SaaS é um dos formatos de oferta de serviços e softwares mais utilizados atualmente. E a razão é simples: é uma aplicação totalmente online, que proporciona praticidade tanto para quem está oferecendo quanto para quem vai usufruir de um serviço.
Mas o que é SaaS? Do inglês Software as a Service, é um serviço através de um software que utiliza uma solução tecnológica aplicada em nuvem. Ou seja, não há a necessidade de realizar instalações complicadas no computador de cada usuário e pagar altas taxas de licença.
Você é do tempo que os ERPs eram ofertados em CDs? O SaaS chegou para dar fim as antigas tecnologias e deixar tudo mais prático.
Se não precisa instalar, como é feito o acesso ao programa ou software? De forma simples e fácil: usando uma conexão com a internet. Logo, esse tipo de computação em nuvem faz com tudo seja operado de maneira virtual – na maioria das vezes necessitando apenas de um navegador web – com o objetivo de deixar os processos mais rápidos e padronizados. E se está online, pode ser acessado de forma remota, seja por um computador ou qualquer dispositivo móvel.
O SaaS está mais integrado a nossa vida do que imaginamos – muito além de aplicativos e ERPs de gestão. Netflix, Google Drive, Spotfy, Waze, paypal, entre tantos outros apps para realizar as mais variadas tarefas usam essa tecnologia, ofertando maior praticidade para a agitação do mundo moderno.
SaaS é só vantagem
Para as empresas que querem investir em tecnologia, oferecer um serviço através do SaaS é repleto de vantagens:
É prático e mais barato
Serviços ofertados através de SaaS não necessitam de nenhum tipo de instalação, nem pagamento de taxa de licenças e não ficam defasados com o tempo necessitando de atualização. Logo, a empresa também não precisa investir em máquinas e computadores mais potentes e equipes altamente especializadas de TI. Com isso, diminuindo custos a médio e longo prazo.
É online
Ao contratar um SaaS, o uso do serviço é feito de forma imediata e totalmente na web. A partir de um cadastro, é possível utilizar qualquer tipo de serviço que roda na nuvem, do entretenimento a gestão. O serviço pode ser acessado a qualquer momento e lugar, basta ter internet. O login é realizado pelo navegador ou aplicativos mobiles, favorecendo quando há necessidade de ficar longe da base de trabalho, como no home office ou viagens.
É seguro
Um SaaS é armazenado e funciona totalmente em nuvem. Por isso, é essencial contratar um provedor cloud seguro e de qualidade que vai proporcionar total proteção aos dados da empresa que está ofertando o serviço e o cliente que vai usufruir. Ao ser disponibilizado em nuvem, o SaaS não fica sujeito a danos irreparáveis no caso de uma queda de luz, incêndios ou temporais, proporcionando menos falhas e probabilidade quase nula de perda de dados e informações.
Como podemos observar, ofertar um serviço em SaaS é repleto de vantagens, proporciona economia de tempo e investimento, deixando as equipes com mais tempo para inovar e melhorar no atendimento ao cliente. Além disso, é ideal para escalar qualquer negócio.
Clínica nas Nuvens: um SaaS de sucesso
O Clinica nas Nuvens é um software de gestão para clínicas e consultórios que proporciona controle financeiro, atendimento e gestão de dados e informações dos pacientes. Criado em 2014, já saiu do papel como um sistema SaaS, criado e idealizado para nascer na nuvem. Confira a seguir uma entrevista com André Luiz Forchesatto, CEO do Clínica nas Nuvens.
Saphir: Qual foi a motivação para desenvolver o software Clínica nas Nuvens para a área da saúde, como foi idealizado?
André Luiz Forchesatto: Em 2014, quando começamos a pensar em desenvolver o software, nossa motivação era: por que só a área de sistema para gestão de clínica não tinha evoluído como as outras áreas, com softwares na nuvem e automatização de processos? Víamos áreas do comércio evoluindo rapidamente para softwares e a área da saúde ainda estava com agendas de papel e prontuários em fichas. Visualizávamos que em algum momento essa transformação deveria chegar também a assistência ambulatorial e com isso trazer uma qualidade melhor ao atendimento do paciente.
Saphir: Quais foram os maiores desafios para iniciar este projeto?
André Luiz Forchesatto: Desafio cultural de um software “não instalado” na própria infraestrutura. No começo as clínicas não acreditavam que um software na nuvem poderia atender suas demandas. Vários clientes nos falavam “e se a internet cair?”, “a internet não é boa aqui na minha cidade”, foi necessário ser persistente e montar estratégias para contornar essa objeção.
Saphir: O Clínica nas Nuvens já foi projetado para cloud, quais foram as vantagens e desafios que vocês visualizaram na época para tomar esta decisão?
André Luiz Forchesatto: Sim, ele já foi projetado para ser em nuvem. Na época já visualizamos que era o caminho mais natural para crescer em números, sem ter que se preocupar com a instalação e a infraestrutura dos clientes. Em um minuto tínhamos um novo cliente rodando no sistema, enquanto que nos modelos tradicionais isso poderia levar dias. Isso trouxe uma vantagem competitiva enorme o que tornou possível escalarmos mais rapidamente.
Saphir: O que estão planejando para o futuro? Quais as novidades, desafios e inovação para o setor da saúde?
André Luiz Forchesatto: Visualizamos o futuro mais centrado no paciente. A evolução nas formas de se comunicar está trazendo uma proximidade maior entre pacientes e médicos, o que com certeza trará mais qualidade de vida.
A evolução para 5G fará com que cada vez mais pacientes possam ser atendidos com qualidade via telemedicina, não existirá mais fronteiras físicas para que eles possam realizar consultas com os melhores especialistas de cada área de qualquer lugar.
A inteligência artificial também vem auxiliando profissionais da saúde a diagnosticar mais rápido e com mais qualidade diferentes tipos de doenças. Uma evolução tecnológica para melhorar a qualidade de vida da população como um todo.
Saphir: Qual a importância que a Saphir representa como parceiro cloud no seu negócio?
André Luiz Forchesatto: A Saphir é nossa parceira deste as primeiras versões do Clínica nas Nuvens, nos provendo a infraestrutura necessária para o nosso crescimento. O que mais se destaca é o atendimento prestado com excelência, nos ajudando a definir as melhores estratégias para que possamos ser mais eficientes no consumo da infraestrutura e na disponibilização de um sistema cada vez mais estável e rápido para nossos clientes.