

Além disso, com a cloud computing você também não precisará mais enfrentar dores de cabeça com processos de backup. Isso porque muitas soluções trazem nas configurações dos seus serviços o backup. Ele torna-se um grande aliado na hora de prevenir que a empresa se torne alvo de um ransomware, tipo de ataque cibernético em que a pessoa exige o pagamento para liberar o acesso aos dados.

É claro, o mais importante de tudo isso é que os procedimentos sejam feitos a partir de padrões implementados por uma empresa especializada. Assim, seus dados estarão na nuvem e para acessá-los basta encontrar outro dispositivo com acesso à internet.

Aqui vale também uma dica: quem define como ficarão disponíveis os dados e quem terá acesso a eles é você. Logo, é possível configurar diferentes níveis de acesso aos funcionários da empresa.

5. Como contratar um serviço de computação na nuvem

Se a escolha da empresa e do processo for pensada com cautela, você terá pouca – ou quase nenhuma – preocupação ao optar pela computação em nuvem. Atualizações de sistemas, dados, backups e assistência serão feitos de forma automática.

O que você precisa saber é que cada provedor de cloud tem processos e funcionamentos diferentes. Por isso, é necessário conhecimento especializado de cada detalhe técnico para evitar dores de cabeça.

Logo, o ideal é buscar um parceiro de confiança para implementar a infraestrutura de computação em nuvem no seu negócio. Dessa forma, os profissionais especializados estruturam o serviço, enquanto você direciona seus esforços e energias para as demandas específicas da sua empresa.

Está em busca de uma solução inovadora como a cloud computing? Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita! Basta ligar em um de nossos números: +55 11 4118-2910 | 49 3025-1900.

Junte-se a nossa lista

Veja mais