O que é CaaS (container as a service)? Entenda mais!

O que e CaaS: Container as a service entenda mais

Você talvez já trabalhe com containers dentro da sua empresa, mas sabia que pode contratar essa estrutura de desenvolvimento como um serviço? Neste artigo, nós te contamos o que é CaaS e te damos as dicas para começar a pesquisar a melhor solução para você. Vamos lá?

O que é CaaS?

O Container as a Service (CaaS) é uma forma de virtualização baseada em containers que vem se tornando muito popular para o desenvolvimento e entrega dentro de negócios digitais, principalmente com a popularização do serviço Docker.

A maior vantagem dos containers é dar portabilidade de código à empresa — ambientes isolados nos quais a TI pode subir, organizar, rodar e escalar uma ferramenta ou aplicação.

Com esse tipo de solução, a empresa ganha flexibilidade e agilidade no DevOps porque sua estrutura contratada não está associada a uma máquina específica. É possível fazer o mesmo código rodar em vários sistemas diferentes e testar modificações sem afetar a camada superior da virtualização. Assim, qualquer erro pode ser identificado e corrigido sem que ele afete a entrega. Pronto! Agora você já sabe o que é CaaS! Mas, qual é a diferença entre PaaS e como escolher a melhor opção para sua companhia?

Como escolher o melhor CaaS para sua empresa?

O CaaS é oferecido por diversas empresas, por isso a sua pesquisa vai depender de um levantamento da sua infraestrutura atual e da sua demanda pela portabilidade de desenvolvimento. A partir daí, é só encontrar a melhor opção para garantir a validade do modelo escolhido.

Quando a empresa já possui um modelo implementado e validado de cloud service e precisa apenas desenvolver com mais agilidade e diminuir problemas de compatibilidade entre sistemas, vale a pena buscar soluções separadas que possam ser integradas ao seu sistema atual sem grandes modificações — conseguindo assim um retorno imediato sem muito investimento.

Já se essa mudança de processos de DevOps está ligada a uma reestruturação da sua operação e entrega ou até do seu próprio modelo de negócios, a contratação do CaaS dentro de um provedor mais amplo pode ser a solução para alinhar todo o desenvolvimento em uma cadeia mais econômica, flexível e otimizada.

Qual é a diferença entre CaaS e PaaS?

Essa é a principal dúvida entre profissionais de TI quando pesquisam sobre o tema: buscar uma solução CaaS ou investir em PaaS. A maior diferença aqui é que, enquanto o CaaS refere-se ao processo de rodar o código em vários sistemas sem precisar alterá-lo, o Platform as a Service trata de lidar com esses containers em uma camada mais ampla de virtualização, oferecendo gerenciamento e segurança com esse processo.

No fim, essas duas soluções diferem em escopo. A TI que precisa de um processo ágil e portável para lidar com seu código em uma estrutura pronta, não precisa de muito mais além de uma oferta de CaaS. Mas caso seja necessária uma reformulação maior, com mais foco da TI em estratégia e menos nos pormenores da infraestrutura, um investimento em PaaS talvez seja uma solução mais atraente.

Em ambos os casos, o resultado esperado é o mesmo: um desenvolvimento mais rápido e com portabilidade para facilitar a entrega com processos mais otimizados dentro da empresa. Se é esse tipo de objetivo que você busca, é hora de encontrar a melhor opção para o seu negócio e começar a testar essa solução tecnológica!

E se você gostou de saber o que é CaaS e quiser ficar informado de mais novidades e as melhores soluções para a TI na sua empresa, assine a nossa newsletter! Você vai receber no seu e-mail muito mais artigos como esse!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top