Hospedagem WordPress: como funciona? Para quem é indicada?

Hospedagem WordPress: como funciona? Para quem é indicada?

A hospedagem WordPress é muito popular no Brasil e no mundo. A plataforma CMS (Content Management System) é utilizada por mais de 27% de toda a internet. Ficou surpreso? Temos números ainda melhores para te mostrar.

De todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo disponíveis, o WordPress é o preferido, alcançando mais de 50% dos usuários. O restante é dividido entre outras ferramentas como Drupal e Joomla.

Ficou curioso para compreender mais sobre as funcionalidades e vantagens dessa plataforma? É só continuar a leitura!

A hospedagem WordPress é utilizada pelas empresas?

Sim. Mais de 100 organizações, personalidades e marcas famosas preferem essa plataforma prática e ágil para a criação de conteúdo na web. Entre elas estão:

  • Chicago Sun Times;
  • Groupe Renault;
  • Mercedez Benz;
  • The Rolling Stones;
  • Beyonce;
  • University of Washington;
  • Justin Bieber;
  • Jason Mraz.

Ao observar esses exemplos, é possível perceber que cada página tem um layout diferenciado e profissional. Isso ocorre porque o WordPress tem mais de 11 mil temas disponíveis para os usuários, entre versões gratuitas e pagas.

Por que essa é a plataforma preferida dos usuários?

Alguns motivos simples transformam a hospedagem WordPress em líder nesse mercado de criação rápida de websites e blogs corporativos e pessoais. Veja:

Sistema Open Source

A sua infraestrutura é feita em código aberto, o que permite que qualquer programador possa realizar melhorias no sistema. É por isso que a plataforma se torna prática, estável e rápida para usuários do mundo inteiro.

Customização

Há inúmeras opções de temas para o usuário escolher dentro da plataforma. Além do formato já estruturado que não exige a contratação de um especialista para desenvolver o website, ainda é possível modificar as cores, inserir o logotipo da empresa e inserir mais funcionalidades.

Tudo isso permite a criação de uma página única e exclusiva para uma companhia de grande porte, uma média ou pequena empresa ou um profissional liberal.

gerenciamento plataforma wordpress
Gerenciamento plataforma wordpress

Facilidade de gerenciamento

Outra vantagem da hospedagem WordPress é a facilidade de criação e gerenciamento de conteúdo, agendamento das publicações, otimização para SEO (Search Engine Optimization) e inserção de imagens e vídeos.

Qualquer pessoa sem conhecimento prévio em programação consegue publicar materiais e desenvolver um website profissional nessa ferramenta.

Variedade de plugins

Os plugins são funcionalidades que podem ser adicionadas ao site WordPress de forma gratuita. Há ferramentas de diversos modelos que auxiliam nas estratégias de marketing digital e organização do conteúdo.

O Yoast, por exemplo, auxilia na identificação do uso correto das palavras-chave ao longo do texto para facilitar a conquista de boas posições nos buscadores de pesquisa.

Há ainda opções de plugins para captação de leads para e-mail marketing, criação de landing pages, integração com o Google Analytics, entre tantos outros.

Qual é a principal diferença entre uma hospedagem WordPress e as demais?

Há dois principais modelos de contratação de um website: a plataforma CMS (como a WordPress) e o desenvolvimento de uma página virtual. Entenda algumas particularidades sobre elas:

Painel Administrativo

A plataforma CMS do WordPress tem uma interface simples e fácil de gerenciar. O usuário consegue visualizar e responder aos comentários, adicionar mídias, criar formulários para contato e muito mais.

Em contrapartida, um website mais robusto exige, muitas vezes, que uma equipe especializada faça o treinamento dos profissionais da empresa sobre a utilização do painel administrativo.

Painel administrativo WordPress

Recursos extras

Muitos fornecedores do serviço de hospedagem WordPress também disponibilizam recursos extras, como backup automático e criptografia de dados. Desse modo, é possível prevenir ataques cibernéticos e garantir a redundância dos dados.

Algumas empresas de desenvolvimento de sites também adicionam esses benefícios ao pacote de serviços, enquanto outras exigem a contratação separada desses itens.

Valor

Um benefício que muitas empresas percebem rapidamente é o custo da contratação de uma hospedagem WordPress. Como sua plataforma é simples de utilizar e já apresenta temas e plugins prontos que podem ser incorporados ao website, o valor do pacote torna-se acessível para empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado.

Diferente do modelo de desenvolvimento de website, que demanda uma equipe especializada para criar uma página virtual com todas as particularidades exigidas pelo negócio. Logo, o projeto de criação do site torna-se mais oneroso e difícil para pequenas e médias empresas.

Quando optar por uma hospedagem WordPress?

Se você chegou até aqui, é porque se interessou por esse modelo de desenvolvimento de website. Para saber se ele é o mais indicado para o seu negócio, basta analisar alguns critérios:

  • simplicidade e praticidade – a plataforma CMS é recomendada para quem não tem conhecimento em linguagem de programação e tem poucas pessoas para lidar com o assunto na empresa;
  • custo baixo – a hospedagem WordPress também é indicada para quem pretende criar ou manter uma forte presença na web, mas tem poucos recursos para investir;
  • atualizações frequentes – a ferramenta também é indicada para quem pretende atualizar as informações com frequência e de forma intuitiva;
  • customização facilitada – o sistema ainda consegue deixar o site do negócio personalizado, sem que seja necessário investir muito tempo ou dinheiro.

Agora você já tem as informações que precisa para definir se a hospedagem WordPress é a melhor opção para o seu negócio. Quer saber tudo que você precisa para criar e lançar um site? Assine a nossa newsletter e receba dicas em seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top