O que são softwares open source e porque é a melhor opção para você

O que são softwares open source e porque e a melhor opção para você

Você usa softwares open source no seu sistema? De diretores executivos a profissionais de TI, ainda existe alguma resistência quando o assunto é código aberto dentro da empresa.

Mas grandes empresas da tecnologia dão o exemplo: essa é a melhor solução para ter flexibilidade e liberdade no desenvolvimento e na operação. Ficou interessado? Então nós te contamos tudo o que você precisa saber!

O que são softwares open source?

O nome e a definição de um software open source são bastante simples pelo que ele representa. O termo desenvolvido há 20 anos foi apenas um resumo de um conceito que existe desde o início da computação: o compartilhamento de código aberto para que qualquer pessoa ou empresa possa analisar, estudar e customizar um software.

A ideia de FLOSS (Free/Libre Open Source Software) não tem em sua essência qualquer mensagem política ou econômica, é apenas uma forma de inclusão que dá acesso à tecnologia sem qualquer tipo de amarra. Para ser considerado open source, o software deve ter as seguintes caraterísticas:

  • código fonte aberto e disponível;
  • distribuição livre e universal;
  • permissão irrestrita a versões derivadas;
  • licença desvinculada de qualquer produto;
  • licença sem restrição a outros programas;
  • licença sem qualquer limitação quanto ao seu uso.

Quais empresas utilizam softwares open source?

Um erro comum de profissionais ligados à tecnologia é pensar que softwares open source são usados em nichos do mercado como empresas públicas ou startups que ainda não têm o dinheiro para investir. A verdade não podia ser mais diferente desse pensamento. Gigantes como Twitter e Facebook fazem uso de programas de código aberto para manterem seus sistemas e terem ferramentas poderosas de trabalho.

Por que tantos negócios, inclusive as grandes companhias digitais, preferem o open source à licença privada? No tópico abaixo, vamos mostrar por que escolher esse modelo de desenvolvimento pode ser a melhor opção.

Por que você deve adotar softwares open source na sua empresa?

Quando começarmos a destrinchar as qualidades do software open source, ficará mais fácil entender a razão de tantas empresas adotarem o modelo de código aberto. São tantos os benefícios que citaremos apenas os principais:

Economia

Começando pelo óbvio, um software open source não custa nada para a empresa. Ele ajuda você a economizar ao abandonar licenças de programas fechados. Outra vantagem é que a empresa tem a liberdade de experimentar uma solução antes de implementá-la em seu sistema.

Segurança

Parece contraintuitivo, mas é verdade: softwares open source são mais seguros. Quando muitas pessoas trabalham no mesmo código fonte, são muitos olhos a mais verificando e corrigindo brechas de segurança. Quando alguma é descoberta, não demora muito para um desses milhares ou milhões de desenvolvedores encontrar a solução.

Como obter um Certificado SSL

Customização

Essa parte é muito importante, já que cada empresa tem especificidades em seu sistema e na forma como sua equipe de TI trabalha. Enquanto softwares fechados oferecem opções limitadas de customização, o open source pode tomar a forma que você quiser.

Flexibilidade

Essa liberdade de customização também dá flexibilidade para o gestor de TI moldar seu sistema. Você pode utilizar apenas partes do código, fazer integração com outras ferramentas ou até colocar aquele equipamento velho para funcionar com um software mais leve e eficiente.

Aderência

Um grande problema dos programas fechados é que cada empresa gosta de criar seu próprio formato, muitas vezes incompatível com outras ferramentas no mesmo sistema. O software open source é bem mais capaz na aderência de formatos abertos e amplamente usados, facilitando a compatibilidade na hora de integrar várias soluções.

Suporte

A comunidade por trás de um software de código aberto costuma ser participativa e colaborativa — existem respostas para qualquer pergunta.

Mas se ainda assim essa documentação aberta não for o suficiente, existem empresas especializadas no suporte para open source. Ou seja, você pode usar o dinheiro economizado com a licença para garantir a disponibilidade do seu sistema.

Não há dúvidas, o software open source é uma solução imprescindível para quem quer economia, liberdade e flexibilidade na sua TI. Se você não usa nenhum até hoje, é hora de mergulhar fundo e conhecer as melhores opções para a sua empresa!

E aí, gostou da dica? Assine agora a nossa newsletter para receber mais artigos diretamente no seu email!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top