Você sempre sonhou em ter um site para divulgar os produtos ou serviços da empresa, mas não tem muito dinheiro para investir? Criar uma página online ficou muito mais simples. O uso de um sistema CMS permite o desenvolvimento do website em poucos minutos.
A plataforma é intuitiva e prática, permitindo a escolha do layout em questão de minutos. Ficou curioso? Acompanhe o post para compreender o que é CMS, como funciona e quais são as vantagens desse sistema!
O que é CMS?
CMS significa Content Management System ou sistema de gerenciamento de conteúdo. Ele é um software livre desenvolvido por programadores para facilitar a criação, edição e publicação de conteúdos na web. Ou seja, o usuário não precisa ter conhecimento em linguagem de programação para utilizá-lo.
Como funciona o gerenciador de conteúdo?
Grandes corporações contratam um fornecedor para desenvolver um website do início ao fim. Nesse caso, a empresa contratada tem profissionais especializados para criar uma página exclusiva para o negócio. A equipe faz toda a programação de código fonte e layout da plataforma conforme as características da companhia.
O CMS, por sua vez, já vem com um modelo pré-formatado para facilitar o trabalho de quem não tem recursos financeiros para contratar uma empresa terceirizada. Ele permite que o usuário escolha um padrão de layout entre os disponíveis na plataforma e faça a edição de textos de maneira simples e rápida.
Portanto, você não precisa entender sobre linguagem de programação para criar um site na plataforma. O gerenciador de conteúdo permite uma pré-visualização dos textos e imagens antes da publicação. Sendo assim, é possível realizar ajustes na aparência e formatação dos materiais antes de publicá-los.
O usuário ainda tem à sua disposição diferentes plugins que podem ser adicionados à plataforma em poucos cliques. Há ferramentas para otimização de conteúdos para SEO (Search Engine Optimization), inserção de botões de compartilhamento nas redes sociais, criação de formulários e muito mais.
Assim, você pode desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo e atrair clientes de forma gratuita para o seu site. E claro, divulgar o negócio e ter mais lucratividade!
Quais são os principais gerenciadores existentes?
Há diferentes tipos de plataformas para gestão de conteúdos na web. A seguir, listaremos as mais utilizadas pelo público:
WordPress
Esse é o CMS mais popular da internet. Ele permite desde a criação de blogs pessoais até o desenvolvimento de websites profissionais. O sistema é baseado em PHP e disponibiliza diversos recursos extras (plugins e templates gratuitos) para o usuário escolher a formatação da página e as ferramentas adicionais.
O WordPress se destaca, principalmente, pelas seguintes características:
- painel intuitivo para o gerenciamento de conteúdo;
- formatação simples e rápida;
- customização de temas e plugins;
- comunidade ativa para esclarecimento de dúvidas.
A ferramenta também oferece a inclusão de usuários, atualizações dos recursos com um simples clique no botão e boa experiência para o leitor.
Já deu para perceber que esse sistema é útil e prático, não é mesmo?
Drupal
Essa também é um gerenciador de conteúdo de código aberto. O sistema permite a criação de publicações personalizadas e o controle das permissões de acesso dos usuários. Conheça os principais recursos do Drupal:
- sistema flexível para o trabalho de pós-criação e gestão;
- configurações de permissão de acesso dos usuários;
- suporte para sites multilíngues.
Um aspecto negativo, porém, é a necessidade de um conhecimento maior sobre programação, uma vez que a plataforma não é muito intuitiva.
Joomla
Esse sistema de gestão de conteúdos também não é o mais indicado para iniciantes na web. Ele é mais fácil de utilizar que o Drupal e um pouco mais difícil que o WordPress.
A plataforma apresenta a possibilidade de customizar os blog posts e gerenciar o acesso dos usuários. Conheça os principais recursos do sistema:
- suporte para diferentes línguas;
- variados templates;
- opções para gerenciamento de usuários.
Essa ferramenta pode ser indicada para organizações que trabalham com diferentes filiais, pois permite a limitação do acesso às configurações. Contudo, exige um maior tempo de dedicação do usuário para aprender a utilizar o sistema.
Quais são as principais vantagens de utilizar um CMS?
O principal benefício de utilizar esse recurso é a facilidade para o gerenciamento das informações e escolha do layout que melhor se encaixa com o perfil do negócio.
Portanto, o CMS é indicado para profissionais liberais e empresas que não têm muito dinheiro para investir na criação de um site 100% original. Conheça as outras vantagens desse sistema:
- baixo custo de manutenção do site e gestão de conteúdos;
- facilidade para criação e publicação de textos e imagens;
- inclusão de plugins para obter mais funcionalidades na plataforma;
- recursos práticos que permitem a indexação nos buscadores de pesquisa;
- velocidade no carregamento da página (inclusive em dispositivos móveis);
- facilidade para modificar o visual do website;
- atualização automática das linguagens de programação;
- criação de URL amigável (o que é ótimo para SEO);
- configuração de acesso aos usuários;
- painel de controle para o gerenciamento da plataforma.
É importante lembrar que além de escolher o tipo de CMS para a criação do website, o gestor precisa adquirir um domínio e um serviço de hospedagem. Esses recursos integram a infraestrutura da página online por meio da identificação do endereço e espaço para armazenamento das informações.
Gostou do assunto e quer aprender mais? Leia nosso post sobre como escolher o sistema de gerenciamento de conteúdo para o seu negócio.