IaaS: entenda o que é a infraestrutura como serviço

IAAS: entenda o que é a infraestrutura como serviço

O IaaS, é um modelo de oferta de nuvem, que oferece recursos sob demanda para empresas que não podem ter infraestrutura interna, ou preferem evitar esta prática em virtude dos custos envolvidos ou por questões de segurança e flexibilidade.

O processo de aquisição de equipamentos é bastante oneroso, e pode levar meses para ser concluído, sem contar no capital monetário necessário. Outras variáveis também devem entrar no calculo, como o espaço físico, que normalmente é uma sala dedicada para esta função, o alto consumo de energia elétrica, a manutenção com equipamentos de resfriamento da sala, e mão de obra para gerenciar tudo isso.

Outros riscos estão envolvidos quando se possui infraestrutura interna, como a escalabilidade, é muito comum ver empresas sem capacidade de crescimento por que seus ambientes internos estão sobrecarregados, ou ainda, de ver empresas que superestimaram a utilização de sua infraestrutura e agora sofrem com a ociosidade dos recursos, isso tudo é igual a jogar dinheiro fora.

Entenda o conceito de IaaS

A IaaS (Infraestrutura como serviço) se baseia no uso de recursos em nuvem para armazenar os dados de empresas de forma segura e eficiente. Com ela, a organização elimina a necessidade de manter infraestrutura de data center interno, bem como a contratação de profissional de TI para fazer a gestão desses recursos.

A medida que o provedor de IaaS se compromete em gerenciar os equipamentos e ficar responsável pela manutenção dos mesmos, as empresas podem dedicar mais energia para o seu negócio.

Vantagens da Infraestrutura como Serviço

A IAAS traz muitos benefícios para as empresas que adotam a tecnologia. Entre eles estão os citados abaixo.

Economia

Você paga apenas pelo serviço que utiliza. Dessa maneira, pode iniciar com uma infraestrutura menor e contratar mais espaço de armazenamento e poder de processamento, apenas quando a empresa tiver necessidade. Além de controlar os recursos de maneira eficiente, você também economiza em energia (ao não manter um data center dentro da sua empresa) e nos custos de contratação de um profissional especializado na área para gerenciar a infraestrutura.

Escalabilidade

Você tem ideia de quando vai precisar de mais espaço para armazenar os dados do negócio ou sabe prever com perfeição quando vai precisar de mais poder de processamento? É difícil prever, né? Pois é, a grande vantagem da IaaS é a capacidade de contratar mais infraestrutura apenas no momento em que você precisar. E essa ampliação pode ser feita quase que de forma instantânea, sem a necessidade de comprar equipamentos e fazer a instalação dos mesmos.

Além disso, a ampliação pode ser mais granular, você pode por exemplo, fazer upgrades mensais, quando a empresa possui infra estrutura própria, as ampliações precisam ser pensadas para durarem um período maior de tempo, normalmente anos, já que não há interesse de comprar equipamentos todo o mês.

Portanto, você consegue se preocupar apenas com a gestão do negócio e da equipe, e deixar esse trabalho de gerenciamento da sua infraestrutura para a equipe terceirizada que faz a gestão da nuvem.

Segurança

Em tempos de preocupação com a proteção de dados pessoais, a IaaS torna-se o caminho mais viável e seguro para as organizações. Isso porque a infraestrutura em nuvem utiliza diferentes recursos para proteger as informações, como serviços de backups, uso de senhas para acesso aos dados e controle de tráfego, utilização de firewall para maior segurança e controle dos acessos aos ambientes do cliente.

Outras premissas de segurança são aplicadas com relação a acesso físico aos equipamentos no datacenter, várias medidas como trancas com acesso biométrico, monitoramento por câmeras e segurança 24 horas no acesso ao datacenter trazem tranquilidade para o cliente.

Flexibilidade

A IaaS também torna-se imprescindível para empresas que adotam o trabalho home office ou que têm funcionários que viajam com frequência. Isso porque os dados podem ser utilizados de qualquer lugar com acesso à internet, mediante uso de login e senha. 

Portanto, a infraestrutura como serviço também traz flexibilidade para sua equipe e agilidade na tomada de decisões ao facilitar o acesso aos dados em tempo real.

A possibilidade de criar a qualquer momento um ambiente de testes temporário para realizar uma tarefa de processamento de dados temporária, ou para testar uma nova versão do sistema ERP antes de colocar no ambiente produção, com a certeza de que a cobrança será realizadas apenas pelo curto período de tempo de utilização, trás uma flexibilidade para o negócio que não seria possível em uma arquitetura interna.

IaaS, é para a minha empresa?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os conceitos de infraestrutura como serviço, e algumas vantagens do uso de IaaS, fica evidente que provedores de IaaS podem oferecer facilidades para a configuração de ambientes de cloud, disponibilizando ferramentas que aceleraram a criação do ambiente para diversas linguagens e frameworks. Porém, o ambiente continua configurável conforme a necessidade.

Enfim, a IaaS é a infraestrutura básica utilizada pelas organizações que precisam substituir o data center físico pelo virtual. Ela tem como vantagem a possibilidade de escalar os serviços de acordo com a demanda do cliente, com segurança e confiabilidade das informações.

Quer saber mais sobre como os serviços em nuvem podem auxiliar o seu negócio? Temos uma equipe altamente qualificada que pode lhe apresentar mais detalhes sobre a IaaS, PaaS, e SaaS, e construir em conjunto o seu projeto de cloud.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top